Lições sobre desperdício de água para filhos (e pais)

Especialista lista dicas básicas que devem ser ensinadas às crianças para poupar recurso natural

Por Carolina Moura | ODS 6 • Publicada em 22 de março de 2019 - 08:00 • Atualizada em 22 de março de 2019 - 13:46

A importância de mostrar o valor da água para crianças (Foto Sajjad Hussain / AFP)
A importância de mostrar o valor da água para crianças (Foto Sajjad Hussain / AFP)
A importância de mostrar o valor da água para crianças (Foto Sajjad Hussain / AFP)

O coordenador de Soluções baseadas na Natureza da Fundação Grupo Boticário, Renato Atanazio, listou algumas dicas importantes de como economizar água que os pais devem ensinar aos filhos.

1) Copo de água ao invés de torneira na hora de escovar os dentes. 
Encher um copo de água e mantê-lo por perto na hora de escovar os dentes ajuda a economizar 25 litros de água que vão direto para o esgoto. Um desperdício.
 
2) Banhos curtos. 
Já parou para pensar quanto tempo as crianças ficam no banho? Adultos também. É importante começar a cronometrar e tentar reduzir cada vez mais o período debaixo do chuveiro. Uma opção é desligar o chuveiro enquanto estiver se ensaboando ou na hora do shampoo. Segundo Renato, cerca de 130 litros de água, além da energia elétrica, podem ser poupados em uma chuveirada.
 
3) Água da chuva para regar plantas.
Ensinar os filhos a reaproveitar água da chuva para regar o jardim pode ser divertido.
4) Evitar desperdício de comida.
Sabia que jogar comida fora também é uma forma de gastar água? A produção dos alimentos exige muita irrigação e, por isso, quando frutas, legumes, grãos e carnes vão para o lixo, é como se a água fosse desperdiçada junto.

Carolina Moura

Jornalista com interesse em Direitos Humanos, Segurança Pública e Cultura. Já passou pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), Jornal O DIA e TV Bandeirantes. Como freelancer já colaborou com reportagens para Folha de São Paulo, Al Jazeera, Ponte Jornalismo, Agência Pública e The Intercept Brasil.

Newsletter do #Colabora

A ansiedade climática e a busca por informação te fizeram chegar até aqui? Receba nossa newsletter e siga por dentro de tudo sobre sustentabilidade e direitos humanos. É de graça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *