ODS 1
Empodera! Conheça a plataforma que promove a diversidade em empresas

Iniciativa conecta jovens negros, de baixa renda, LGBT+ e com necessidades especiais com grandes organizações interessadas na temática da diversidade


Quantos negros têm no setor da empresa em que você trabalha? Quantos em cargos de chefia? Apesar de pequenos avanços nos últimos anos, a realidade ainda aponta para uma discriminação racial no mercado de trabalho. Um estudo de 2016 do Instituto Ethos com as 500 maiores empresas do Brasil, mostrou que somente 4,7% dos executivos são negros. Em contrapartida, o número de negros nas universidades do país dobrou nos últimos 10 anos: uma esperança futura em meio a esse cenário excludente.
Pensando justamente em conectar esses jovens universitários ou recém-formados, nasce a Comunidade Empodera!, fundada pelo engenheiro de telecomunicações Leizer Vaz Pereira. “Somos uma plataforma de relacionamento que conecta empresas interessadas em diversidade com jovens talentos entre 18 e 34 anos de todo o Brasil. Nós tiramos esses jovens da invisibilidade”, conta Leizer.
Gostando do conteúdo? Nossas notícias também podem chegar no seu e-mail.
Veja o que já enviamosA plataforma é gratuita e voltada não só para o público negro, mas também para pessoas de baixa renda, LGBT+, refugiados e pessoas com necessidades especiais. O objetivo é criar uma ponte para que essa parcela da população ingresse e se desenvolva em grandes organizações. Para a carioca Thayná Alves, estudante de Psicologia de 20 anos, uma forma de quebrar barreiras e abrir novos caminhos para quem sempre encontrou dificuldades em entrar no mercado por causa do preconceito: “Para mim que sou negra, pobre, que faço faculdade com bolsa e que preciso de estágio para ter conhecimento, essa iniciativa é crucial”.
Conheça no vídeo acima histórias de jovens como a Thayná e empresas que estão se beneficiando da iniciativa, além de entender o funcionamento do projeto.
Relacionadas

Yuri Alves Fernandes
Jornalista e roteirista do #Colabora especializado em pautas sobre Diversidade. Autor da série “LGBT+60: Corpos que Resistem”, vencedora do Prêmio Longevidade Bradesco e do Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade LGBT+. Fez parte da equipe ganhadora do Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, com a série “Sem direitos: o rosto da exclusão social no Brasil”. É coordenador de jornalismo do Canal Reload e diretor do podcast "DáUmReload", da Amazon Music. Já passou pelas redações do EGO, Bom Dia Brasil e do Fantástico. Por meio da comunicação humanizada, busca ecoar vozes de minorias sociais, sobretudo, da comunidade LGBT+.