A urgência de um jornalismo mais diverso e inclusivo precisa ser perseguida permanentemente no Brasil. Por isso, o #Colabora lança o programa “#COLABORA COM INCLUSÃO E DIVERSIDADE”, para modificar sua própria equipe e ampliar o acesso de jovens jornalistas periféricos ao mercado de trabalho. O projeto faz parte do edital “Acelerando a Transformação Digital”, do International Center for Journalists (ICFJ) com apoio da Meta e da Associação de Jornalismo Digital (Ajor).
A iniciativa consiste num programa de treinamento e estágio no #Colabora, dentro do modelo trainee, para jovens jornalistas e comunicadores de periferias do Brasil. A participação será exclusiva para candidatos pretos e indígenas que vivem em rincões ou favelas. No processo seletivo, dentro do conceito de inclusão, serão priorizados jornalistas e/ou comunicadores LGBTQIA+ e PCD.
Serão oferecidas, na primeira fase, 40 vagas de um curso de formação em empreendedorismo e jornalismo independente, para jovens de todo o país. Ao longo de dois meses, os escolhidos terão aulas remotas, semanais (8 aulas no total), com profissionais experientes e ativos no mercado atual.
Gostando do conteúdo? Nossas notícias também podem chegar no seu e-mail.
Veja o que já enviamosAlém dos critérios de inclusão e diversidade, a seleção vai avaliar vídeos ou textos feitos pelos candidatos, com seus celulares, nos quais eles terão a oportunidade de se apresentar e explicar por que devem ser selecionados.
Após o período de aulas, a segunda fase terá dois alunos selecionados para fazerem parte do time de trainees do #Colabora por seis meses, com remuneração de R$ 2.500 mensais cada, e seguro de vida. Os demais participantes poderão, se assim o desejarem, fazer parte do time de jornalistas freelancers do #Colabora, recebendo por reportagens produzidas.
Os dois trainees, durante todo o período de trabalho, serão acompanhados e orientados por jornalistas experientes do quadro fixo do #Colabora, produzindo textos, fotos e vídeos.
As inscrições para o “#COLABORA COM INCLUSÃO E DIVERSIDADE” devem ser feitas por meio deste formulário, até o próximo dia 8 de julho.
Queremos um jornalismo mais plural, diverso, inclusivo e, por extensão, democrático. Venha construí-lo com a gente!