ODS 1
O #Colabora – Jornalismo Sustentável aposta numa visão de sustentabilidade que vai muito além do meio ambiente. Educação, saúde, desigualdade, saneamento, diversidade, consumo, paz e justiça também são alguns dos nossos temas: nossas editorias passaram a ser guiadas pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela ONU. Acreditamos que o planeta só será sustentável se conseguir resolver, além dos problemas ambientais, suas mazelas sociais. Você também pode acompanhar o #Colabora pela nossa Newsletter, pelo YouTube, pelo Facebook, pelo Instagram e pelo LinkedIn.
Confira nosso Relatório de Atividades de 2024. Clique aqui!
Anuncie no nosso site. Conheça nosso Mídia Kit
Nossas reportagens são produzidas por um time de mais de 500 jornalistas, fotógrafos, designers, videomakers e especialistas nas nossas áreas de cobertura espalhados por todo o Brasil e até em outros países. Não temos qualquer vinculação partidária e somos uma iniciativa sem fins lucrativos. Qualquer um pode colaborar com a gente, enviando sua sugestão de pauta pelo e-mail – contato@projetocolabora.com.
Para ajudar a espalhar os valores que defendemos e sustentar o jornalismo em que acreditamos, criamos também a Agência #Colabora. A proposta é produzir conteúdo multimídia para empresas que queiram contar suas histórias e se relacionar com seu público, seja em suas revistas, seus sites, redes sociais ou outras plataformas digitais.
Desde seu lançamento, em novembro de 2015, o #Colabora recebeu mais de 20 premiações. Vencemos o 41ª Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, na categoria Produção Jornalística em Multimídia, com a série de reportagens “Sem Direitos – O Rosto da Exclusão Social no Brasil”, que também conquistou Menção Honrosa no Prêmio Patrícia Acioly de Direitos Humanos. Ganhamos o Prêmio Petrobras 2017, na categoria Sustentabilidade, com uma série de reportagens sobre a Usina de Belo Monte. Fomos agraciados, em 2019, com o Prêmio Longevidade Bradesco, com a série “LGBT+60: Corpos que resistem”. A mesma série conquistou, no ano seguinte, o 20º Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade LGBT+ na categoria Audiovisual e Arte Cênicas.
Ver essa foto no Instagram
Em 2021, mais prêmios. A série do #Colabora ‘Refugiados encurralados no inferno da Bósnia’ venceu o 38º Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo, na categoria Reportagem. O especial ‘Hanseníase: internação à força e filhos separados dos pais’ conquistou Menção Honrosa no Prêmio Patrícia Acioli de Direitos Humanos – o mesmo trabalho também venceu o Prêmio NHR Brasil de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. A cartilha publicada pelo #Colabora para orientar moradores de favelas no combate ao coronavírus foi uma das premiadas pelo Centro Internacional para Jornalistas (International Center for Journalists – ICFJ) ficando com o terceiro lugar na categoria Desigualdade, Negócios e Economia. E o #Colabora foi novamente finalista do Vladimir Herzog com reportagem especial sobre a luta dos indígenas Xakriabás contra a seca e a fome no sertão de Minas Gerais.
Nesta trajetória desde 2015, também recebemos prêmios da WAN-IFRA (Associação Mundial de Jornais), do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e da Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial).
Mas, para além dos prêmios, a razão de existir do #Colabora – Jornalismo Sustentável continua sendo o legado, o propósito, a capacidade que acreditamos ter para contribuir com a transformação do mundo em que vivemos. E a certeza de que ele pode ser cada vez mais economicamente viável, ambientalmente sustentável e socialmente justo.
E-mail de contato: contato@projetocolabora.com.br