Ídolo das crianças, youtuber estimula a comilança desenfreada

Mãe descobre que Luccas Neto, celebridade digital, está por trás da compulsão de seu filho por doces

Por Elis Monteiro | ODS 3 • Publicada em 24 de março de 2018 - 09:07 • Atualizada em 24 de dezembro de 2018 - 12:10

Lucas Netto e seu cachorro quente gigante. Foto: Reprodução/Youtube
Lucas Netto e seu cachorro quente gigante. Foto: Reprodução/Youtube

O que seu filho acompanha no Youtube? Você costuma assistir junto? Já conversou com ele sobre o conteúdo do que aprende ali? Percebeu mudanças de comportamento? Pois eu já! E depois do que assisti – e vi ao vivo – percebi a necessidade de se debater de forma séria o tipo de conteúdo que está sendo transmitido às novas gerações.

Essa conversa começa no final. E com uma mensagem, digamos, desagradável.

“Nossa, querida, como você é burra, né? Tinha que ser mãe solteira e gorda. Vá pagar um exame de DNA para descobrir o pai do teu filho ou vá fazer um tratamento estético nessa tua pança aí… nojo de projetos de mãe como você, vou até te bloquear”.

A simpática mensagem acima, a centésima que recebi, inbox, desde que publiquei um post no Facebook sobre o show de um dos maiores youtubers do Brasil, me deixou embasbacada. O que levaria alguém a enviar algo tão cruel para uma pessoa que sequer conhece? A mensagem, infelizmente, partiu de uma adolescente, ainda no início da juventude, e tinha como alvo a minha pessoa. Por que ela fez isso? Porque, em um post, eu “ataquei” o ídolo maior dela – o youtuber Luccas Neto.

Resolvi escrever sobre o caso e, para facilitar o entendimento, divido em tópicos.

Sobre a treta

Autora de um post no qual contestava a influência de um youtuber sobre as crianças, publicação esta que já ultrapassa a casa dos 5.500 compartilhamentos, fui alvo de tão carinhosa cartinha reproduzida acima. Missiva essa que veio acompanhada de uma leva de agressões nas caixas de comentários do meu post (vale dizer, no entanto, que a maioria absoluta dos mais de 6 mil comentários era de pais preocupados).

Há algum tempo temos notado no nosso filho uma estranha compulsão por doces – nada normal se comparada àquela que é bem comum na infância. Passamos a vigiar o que ele assistia e a suspeitar de que a gana por grandes quantidades de chocolate (que a gente não dá, mas que ele vive pedindo), sanduíches gigantes e misturas estranhas de comida estava vindo de uma influência externa

Minha publicação, postada no Facebook, nasceu depois que acompanhei meu filho de 9 anos e o primo de 10 ao show Netoland, do youtubber Luccas Neto, que simplesmente lotou o Vivo Rio e agora segue para outros estados do país. Em pouco mais de uma hora, uma série de esquetes envolvendo doces (muitos doces), (muitos) gritos, imitações coletivas de focas e um roteiro caça-níqueis, fiquei com pena dos pais daquelas milhares de crianças que enxergam naquele homem barbado – de quase 30 anos – um ídolo e um exemplo a ser seguido.

Sobre o show

Apresentações caça-níqueis de youtubers não são mais novidade e lotam casas de espetáculos Brasil afora. São tratados como astros e idolatrados por crianças que não passam dos dez anos – público preferencial do próprio Luccas Neto, um dos maiores símbolos desse fenômeno.

Em Netoland, o youtuber replica muito do tipo de conteúdo que é bastante comum em seu canal – brincadeiras envolvendo brinquedos caros, exaltação ao consumo, comida em excesso, desperdício e muita, muita gritaria. Algo como se Os Trapalhões fizessem vídeos ensinando as crianças a trolar os amigos (muito comum nos vídeos dos velhos palhaços) e, ainda, gastar muito dinheiro e comer MUITA porcaria.

Aqui em casa, a expressão “doces estranhos” foi a primeira pista para entender o que estava estimulando o Gui a implorar por doces, muitos doces. Acabou virando rotina e a gana por chocolates, balas de goma, bacon e coxinhas se tornou o maior problema doméstico

Das preocupações expostas no post, o incentivo do youtuber à obesidade infantil era, para mim, a mais importante, mais do que ele ter “cometido” um show ruim à beça. Há algum tempo temos notado no nosso filho uma estranha compulsão por doces – nada normal se comparada àquela que é bem comum na infância. Passamos a vigiar o que ele assistia e a suspeitar de que a gana por grandes quantidades de chocolate (que a gente não dá, mas que ele vive pedindo), sanduíches gigantes e misturas estranhas de comida estava vindo de uma influência externa.

Felicidade diante de dezenas de brigadeiros. Foto: Reprodução/Youtube
Felicidade diante de dezenas de brigadeiros. Foto: Reprodução/Youtube

Sobre o influencer

Irmão mais novo do youtuber Felipe Neto, Luccas Neto, que já soma treze milhões de inscritos em seu canal, descobriu um filão para seus vídeos infantilóides – crianças entre 6 e 10 anos de idade. Para estas, exibe vídeos gravados, em sua maioria, em sua mansão Netoland, que comprou para servir de cenário para vídeos de “trolagens”, brinquedos caros, coleções de bonecos e muita, muita comida.

É a obsessão por brincar com comida que me chamou mais atenção. Bolos e sanduíches gigantes, potes indecentes de Nutella, torres de kinder ovo, balas de goma, testes com doces “estranhos”, como os asiáticos…Nada escapa! Num dos vídeos, ele mostra e devora R$ 300 em “doces americanos” que trouxe de uma viagem. Em outro vídeo (intitulado “minhas primeiras compras nos Estados Unidos”), ele mostra carrinhos cheios de brinquedos e outros trecos. O vídeo teve quase 10 milhões de visualizações.

“Eu amo comprar chocolate” é uma das frases mais usadas pelo influencer, que também pratica a esmo o unboxing de brinquedos. Estímulo ao consumo e ao desperdício pode ser encontrado em muitos dos milhares de vídeos que lotam o canal do youtuber.

Mas o alvo da minha investigação era a relação do canal com a comida.

Aqui em casa, a expressão “doces estranhos” foi a primeira pista para entender o que estava estimulando o Gui a implorar por doces, muitos doces. Acabou virando rotina e a gana por chocolates, balas de goma, bacon e coxinhas se tornou o maior problema doméstico.

A pergunta que fica é: não é preciso exigir responsabilidade aos influencers, ainda mais adultos como Felipe Neto e o irmão que, ao se comportarem como crianças, ganham um poder ainda maior junto aos pequenos? Estes passam a vê-los como iguais e a imitá-los, num comportamento de manada que é mais do que perceptível – é preocupante!

Em um vídeo visualizado por quase 5 milhões de seguidores, Luccas exalta uma pizza de chocolate de R$ 250 e a delicada mistura de kinder ovo com nutella. Em outro, devora um bombom Serenata de Amor gigante, que ele chama de “o maior do mundo”. Outra obra-prima ele, inclusive, batizou de “Jujuba gigante – muito açúcar”, resumindo o conteúdo aí. Isso sem falar de testes de variados tipos de sorvetes, doces gigantes “americanos”, doces de Natal etc.

Doces não são as comidas exclusivas do canal, que também desfia degustações recheadas de elogios a cachorros-quentes gigantes e misturas exóticas – como sanduíches com nutella, sorvete de bacon e outras pérolas.

Não à toa, os irmãos Neto fizeram uma parceria com a empresa Lecadô para lançar uma linha de coxinhas, da qual a de Nutella é a mais “famosa” e que vende como água. Agora, os irmãos foram além: abriram uma loja de coxinhas no Norte Shopping, no Rio de Janeiro.

A exaltação à comida em excesso é um perigo, mais ainda quando se trata de crianças em desenvolvimento. A Organização Mundial da Saúde (ONS) já classifica a obesidade infantil como um risco iminente. Nada menos que 7,3% das crianças menores de cinco anos estão acima do peso, sendo as meninas as mais afetadas, com 7,7%.

Por que a preocupação?

Muitos dos questionamentos que apareceram no meu post eram sobre o porquê de eu permitir ao meu filho acompanhar o influencer pelo Youtube. A resposta para isso não é fácil e passa por questões como: 1) conectividade total das crianças, que podem acessar usando celular, TV, notebook e, claro, os celulares dos amigos; 2) uma rotina doméstica corrida e atribulada, que acaba gerando oportunidades que o moleque aproveita, como toda criança; 3) o fato de eu trabalhar com internet e, assim, acreditar na minha vigilância.

Pois acho que ela não é mais suficiente. É preciso estar ainda mais atenta.

Fato é que se tornou impossível vigiar o tempo todo e a proibição – como era conosco quando crianças – torna ainda mais interessante.

A pergunta que fica é: não é preciso exigir responsabilidade aos influencers, ainda mais adultos como Felipe Neto e o irmão que, ao se comportarem como crianças, ganham um poder ainda maior junto aos pequenos? Estes passam a vê-los como iguais e a imitá-los, num comportamento de manada que é mais do que perceptível – é preocupante!

Diante do que assisti no show, o poder de fascinação que esses seres exercem sobre as crianças é muito grande. E com grandes poderes, a gente sabe…

Elis Monteiro

É consultora e professora de Marketing Digital da Fundação
Getulio Vargas (FGV), do Instituto Europeu de Design (IED) e da Universidade Veiga de Almeida (UVA)

Newsletter do #Colabora

Um jeito diferente de ver e analisar as notícias da semana, além dos conteúdos dos colunistas e reportagens especiais. A gente vai até você. De graça, no seu e-mail.

133 comentários “Ídolo das crianças, youtuber estimula a comilança desenfreada

    • Aroldo Artel disse:

      Não há e nem pode haver legislação proibindo conteúdos que falem sobre comidas. Cada pessoa é responsável pelo que assiste e o que faz. Não tem que ter governo metendo o bedelho em nada não. Isso vai contra a liberdade de expressão.

      Fala sério, questionar a não existência de legislações contra um canal de youtube que publica vídeos comendo doces?

      Qual o próximo passo? Fechar confeitarias?

      • Oswaldo disse:

        olá Aroldo. Não precisa haver legislação para alguém ter boas atitudes e estímulo à coisas saudáveis. Isso deve partir da pessoa que produz o conteúdo. Gosto do Lucas Neto mas acho que ele falha neste ponto em falar tanto de doces sem explicar nos vídeos que as crianças nao devem comer tantos doces, exceto se ele tivesse rabo preso com a indústria farmaceutica de remédio para diabetes e pressão alta, ocasionadas pelo consumo excessivo de doces por longo anos.

      • leandro disse:

        Isso mesmo sr Aroldo, vamos responsabilizar as crianças e os pais, não os pobres Youtubers que só querem ganhar seus milhões de reais.
        O sr com certeza não deve ter filhos, se os tem, devem estar crescidos, pensando no próprio umbigo que o sr mostra o tipo ser humano que é.

        • olivia disse:

          caro amigo eu sou uma criança lendo seu comentario lucas neto 1 lucas neto esta fando vidos para crianças nao pra vc que reclama cria vergonha eu nao concordo com nenhu de vcs ele esta so fazendo seu trabalho 2 vc que e idiota eu tenho resposabilidade olha o que fala se seu filho subece o que vc anda comentando idota

        • Miguel disse:

          Desinstala a internet q resolve mano, Primeiro que Felipe neto nn é feuto pra criança nenhuma assistir pois ele mesmo já disse q tudo dele é conteudo de gente mais crescida na faixa de 14 anos etc.
          Segundo que a responsabilidade é sim dos pais, se nn quer que seu filho assista, só não dar um celular ou não dar internet pra ele.
          Cada um é responsável pelo seu filho, e não o cobtrário.

          • Um Menino Sensato disse:

            Concordo mas não precisamos ser agressivos.
            Se todos manterem a diplomacia o Problema será resolvido.
            Muitos fãs são agressivos porque esses YouTubers praticamente controlam eles, mas se todos forem civilizados isso pode mudar.
            Quem for sensato não vai se rebaixar se agressividade, pois hoje em dia não se resolve mais nada com briga.
            Mantenham a diplomacia que a verdade vai se espalhar, os pais e quem tem influencia vão ver e assim o problema vai se resol

        • olivia disse:

          isso eu nao assisto muito , luccas neto mais eu o defendo essa mulher esta mentindo eu nao falo mal do luccas neto por tras das costas dele e eu estou fazendo isso porque eu gosto dele luccas neto nunca influenciaria ninguem vcs que estao reclamando dos seus filhos por comer muito doçe vcs que estao mimando seus queridos filhos conversa com eles dis pra seus filho que comer doce demais faz mau idiotas vcs adultos
          aff eu sou so uma criança falando bem de uma pessoa famosa parem de agir como criançinhas respeitem quem esta respeitando vc

          • sophia disse:

            tambem sou criança tenho 10 anos mais nao e que voce gosta dele que voce tenque defender ele garota se nao tem o que falar cala a boca

      • siophia disse:

        nao e fechar confeitaria ele nao pode postar sobre gula e olha bem se voce tiver um filho algum dia voce iria gostar de saber que ele esta com gula nao ne entao para de pensar so em voce e pensa nos outros tambem e so pra voce saber eu tenho 10 anos e to mais serta que voce entao para de se achar e ve se pensa nas pessoas tambem e para de pensar so em voce

      • *Leticia disse:

        Ola Meu nome é Leticia tenho 8 anos, minha mae me proíbe de assistir esse cara , minha mae acha ele um retardado fazendo essas coisas ridiculas fazendo a foca e varias coisas que nao tem haver com o video. Meu sobrinho de 6 anos assiste ele, eu falei pro meu sobrinho pra ele parar de ver esse retardado ridiculo! Agora meu sobrinho ta viciado em Nutella por culpa do LUCCAS e ele não para de falar em Nutella!!! ele realmente ta muito viciado por causa dessa cara ai!! Divulgando para as pessoas que é bom comer doce e que sempre deve comer doces!!!!!!!!!! mais e a comida gostosa que nossas maes fazem? Sao mais saudaveis do essas porcarias!!!!! Nao é vdd?
        E tbm nao exagera ne? Fechar as confeitarias??? Pode até comer doce la na confentaria , mais exagerar nos doces? Negativo!!!! Ele esta divulgando para as pessoas que comer doce é vida!!! Ele até
        mostrou o carrinho no video ” fazendo comprar nos Estados Unidos” Ele mostrou o carrinho cheio de coisas caras e de diversos produtos!!!!! APAGA A INTERNET QUE RESOLVE! O LUCCAS QUER SE EXIBIR!!!!

        #Justiça

      • BANGTAN BOYS disse:

        “Cada pessoa é responsável pelo que assiste e o que faz.”
        Desculpe estar questionando, mas a criança não tem consciência disto.

    • Victor Costa disse:

      Até onde eu sei, a legislação proíbe publicidade infantil na TV, mas não fala nada a respeito da internet. Hoje em dia a molecada acessa as coisas pelo celular e computador, o que reforça ainda mais a importância de os pais vigiarem e controlarem o que seus filhos podem ou não ver.

    • Ana Cristina disse:

      Na minha opinião a culpa é do Youtube, por não permitir a ferramenta de Bloqueio de videos e de Canais. Se tivesse isso eu ja teria bloqueado o Lucas Neto há muito tempo!!!

    • Maurício disse:

      Existe sim! Chama-se; Bom senso!
      Limites! Diga não as crianças! Não dê celulares e nem deixe eles mexendo sem supervisão!
      Quando os pais, assumirem a sua verdadeira função? Dar limites, e dizer não, quando necessário.
      Parem de culpar celular, YouTube, pela falta de limites!
      Falta de limites, é culpa dos pais! Não de escola, não de Celular e não de YouTube!

      • sophia disse:

        uma coisa que voce deveria saber 1 so dizer para os filhos pararem com isso , isso nao vai mudar nada eles vao continuar assistindo isso 2 nao e porque voce se acha o sabiçao que voce e , escuta aqui nao e so culpa do yotube e dos yutubers que tenque ter limites e pensar naquelas maes que nao conseguiram fazer seus filhos pararem com o visio alguns puderam ate acabar no hopital por culpa de yutuber nao to falando so do lucas neto nao existe so ele de yutuber no mundo, mas sim varios ,eu sou uma criança eu ja visiei com gacha life, eu falo que e dificil sair do visil mesmo nao assistindo mais eu sonhava com gacha life entao nao fala oque voce nao sabe

      • Um Menino Sensato disse:

        Gostei do seu comentário.
        Invés de a gente bloquear esse conteúdo basta cada um ensinar ao seu filho ter bom senso e ele para de ver, mas como muitas crianças são rebeldes às vezes bloquear vira a única opção.
        Eu sou uma criança e apenas uso o meu bom senso e não assisto nada com mal conteúdo.

    • •Łeanđra• disse:

      Oiii, eu sou uma criança, não assisto a esses YouTubers “YouTube pra Manual do Mundo e SAS ao Vivo” mas respeito quem assiste. Eu concordo com a sua opinião mas eu acho que os pais só devem proibir e se a criança continuar dar um boa surra, que ela NUNCA esquecerá… Eu não tenho opinião pois sou só uma pequenina de 9 anos então, obrigada por lerem \/

      Não quero ofender ninguém

    • Um Menino Sensato disse:

      A Lei não pode proibir a público desse tipo de conteúdo por causa da liberdade de expressão, mas ela pode obrigar o publicador a colocar uma censura se o conteúdo for um pouco prejudicial para menores. Para isso precisaria de uma justificativa boa ( comprovada por alguém do campo da psicologia ) e quem sabe um baixo assinado ajudaria ou simplesmente uma investigação do governo.

  1. Renata disse:

    Só fiquei com 1 duvida ? Se vc repudia tanto nao acho correto a forma de videos q eles fazem , pq vc pagou p levar seu filho e seu sobrinho a um show deles ? Meio contraditório neh ?! Ops será q vc nao sabia do que se tratava ? Mas como não se monitora tudo que seu filho assiste ?

    Meu ponto de vista e o seguinte os videos estão ai p quem quiser ver , meu filho tem 6 anos e super fã mas nao apresenta nenhum comportamento estranho muito menos obsessão por comer , acho que cabe aos pais verificarem oq e melhora para seus filhos , se um pai percebe q isso traz danos retirar e pronto , agora nao podemos generalizar que todas as crianças vão ficar loucas obsessivas por comida entre outros consumos .

    • Ota disse:

      Ela não repudia.. ela está levantando a discussão sobre o perigo que representa e quem são os responsáveis, ou seja, não é porque meu filho não tem o problema que isso não tem que ser discutido.
      Outro ponto importante que ela levantou é sobre o fato de que por mais que haja vigília é impossível retirar 100% do acesso de uma criança a um conteúdo digital hoje em dia – palavra de desenvolvedor de soluções tecnológicas – mesmo porque se ele não está vendo do seu lado, naqueles 15s que você vá ao banheiro lá na escola o coleguinha dele vai mostrar e ele vai ver…
      Ela e todos nós temos que brigar por qualidade, pois se o meu filho assiste esse youtuber e todos os colegas dele assistem e gostam e você proíbe o seu filho de ver então você está retirando dele(a) o direito de convívio e interação social – em grau muito menor é claro, mas não deixa de ser um bloqueio – e que você nem eu nem ninguém sabe dimensionar qual a forma que isso irá se estabelecer na cabeça do seu filho. hoje ou no futuro… eu não suporto Big Brother, e fico extremamente feliz quando falam sobre isso e eu fico sem entender nada, no entanto, para uma criança as coisas não funcionam assim… a aceitação é um pre-requisito básico de saúde social e quando ela fica calada por não poder participar da discussão calorosa sobre o maluco do youtuber que comeu 3kg de açúcar de uma vez, para ela é uma frustração enorme… é o mesmo que dizer: não vamos comemorar Natal porque é uma apelação do mercado e tira o verdadeiro significado da data…. você realmente acredita que uma criança de 4 anos é capaz de compreender isso? Ou vai ser muito mais fácil para ela ficar frustrada porque todos os amiguinhos da rua ganharam brinquedo e ela não tem nada? – e na boa.. já vi uma criança de uma familia sem recursos ficar extremamente feliz porque o pai deu um gafanhoto feito de palha de coqueiro pra ela de Natal pois não tinha dinheiro… para a criança os valores DEVEM ter significados diferentes do que para nós mais “adultos”.
      Vivemos uma nova fase social em que a interação real está ficando cada vez mais escassa e sendo substituida pela interação virtual, e que não devemos apenas nos preocupar com o que eu passamos para nosso filho sem prestar atenção no fato de que o que o meio passa para ele tem tanta força quanto meu chinelo (se eu usasse). De fato, meus filhos (uma de 8 e outro de 4 anos) confiam muito em mim, veem Lucas Neto também e não apresentam nenhum dos distúrbios citados… mas o risco é real e imediato, quando eles pedem doces e presepadas desse tipo eu nego veementemente e eles aceitam de boa.. sem birras nem discussões… mas sei que meu papel não acaba aí, eu preciso trabalhar para que tudo o que chegue a eles tenha qualidade, pois assim eu sei que todos os que chegarem perto deles terão igual teor… e aí minha preocupação irá diminuir meio porcento (nem isso).
      Paz .

    • Jakeluza disse:

      Concordo Inteiramente com a Renata, tenho 1 filha de 8 anos e ela é fã dos 2 a pelo menos 1 ano e NUNCA tive problemas com compulsão por comida, doces e etc, como também não vi mudanças de comportamentos( agressão, falta de educação pu essas coisas.). Sinto mesmo dizer isso mas você está cobrando educação para o seu filho da pessoa errada, porque creio que cabe a mim, como mãe, e ao pai da minha filha educar. Pare pra pensar que você está difamando e cobrando muito de uma pessoa que nao tem nada a ver. Outra coisa, sobre as quantias que ele gasta, ele ganha o dinheiro dele e pode assim gasta-lo ou estraga-lo como quiser, ensine ao seu filho que ele trabalhe bastante quando estiver maior para que consiga fazer o que quer.

      • Beka disse:

        Concordo com vc se for assim ninguém como bolo doces pq tudo hj em dia tem açúcar muitas pessoas fazem vídeos de culinária de sobremesas agora só ele eh atacado engraçado isso pessoas hipócritas vivam a base de folhas e vegetais então

  2. Miriam disse:

    Compreendo o que diz, mas acho que o problema passa pela questão de interação entre pais e filhos. Nossos filhos vão receber inluências externas pelo resto da vida… vc acha que está difícil agora? Espera quando chegarem na adolescência ou na faculdade! Por isso, não concordo na parte que menciona que se deva responsabilizar os outros apenas por terem um programa de gosto duvidoso. Temos sim que tirar um tempo para interagir com os filhos, acompanhar o que eles estão vendo na internet, tv etc, ( como vc fez), escutar o que dizem e fazê-los pensar por si próprios….Digo isso porque passei por situação parecida com meu filho, em idade próxima do seu (e sem influência desse youtuber na época). Vimos junto o documentário “Supersize Me” que nos ajudou muito e até hoje, mais de 10 anos depois, meu filho adquiriu e conservou a alimentação consciente. E o melhor, o ensinou a pensar por si próprio, não se deixando levar por influências externas, não apenas na alimentação, mas em todos os aspectos. Sem que eu tivesse que ficar fiscalizando cada minuto da vida dele, ou partindo para censurar as influências externas.

  3. Sandra disse:

    Muito obrigada pela informação, tenho filhos entre 10 e 13, e eles muitos amigos nessa faixa etária. Já ouvi falar nomes de alguns youtubers, procuro saber quem são e o que estão ensinando, é o nosso papel, como responsáveis pelos filhos menores que temos. Passei por uma situação que meu filho começou a ganhar peso por comer muito, o levei em uma endócrina e foi feito dieta alimentar e hoje ele aprendeu a se alimentar para sobreviver e não viver pra comer. As crianças estão à mercê de todo tipo de propaganda e eles estão querendo alguém para ser imitadores, e sabe por que? Pais muito ausente, correm o dia todo e deixam as redes sociais educarem, infelizmente. Devemos estar atendo e ensiná-los a se defender do que é jogado neles, muitas informações e assim será para a idade adulta. O que estamos plantando hoje colheremos amanhã.

  4. João disse:

    A minha sugestão é que você contrate um bom profissional de redes e faça regras diretamente no seu equipamento (roteador wireless) para que as crianças tenham acesso a internet apenas nos horários em que forem autorizadas (é uma ferramenta muito válida pois você pode programar o tempo de acesso disponível pra criança durante os dias de semana com horários de início e término de acesso a internet e também aos finais de semana), e utilizar o controle dos pais no windows, para que não consigam ter acesso aos canais de youtube e páginas que julgar nocivos. Há n formas de se restringir esse tipo de conteúdo. Claro que o conteúdo destes influenciadores digitais não é um exemplo (e nem deveria ser interpretado como !) para o comportamento infantil, porém os pais também devem avisar as crianças de que tudo aquilo é algo artificial, uma fantasia e com um pouco mais de presença na vida do seu filho ele com certeza irá entender e eventualmente se tornar mais responsável. Responsabilidade é algo desejável e essencial no desenvolvimento de qualquer criança: atribua tarefas simples domésticas como por exemplo manter a organização do seu próprio quarto e fazer seu próprio café da tarde. E também direcione as crianças para atividades externas onde elas possam interagir com outras crianças e praticar algum tipo de esporte.

    Seguindo essas orientações eu tenho mais do que certeza que em pouco tempo ele deixará de ficar tão vidrado com o youtube.

  5. Fernanda Geribello Anders disse:

    Minha filha de 11 anos também adora esse youtuber, infelizmente, porque o conteúdo de seu canal é mesmo puro lixo.
    Ela ama doces. Mas tem plena consciência que Luccas Neto está estragando sua saúde ao cometer tantos excessos! Ela sempre comenta isso, espontaneamente.
    É necessário, sim, os pais comentarem e desconstruirem o que o ídolo delas faz.

      • Eli disse:

        Já olhei o canal do Luccas Neto de cima abaixo, assisti todos os vídeos e realmente no início tinha muito disso aí q foi relatado mas hj em dia segue outra direção, bem mais infantil e consciente. Meus filhos amam e aqui em casa todos nós assistimos. Não vejo maldade.

  6. Roberta Damasceno disse:

    Olha, minha filha também é viciada nos Irmãos Neto, e não notei nenhuma diferença no comportamento dela. Além do mais a responsabilidade de educar é dos pais, se você não concorda com o conteúdo é só proibir seu filho, como eu já proibi minha filha de ver vários outros canais.
    Em relação ao conteúdo do canal não vejo nada de diferente por exemplo quando você cita os Trapalhões, que também faziam programas com guerra de comida!!
    E o Luccas está sempre reforçando a importância de comer legumes, inclusive no show ele fala isso e diz que come chocolate porque tem acompanhamento médico. E também ressalta a importância de obedecer aos pais e a Deus.
    Todo conteúdo tem o lado positivo e o negativo basta saber qual lado você quer ressaltar. Não tenha pena de mim por ter gasto dinheiro com o show, pq eu aproveitei e vi a felicidade nos olhos da minha filha!!!

    • lucimeireventura@gmail.com disse:

      Concordo, mas a culpa não é somente do YouTube, dos pais que deixam as crianças assistirem sem monitoramentos e ainda compram as comilanças. Quero ver minha filha de 4 anos comer qualquer porcaria se eu não der ou o pai.

  7. Carol disse:

    Concordo com praticamente tudo que vc falou. Menos com colocar a responsabilidade no YouTube. Óbvio que devia ter algum tipo de responsabilidade naquilo que eles divulgam, porém, cabe aos pais filtrar o acesso dos filhos a esse tipo de conteúdo. Meu filho joga videogame, mexe no celular, mas não acessa o YouTube justamente pq não consigo fazer esse controle fino, e sei que tem muita coisa lá que não presta. Enfim, me Choco com o tipo de ídolos que nossos filhos seguem pq não tem absolutamente nada a acrescentar de bom.

  8. Luisa Clasen (Lully) disse:

    Oi Elis
    Eu também trabalho com internet, sou youtuber. Quanto mais “tempo de casa” a gente tem, mais a gente consegue mensurar a nossa influência em relação ao público. Eu falo principalmente de cinema no meu canal, já falei sobre a faculdade de cinema que fiz e outros cursos. Sempre que algum inscrito me aborda, geralmente eles falam sobre estudar cinema. Eu considero essa influência positiva, afinal busco aproximar o papo entre pais e filhos na questão da educação. Tento mostrar a profissão com um pé na realidade, pra que os vestibulandos possam tomar decisões bem-informadas, e que os pais possam dialogar com eles sobre isso. Entretanto, muitos colegas youtubers não têm essa preocupação, justamente porque focam seus esforços em se manterem “relevantes”. Quanto mais vídeos no canal, mais views, e mais dinheiro. Infelizmente, muita gente começou a fazer click bait desde que o AdSense diminuiu os rendimentos. No meu caso, optei por fazer menos vídeos, porém com mais qualidade. Nunca conheci o Luccas Neto, mas pelo que me parece, a estratégia dele é fazer vídeos com maior poder “viralizável”, e assim gerar mais views.
    Não existe uma resposta concreta sobre de quem é a responsabilidade: eu acho que o creator tem, sim, que pensar no seu próprio público e em como aquela mensagem vai impactar a audiência (especialmente se forem crianças ou adolescentes), mas também existe o lado dos pais, de controlarem melhor o acesso dos filhos e conversar sobre o conteúdo que eles vêem. Quando eu era mais nova, minha mãe acompanhava todas as minhas redes sociais e conversava muito comigo, mas mesmo assim eu conseguia esconder algumas coisas dela. Isso foi há uns 15 anos, hoje em dia deve ser bem pior. Como você disse, o acesso não é mais só o computador da família, tem celular, tablet, TV, etc.
    Meu conselho (se é que ele cabe, já que não tenho filhos) seria pesquisar outros canais interessantes e apresentá-los pro seu filho. Assim vocês podem conversar sobre o que assistiram e você pode se aproximar dele pra conversar melhor sobre o conteúdo que ele curte. Como toda criança tem suas fases, provavelmente essa também vai passar, mas eu acredito que é sempre muito positivo os pais conversarem com seus filhos, ouvirem bastante e entenderem como eles pensam.
    Fico bem decepcionada com esse tipo de conteúdo fazer tanto sucesso na plataforma, em detrimento de outros canais mais elaborados, como por exemplo o Manual do Mundo, Nostalgia, etc, mas faz parte de qualquer mídia. As revistas que mais vendiam eram as de conteúdo mais fútil, programas de TV com mais audiência são os mais superficiais, e na internet não poderia ser diferente. Continuo acreditando no poder da internet de transformar vidas, por isso sigo fazendo os vídeos que eu gostaria de ver. Peço o apoio da audiência que também quer ver conteúdo de melhor qualidade: apóiem os canais dos quais vocês gostam! Não divulguem conteúdo viral, bobo ou mal-feito. Espalhem os links de vídeos que valem a pena serem vistos. A comunidade inteira do YouTube agradece! 🙂
    Abraços!

    • Katia Aguiar disse:

      Oi, Luisa!
      Adorei ler seu comentário. Ao que me parece, você já cresceu em uma época em que as redes sociais faziam parte da sua infância (pelo menos adolescência?) e achei bem interessante seu ponto de vista. Na verdade concordo com tudo o que você escreveu. Sou mãe de dois, já passei dos 40, mas devoro junto com os meus filhos tudo o que eles assistem. Já identifiquei muito conteúdo interessante, muita coisa bem intencionada, mas que não se alinha com os valores que eu tento transmitir aos meus guris, e muita porcaria (tudo segundo a minha opinião, lógico). Não proíbo em nenhum dos três casos, até porque acho ótimo ter parâmetros para fazer uma comparação e abrir um diálogo com eles. Nada melhor do que usar algo que faz parte da realidade deles para exemplificar situações que merecem uma reflexão filosófica. Beijos!

  9. Cássia disse:

    Os irmãos Netto são para meu filho ídolos, assim como já tive os meus na idade dele… eles são divertidos e, claro que como comentou, fazem esse apelo ao consumo desenfreado de doces e brinquedos comprados nos EUA. Porém converso muito sério com meu filho que isso é algo irreal para a vida dele, e ele é super correto com a alimentação já que tão novo tem problemas com colesterol. O que ele faz??? Continua se divertindo com os irmãos Netto e tem plena ciência de que seguir à vida que eles mostram atrás das câmeras é algo fora do alcance dele!

    • Um Menino Sensato disse:

      Muito bom!!!
      Eu não havia pensado nisso mas que bom que você comentou. Eu não sou muito a favor desse tipo de YouTuber, mas como você mostrou: se nós tivermos em mente que aquilo não é algo normal e que ” fora das câmeras não é daquele jeito ” não é de todo mal assistir se tivermos educação.

  10. Fernando disse:

    Meu filho gosta muito desse Youtuber.
    Havia percebido que ele estava extremamente consumista e me dei conta que esse canal estava a influenciando aos poucos e coloquei um limite.
    Porém, pintou uma oportunidade de trabalhar com ambos, Felipe Lucas e pasmem: LUCAS NETTO É EXTREMAMENTE RIDÍCULO. O irmão tbm, mas esse Lucas é um nojo. Tão ridículo que proibi meu filho de ver e quando fui questionado por ele respondi “PORQUE ELE NAO MERECE SEU APOIO”. Fico pensando porque da injustiça pelo fato dele ser maior destaque em meio à tantos Youtubers mais legais e produtivos e acho que já sei o porquê. Os dois últimos vídeos que serão postados agora envolve um trama extremamente pesada e aterrorizante para crianças em uma fábrica de chocolate abandonada e amaldiçoada. Muitas velas pelo chão, vultos, fantasmas, gritaria e etc. Talvez seja até um pagamento. Pois pelo ser escroto que esse rapaz é, acredito que seja até um pacto esse sucesso todo.

    • GEORGIANE VIEIRA DE MENEZES disse:

      Eu acredito porque a maioria dos artistas pra ficarem famosos e ganhar muito dinheiro fazem pactos satânicos, e satanás quer destruir a vida do ser humano a qualquer custo e usará todas as formas pra enganar as pessoas, e uma delas está sendo a midia onde ele sabe que a humanidade está envolvida em todos os sentidos,cabe a nós saber quais conteudos estamos assistindo e nossos filhos principalmente para não cair nesta armadilha do inimigo de Deus.

  11. Denise Knust disse:

    É triste e alarmante constatar o tipo de conteúdo que os “influencers” compartilham nas redes sociais. Casos de manipulação não são uma novidade, visto as apresentadoras de programas infantis da década de 90 e que hoje estão milionárias às custas da venda de brinquedos, roupas, sapatos e mais um infinidade de bujigangas. Na época, era fácil perceber que tudo se tratava de comércio. Em minha opinião, o maior problema hoje é que os Youtubers se apresentam como amigos e fica difícil para a criança, que ainda não tem o componente da malícia, entender que aquele carinha legal (oi?) não passa de um vendedor muito bem treinado em técnicas de marketing. São novos tempos que trazem novos desafios para os pais!

  12. Maria da Conceição disse:

    Realmente, o tal youtuber glutão/consumista é um completo imbecil, como a grande maioria dos peixes deste mar de boçalidade chamado Youtube. O fato deste tipo de gente ser tão famosa só comprova o quanto o Brasil vive um processo de emburrecimento coletivo. No entanto, você não pode transferir para os outros a sua responsabilidade de mãe. Se ele está assistindo estas porcarias é porque você, mãe, não está cumprindo seu papel como deveria. Ademais, você até o levou ao “show” do dito imbecil. Como tem coragem de reclamar agora? Você não pode reclamar daquilo que você permite! Pense nisto e aprenda a ser uma mãe de verdade! Menos textão e mais atitude e ação! Na sua casa a autoridade é sua e não youtubers.

  13. Adrianni disse:

    Nao E mah Influencia ,Burra e a criança que nao intende oq e pra fazer e que nao er ESSA MAE esta errada Nao quero briga mas o Luccas neto nao traz Mah Influencia -‘

    • Um Menino Sensato disse:

      Por favor.
      Quase tudo que estão dizendo é verdade e aí nos deparamos com essa agressividade.
      Adrianni eu já percebi que você é uma ” grande fã “, mas isso não justifica a agressividade.
      Eu procuraria o que você escreveu no dicionário. Aliás é mau, mal ou má e não mah.

  14. Ricardo disse:

    No meu celular consigo evitar certos conteúdos por bloqueio no proprio YouTube kids. Já no dos avós, que ele usa mais até, aí complica.
    No geral se eu vejo algo que não gosto aproveito para conversar a respeito.

  15. Gustavo Andrade disse:

    Pelo amor né querida… Agora é porque ele assiste que ele vai querer seguir, tu que não deu a educação de dizer que não pode comer demais e desperdiçar comida. Agora é porque ele vê um vídeo de jogo de tiro (exemplo) que ele vai sair atirando, ou porque ele vê um jornal que fala sobre roubo que ele vai sair roubando ? Para de querer se intrometer no hobby dos outros (também não gosto dos vídeos do Luccas Neto, mas nem por isso ataco ele), quer que seu filho pare de fazer isso, senta com ele, conversa sobre isso que tenho certeza que ele vai parar. Ao invès de entrar em uma rede social ou blog e escrever merdas como essa. Acorda para a vida, já é Século 21, os idolos das criançada mudaram, não irão ficar gostando de um ídolo da sua época como Marmonas Assassinas ou Roberto Carlos né moça -_- Hello 🙂 A realidade é essa.. Beijos <3

    • Keli disse:

      Gustavo em partes esta certo. Faz parte da orientação de pais ensinar aos filhos o que é bom somado a muito carinho e conversa. Os filhos vão seguir os pais se há uma convivência boa. Porém se a sala quase toda da escola dos filhos tem como hábito assistir e tem opinião a fovor de videos como esses, é preocupante que ele siga sim, por se tratar de identificação com o grupo ao qual convive, que mesmo que não ache certo, pode ser que siga para ser aceito por exemplo. E a educação familiar e a rotina em que se vivem se contrastam, é preciso olhar para os dois… Entao não é simplesmente “mandar a criança fazer em casa” que ela faz em todo e qualquer lugar…. Precisa existir preocupação com o que as crianças assistem e o pensam sobre o que assistem sim….

  16. Sandra disse:

    Adriano, acho que uma criança com idade entre 7 a 10 não pode ser chamada de BURRA, ela está em fase de aprendizado e como qualquer infanto e curiosa e manipulável, sem contar que até nós adultos quando vemos um belo e apetitoso prato ficamos salivantes, somos consumidores de roupas, sapatos e o que mais a publicidade nos ofertar, a diferença é que sabemos o valor do dinheiro, o que os adolescentes já não estão se adaptando a limites e tornando-se compulsivos.
    penso que não podemos e não devemos terceirizar a educação de nossos filhos, porém, podemos partilhar informações, seja ela Boa boa ou não, e o yutuber em questão é uma pessoa desnecessária no cotidiano de uma criança, vez ou outra ver um vídeo é saudável, lembrando que a reportagem foi um alerta, sendo assim as ofensas montra o nível do canal em debate.

  17. Camille disse:

    Ainda não consigo entender exatamente por que as pessoas acham normal controlar conteúdo de TV, rádio, cinema e não na internet. Qual a diferença? Além do que não deixa de dar preguiça eterna pensar que um conteúdo tão anacrônico (estímulo a consumo, a gula, etc.) seja viral. Isso é velho, é sem graça, não tem mais nada a ver com o que a humanidade sabe sobre nutrição, sobre comprar felicidade, sobre a indústria comprar mercenários para publicidade e o escambau.

  18. Keli disse:

    Adorei seu Post. Fico indignada com esse tipo de entretenimento… videos bombando com atitudes péssimas. Não vejo videos bombando com cultura útil… triste.

  19. John disse:

    Desculpa, mas se a criança tem compulsão por doces, é uma doença psicológica que deve ser tratada, e qualquer coisa pode ser o gatilho. Um programa de culinária, um livro, um desenho animado. É dever dos pais saber o que o filho assiste. É muito fácil não dar meia foda pelo filho e quando a merda tá feita jogar a culpa no que ele assiste e você não tá acompanhando.

  20. Dani disse:

    Crianças são “esponjas”, elas absorvem tudo… e imitam sim. No YouTube há varios maus exemplos e nenhuma regulação quanto a isso. Até mesmo adultos são influenciáveis com modismos, tá cheio po aí, imagine uma criança. Eu posso até bloquear vídeos e impedir que minha filha veja determinado conteúdo, mas ela vai pra escola, vai interagir com outras crianças no prédio, e pode ser influenciado da mesma maneira. Assim como podemos denunciar postagens do Facebook podemos denunciar do YouTube? Alguém sabe?

  21. Felipe Antônio Coelho Júnior disse:

    Olá senhora meu nome é Felipe tenho 14 anos e assisto os videos do Luccas Neto e acho que o que você esta dizendo é uma mentira pois o Luccas Neto não nos ensina a ser compulsivo por doces , se isso fosse verdade eu seria um adolescente com grandes problemas de peso mas na verdade é o contrario , e na verdade o que Luccas Neto nos ensina é a comer saudável, respeitar os pais e acreditar nos nossos sonhos por favor pesquise bem antes de postar qualquer coisa obrigado

  22. LUCIANA DE ARAUJO BALZANA disse:

    Quero fazer meu cometário como mãe.
    Parabenizo o Lucas Neto pela autoconfiança e ousadia de se lançar como youtuber, porém essa influência tem feito muito mal à vida da minha filha. Ela está compulsiva, agitada e dispersa.
    Acho seus vídeos vazios de conteúdo educativo. Ele atrai a atenção das crianças exatamente pelo que elas mais gostam de fazer: gritar, comer doce, fazer bobagens e rir delas.
    Estou tendo problemas com minha filha que sempre foi tão doce e educada e mudou por causa desses vídeos.
    Acredito no potencial desse artista, só deveria usá-lo para algo mais significativo.

    • kelly disse:

      nossa nunca li tantas verdades!!!!!!!! acho a mesma coisa …………… um completo sem noção. Meu filho tem 3 anos e não sei mais o que fazer para ele esquercer o Lucas Netto … Já tentei de tudo e quando tento tirar ele chora muito!!!!

  23. Leonardo disse:

    Aqui em casa eu bloquei, teve choradeira na hora, mas agora ele nem pede mais. Estava difícil.É muito consumismo e bobagem junta.

    Vi outros comentários comparando com a TV. Sim TV pode ser horrível mesmo, a diferença é que os programas na TV tem hora pra passar, no Youtube eles emendam um vídeo atrás do outro.

    Lucas é o mais citado, mas há dezenas de canais toscos no youtube.

    • Arthur disse:

      cala a boca o Luccas Ensina a : escovar o dente , a não comer doce em excesso , a comer coisas saudáveis, etc. e vc acha que ele vai ficar feliz de ele não poder um conteúdo que ensina muitas coisas boas é engraçadas ? então para de ser chata e deixa ele ver isso ah e isso pode ser a te bom para seu filho

  24. Raabe disse:

    Sempre é mais fácil colocar a culpa em outra pessoa. O filho é seu, então que cuida é vc. Não tente se desvencilhar da sua responsabilidade querendo controlar a vida dos outros. Eu tenho 3 filhos, na qual 1 tem 9 anos. Ele não acompanha nenhum desses canais sabe pq? Pq ele não tem celular, não tem um computador so pra ele, na minha casa não tem televisão. É, pode parecer muito antiquado. Mas é um preço que pagamos por nossos filhos.
    É verdade que tem a influência dos colegas da escola. É claro que não consigo deixar meu filho numa bolha. Mas existe uma coisa que se chama: diálogo. É o que eu sempre tô usando, principalmente com ele, que está quase na adolescência. Dar importância pra ele. Ensinar valores e os nossos princípios ajuda e muito. Mostrar pra ele os perigos que esse mundo moderno oferece, deixar ele bem por dentro das coisas ruins que pode acontecer (sem loucuras e ameaças), simplesmente mostrar o lado ruim, e por outro lado, mostrar a recompensa que ele vai receber se ele se esquivar dessas coisas, é uma das coisas que tem me ajudado demais.
    Mas o fato é que hoje os pais não querendo ser pais e culpam essa geração. Não acho que a culpa seja dessa geração. A culpa é completamente dos pais que terceirizam a educação dos próprios filhos.

  25. Ana Paula disse:

    Elis, parabéns pelo post. Meu filho tem 4 anos e descobriu o Lucas através de outros colegas. Ele chegou em casa e pediu para ver Lucas no “Net tube” , ( assim que fala youtube) e fui assistir com ele. Quanto arrependimento!
    Os vídeos não tem conteúdo, somente gritos, falas por vezes infantilizadas e muito doce e consumismo. ..Tudo muito exagerado, surreal…
    Eu percebi que meu filho fica mais agitado, “bagunceiro “, quando assisti,o que não é característica dele.
    Agora, mesmo com choro, estou tirando aos poucos..
    Estou diminuindo o tempo dele para os programas do Lucas e trocando pelos “velhos” desenhos da Netflix,ao mesmo em que estímulo as brincadeiras ao ar livre.
    Não é fácil. ..mas aos poucos vou explicando ao meu filho que algumas atitudes do Lucas não são legais…
    Bjo e mais uma vez, obrigada pelo post…

  26. Nice Maria Rodrigues disse:

    Não tenho problemas com os meus filhos por assistirem o Lucas Neto, na verdade o que falta muitas das vezes e estarmos de olho nos sinais que nosso filhos estão repassando.
    Tudo na medida certa estimula o crescimento e a compreensão do mundo em que vivemos.
    Se tivermos ligados não precisaremos procurar culpados por falhas que muitas ou na maioria das vezes partem de nós.
    Não podemos trancar nossos filhos em bolhas separado e protegido de tudo.
    Estamos formando seres humanos e não animais adestrados.

    • Elisabete disse:

      Pesquisei Lucas Neto na intenção de encontrar alguém assim como eu insatisfeita com o que ele passa para as crianças,o consumo por brinquedo e comidas exagerada isso tem mexido com meu filho de 4 anos
      Além de dizer q. Vai pular na piscina toda hora ou chorar por Kinder ovo vouu tirar esses vídeos e conversar com ele
      Meu filho meu bem mais precioso estou atenta e sei que tem país a também estão

  27. Diamond disse:

    Me parece que este post tem mais o intuito de achar um culpado pelo não envolvimento dos pais na vida dos filhos. Meu filho assistia, por ele mesmo perdeu o interesse. Infelizmente na era digital, nosso único aliado é o companheirismo com nossos filhos. Posso dizer que sou uma mãe muito chata e atenta, contudo, o conteúdo que meu filho, hoje com 6 anos tem, fez com que ele perdesse a graça no youtuber. Nós que temos filhos e temos que trabalhar, passaremos por qualquer semelhança. Por isso a importância da educação ser acirrada com os pequenos e, jamais culpar os outros por nossas falhas, porque é muito mais fácil acharmso culapdos do que perdermos 30 minutos ensinando…

  28. Neusa Maria Dacencio Pereira disse:

    Só uma coisa, claro controle dos pais sobre videos que os filhos assistem , é muito importante.
    Só acho estranho, muito estranho, estranho e realmente prejudicial para a a vida toda, é que pais , proíbem videos onde existe comidas saudáveis , e se fartam de tomar cerveja, vinho, cachaça , tabaco, etc. no mundo real familiar e cotidiano ,na frente dessas mesmas crianças!

  29. Daniela disse:

    Engraçado, para meu filho estimulou a não contar mentiras, escovar os dentes após as refeições . Acho um exagero esse texto.
    Hoje em dia o mundo ficou chato e critico demais, tentando achar culpados para tudo.
    Menos né?!

  30. Jaquelyne Passos disse:

    Acho engraçado como uma criança de 6 anos se torna compulsiva por doces e brinquedos se ela não tem dinheiro pra comprar.
    Quem alimenta isso são os pais.
    Minha filha assiste e não vejo nada de mudança no comportamento dela, até mesmo porque ela já sabe o que quer
    Não tem mudança na alimentação pois sou eu, a mãe que da café da manhã, almoço, lanche de janta.
    Quanto a comprar brinquedos, ela não vai sozinha no shopping, e se os pais compram a culpa é de quem ?
    Quer mais propaganda de brinquedos caros do que esses canais infantis de tv fechada ?!
    Acho que temos que parar com esse mimimi é ensinar nossos filhos a ver tudo o que acontece no mundo e ajudá-los a serem homens e mulheres de verdade.
    A lidar com as frustrações para não crescer um adulto sem opinião e querendo achar culpado pelo seus erros.

    • Gisele Gaiani disse:

      Então, também sou dessa opinião… porém compreendo a influência dessas pessoas nas crianças. Então qual é o ponto? Quanto tempo nossos filhos estão diante dessas pessoas? Quanto de mim está diante do meu filho para o influenciar com boas atitudes? E as coisas erradas que eu faço (sim, isso aqui também é importante de se considerar…não posso ser hipócrita ao defender que sou perfeita e inquestionável), temos uma conversa onde deixo claro que ñ gosto, mas que quero ñ mais fazer algo, conversas onde posso me retratar? E após meu filho ver vídeos no YouTube, será que rola um papo entre nós sobre esse negócio de peneirar o que me serve e descartar o que ñ me cabe. Eu preciso preparar meu filho para viver…é viver nesse mundo que existe e no que aparecerá…Só Acho

  31. Antonio disse:

    Elis, parabéns!!! você resumiu o que realmente está acontecendo. Meu sobrinho também está compulsivo, só quer comer doce, comprar brinquedos etc (estamos tentando tirar ele da frente destes vídeos, porque não brinca mais de jogar bola etc). Tá faltando atuação do MP para investigar se estes vídeos que são públicos, são adequados para crianças. Acredito que não são.

  32. Messia disse:

    Oi, ao ver minha filha assistir no início eu não vi nada de errado. Porque até então eram históriaa, Ms logo me incomodava. Me assustei quando ela pediu Nutela, detalhe eu nunca, nunca comprei esse chocolate, aliás ela nem gosta. Depois de uma brincadeira me enganando e logo gritou “trolei”. Quero tirar esse cara da vida, digo vida pq ela só quer assistir isso. até as música e vídeos infantis ela quer Assistir..não é o fato de não sabermos controlar nossos filhos. Ms é difícil mesmo controlar essa máquina que influenciar pessoas que se chama internet. Parabéns pela preocupação e não me sentir mais olhada

  33. Juliana disse:

    Fui tentar entender um pouco dessa influência do Lucas Neto, e como eu descobri muitos pais ensatisfeitos. Minha filha muda totalmente de comportamento quando assisti aos seus vídeos.

  34. Regina Burgo disse:

    Oi, bom dia! Meu filho de 4 anos adora Luccas, eu assisto os vídeos com ele (não gosto de deixar meu filho assistindo aos vídeos do YouTube sozinho).
    É claro que tem os vídeos com muitos doces, sorvetes gigante, muita Nutella e afins, mas também têm vídeos de piquenique com muita fruta, desafio da comida com coisas saudáveis e muitas dicas educativas. Então não se pode culpar o cara por influenciar a compulsão por doces, porque senão a culpa do meu filho começar comer abacaxi, uva, maçã é dele também. Os doces, que ele já não gostava, pediu para experimentar porque o Luccas comeu, mas não gostou e falou no final que “demais não é bom pra saúde”, que é uma frase que o Luccas usa.
    Então sim, ele é um influenciador que as crianças adoram, mas colocar a responsabilidade toda em cima dele é exagero, Edinaldo de contas, ele não é babá e nem tem a obrigação de educar. Os filhos repetem o comportamento de quem admiram e têm como exemplo, se ele está imitando o Luccas e somente ele, é porque algo muito errado acontece também. Desculpe falar isso, mas é verdade. Como eu disse, tem muuuuita coisa boa nos vídeos dele também, eu adoro e até prefiro que meu filho assista Luccas a outras coisas no Youtube, e coma as frutas e guarde os brinquedos do jeito que o Luccas ensinou. Ele aprendeu as partes boas e saudáveis dos vídeos, se alguns aprendem a fazer o que não é legal, será que a culpa é do cara que grava vídeos ou do responsável pela criação?!

  35. Micaela Ferraz disse:

    Contra conteúdos com temas em específico deve ser bem difícil controlar, porém, esses irmão são de uma inutilidade sem tamanho. As crianças não só começam a seguir tudo que fazem como começam também a ser mal educados, se comportando com uma falta de respeito tremenda aos adultos. Eles usam de fingimento o tempo todo, criam esses desafios e as crianças seguem piamente. Acho sim que tem que haver uma fiscalização com os conteúdos desses youtubers sim!!! Para começar não conseguem falar nem o português direito. São péssimos como influência em todos os sentidos! Gostaria de saber quem são os pais dessas duas criaturas, será que são realmente orgulhosos com o sucesso dos filhos?! Realmente os valores da sociedade está cada vez mais invertido.

  36. Ed disse:

    Pelo que percebi a maioria do pessoal aqui que critica e muitas vezes violentamente e sem respeito algum, passa os domingos com a criançada na sala assistindo aquele programa no canal plim plim e não acha nada de errado. Sem falar que cresceram assistindo as novelas do mesmo canal e aquele programa da juventude das 18:00. Vão querer me dizer que a equipe que produziam aqueles programas eram competentes pedagogos e educadores de ponta? Agora faça um teste: coloque aquelas novelas deste canal em volume alto e assista da sala, ou da calçada prestando a atenção no que é dito, depois analise se não é péssima influência. Ah tá, mas aí vem a conversa fiada de que é a retratação da realidade da sociedade brasileira, de que podemos mudar de canal a hora que quisermos e blá blá blá. a verdade é que essa mídia abre a janela joga uma bomba na sala da família brasileira e sai correndo. Pra finalizar, sem dizerem que saí do assunto, é muito mais fácil pedir para esses senhores citados serem mais corretos com nossos filhos, por isso, isso, isso; do que ficar causando guerra. O que aliás parece que não dá certo com o canal do plim plim (ou outro qualquer).

  37. Lucas disse:

    Ola até poucos dias deixava minha filha de 5 anos olhar Lucas Neto e Felipe Neto até eu olhar junto um dos vídeos de felipe neto. Achei um absurdo o linguajar deste Felipe Neto um absurdo palavra o è oque não falta se for essa a Cultura e o sucesso do Brasil me desculpe mas são vídeos do p ignorantes…

  38. Grasiela disse:

    Parabéns pelo texto!
    Fico preocupada com o volume de conteúdo ruim a que as crianças estão tendo acesso, principalmente pelo youtube.
    É tanto incentivo à futilidade, ao consumismo exagerado, ao infalismo debilóide… Restringi o acesso depois de perceber que minha filha estava imitando o comportamento ridículo e fútil de algumas crianças youtubers, regredindo inclusive no seu desenvolvimento.

  39. Elisabete Anacleto disse:

    eu estou preocupada com minha filha de 7 anos. controlo ao máximo os eletrônicos , mas quando permito. só dá esse bobão do Fellipe e do Lucas Netto. O canal tem bloqueio mas eles são permitidos pela censura. Não há como bloquear apenas canais que não queremos que nossos filhos assistam?

    • William felipe disse:

      Sim, tem como. Basta clicar em configurações , depois clicar em pais, e depois e autoridade. Pronto… Assim vc vai ter autoridade pra dizer pra sua filha não assistir o que vc não considera bom pra ela. Ao invés de vir na internet se queixar da sua falta de AUTORIDADE.!!!!!

  40. Flavia soares disse:

    Gente, mais responsabilidade social né, esses caras são adultos, eles devem sim se importar com o conteúdo dos seus videos sabendo que o publico maior é o infantil. Cada um tem sua responsabilidade na sociedade, não sejamos hipócritas, crianças, na sua maioria são sim influenciáveis quer os seus cegos pais acreditem ou não! Eu particularmente proibi meu filho de ver essa porcaria não pela relação com a comida, mas por todos os outros lixos que saem da boca deles… ouvi ele falando que a fulana queria mamar o leitinho do sicrano… meu filho não entendeu mas não deixarei mais ele seguir um imbecil, continuem deixando seus filhos de 6, 7 anos vendo e ouvindo isso e continuarem nessa porcaria de mundo que está a cada dia mais triste.

  41. Lucinara disse:

    Eu assisto lucas junto com meu filho de 5 anos simplismente adoro juntos damos risadas e a maioria sao brincadeiras…legais.adoro demais e nao vejo influencia nemhuma errada ate porquê meu filho sabe que a realidade é outra LUCAS NETO ..ADORO SEU CANALL

  42. Manoel disse:

    Não são YouTubes. São manipuladores hipinologos, marionetes de algum sistema de guerra, fazendo lavagem cerebral em massa. O que querem eu não sei bem. Mais a intenção é destruir a nação o máximo que puder. Destruir a mente e o equilíbrio dos alvo ( crianças e adolecetes ) o máximo possível. Eles estão conscientes do que estão fazendo. As crianças e adolescentes são o futuro. Por isso eles atacam na base da nação. Por favor intensa o que estou tentando dizer…

  43. Ana disse:

    Minha filha dw 4 anos mudou o comportamento. PeDe doce por segundo pq meu amigo LUCAS Gosta.Começou a falar alto e gritar.Começou a mentir dizendo que está frolando.Começou a colocar tudo de vez na boca pra comer.Mudou totalmente e fala em Lucas Neto 24 horas.Sempre assistia junto com ela e n via problema.Depois percebi que o comportamento mudou e passou a imitar ele em tudo, SÓ FALA GRITANDO.Nesse momento estou explicando pra ela , o porque não quero que assista e aparentemente parece que entendeu. Lucas Neto te admiro em CERTOS pontos. MAS A APRTI DO MOMENTO QUE MINHA FILHA MUDOU, PASSANDO A VIVER A VIDA COMO O DO LUCAS NETO, P MIM N DAR MAIS.AONDE VAI DO NADA SE JOGA NO CHÃO IMITANDO FOCA, QUERENDO DOCE A QUALQUER CUSTO PQ LUCAS GOSTA .PRA MIM N DAR MAIS.QUERO MINHA FILHA DE VOLTA. CALMA, OBEDIENTE E EDUCADA

  44. Abauaba disse:

    Se não quiser que seu filho faça essas coisas então fala pra ele não fazer, deixa de castigo, o que for…
    Se ele não tiver te obedecendo é porque tá faltando autoridade aí né? Tu é a mãe e tem que impor respeito e não ficar criando treta por aí e jogando uma responsabilidade sua nos outros que não têm nada a ver com isso. Não é porque você não gosta desses youtubers que o seu filho não tem que gostar também, e além do mais, ele é uma criança e é normal ter esses ídolos e querer ser igual a eles, mas se você acha isso errado então vai conversar com o seu filho a respeito disso ao invés de ficar acusando os outros e colocando a culpa de comportamentos que VOCÊ não gosta e que pode estar até exagerando ou mentindo só pra dizer que os irmãos Neto são má influência.

    • •Łeanđra• disse:

      Moça minha mãe mete a porrada se eu assistir isso, eu vi uma vez e por conta própria não gostei, só acho que a criança tem que entender que Lucas Neto não é tudo. Sem objetivo de ofensas, bye bye! :》

  45. Adenise Kalasky disse:

    Não vejo nada de muito absurdo, e com tudo isso eles agradecem porque muitas pessoas que não os conhecia através do seu ponto de vista acabou visitando seus canais dando a eles mais audiência e crescendo os canais, e cada pessoa tem toda a liberdade de fazer o que quer cabe a nós ver o que os nossos filhos estão vendo na Internet, eles são merecedor por tudo que já conquistaram felicidade para a família Neto….( E NÃO SE ESQUEÇAM DE VER O CANAL DA …..REBEKA KA ….. )

  46. eddy casanova disse:

    esse cara é um pessimo exemplo para nossas crianças,minha filha de 5 anos esta falando muitos palavroes e descobri que ela aprendeu com ele, agora esta expressamente proibido assistir o programa desse sujeito aqui em casa e senhores pais façam o mesmo sao mtos palavroes.

  47. eddy casanova disse:

    ele é um pessimo exemplo para nossos filhos,minha filha de 5 anos ta falando palavroes constatemente e descobri que é esse youtuber que fala o tempo todo prestem atençao.

  48. Abgail disse:

    Sim, a responsabilidade pela educação dos filhos é dos pais. Infelizmente, há um acesso quase irrestrito à internet, crianças têm seu próprio celular/tablet e, com isso, vêem conteúdos absolutamente impróprios para seu grau de julgamento, maturidade e experiência. Esse homem faz vídeos para o público infantil, de forma inconsequente – e sabe quem é a sua audiência, mas continua. Não o isento de responsabilidade.

    Uma pergunta surge: como é que as crianças chegaram ao Luccas Neto? Sugestão da porcaria do Youtube, provavelmente, após algum desenho ou outro vídeo infantil (imagino, já que o Youtube nunca me sugeriu esse sujeito). Primeiro erro é o de deixar as crianças navegarem livremente pelo Youtube, pulando de um vídeo para outro. Escolha o conteúdo que seu filho vai assistir, sem conectar a criança à internet. Dá um trabalhinho, mas vale a pena. Se o Luccas Neto e o irmão dele pararem (duvido muito), vai aparecer outro. Pior até. Vai deixar seu filho à mercê do Lobo Mau?

    Para finalizar, é claro que o instinto de sociabilidade é fortíssimo. Mas se todas as crianças estiverem vendo pornografia, o seu filho também vai, só pra poder conversar com os coleguinhas? Claro que não!

  49. Edlaine disse:

    Primeiramente sim ele mostra, abre e come doces. Mas você já viu onde ele ensina que doce demais estraga os dentes? Que doce só pode comer na sobremesa. Depois da comida? Que se não escovar os dentes cria cárie? Você já viu ele falando palavrão em algum vídeo destinado as crianças? Ele compra e abre brinquedos novos caros. Sim. Ele e vários outros Youtubers. Esse é o trabalho deles. Certamente as marcas de brinquedos e doces pagam ele pelo trabalho de divulgar tudo em vídeos que seu filho vê. Mas que se ele for educado e ensinado que não se pode comprar tudo que vê. Não irá gerar problema nenhum. Eu acho que é muito pai e mãe que não pensa em educar seus filhos e que fica colocando a culpa de toda má educação de seus filhos . Nos Youtubers ou em qualquer outra pessoa que a culpa possa ser colocada. Meu filho vê Lucas Neto sim e vai continuar vendo. Por que educação vem de casa. Por trás de toda ”gritaria” tem muito conteúdo bom sim. Chega de mimimi. Vão passar um tempo com seus filhos. E deixem o Lucas trabalhar.

  50. Ed disse:

    Primeiramente sim ele mostra, abre e come doces. Mas você já viu onde ele ensina que doce demais estraga os dentes? Que doce só pode comer na sobremesa. Depois da comida? Que se não escovar os dentes cria cárie? Você já viu ele falando palavrão em algum vídeo destinado as crianças? Ele compra e abre brinquedos novos caros. Sim. Ele e vários outros Youtubers. Esse é o trabalho deles. Certamente as marcas de brinquedos e doces pagam ele pelo trabalho de divulgar tudo em vídeos que seu filho vê. Mas que se ele for educado e ensinado que não se pode comprar tudo que vê. Não irá gerar problema nenhum. Eu acho que é muito pai e mãe que não pensa em educar seus filhos e que fica colocando a culpa de toda má educação de seus filhos . Nos Youtubers ou em qualquer outra pessoa que a culpa possa ser colocada. Meu filho vê Lucas Neto sim e vai continuar vendo. Por que educação vem de casa. Por trás de toda ”gritaria” tem muito conteúdo bom sim. Chega de mimimi. Vão passar um tempo com seus filhos. E deixem o Lucas trabalhar.

  51. Nathalia disse:

    Quando eu era mais nova falavam mal do CRUJ, da TV Globinho, do Dragon Ball, do pica-pau, do tom e jerry…
    Agora, com 30 anos e uma filha, vejo vocês aqui falando mal do Luccas Neto, do Felipe Neto e do Youtube…
    “Ah mas na TV posso mudar o canal a hora que eu quiser” – amigo, no youtube você pode simplesmente trocar o vídeo.
    “Ah, mas na TV os programas tem hora pra passar” – no Youtube também. A diferença é que no Youtube e na internet é VOCÊ quem tem que definir o limite do seu filho ao invés de sentar preguiçosamente no sofá com a certeza que o programinha dele vai acabar numa hora X ou Y sem que você, preguiçoso e irresponsável pai, precise fazer absolutamente nada para controlar quanto tempo seu filho vai assistir ou qual conteúdo ele vai acessar.
    Essa geração que reclama do Youtube é a geração da preguiça! Do povo que foi criado sentado na frente da TV, com rotina definida segundo a programação dos canais de tv aberta, e que agora não sabe o que fazer pra controlar os filhos sem o horário bonitinho que as redes de TV impunham na nossa infância.
    PAIS: CRESÇAM!
    Você é o pai ou a mãe! Você é a autoridade! Não é responsabilidade do Luccas Neto explicar ao seu filho que ele não pode comprar todos os brinquedos do mundo assim como não era responsabilidade do Yudi explicar pras crianças do Brasil que nem todo mundo podia ganhar Playstation!
    Parem de ser hipócritas que o conteúdo continua o mesmo! O Luccas Neto não faz nada que o Show da XUXA ou o Sítio do Pica Pau Amarelo não faziam quando éramos mais novos! O Felipe Neto não fala nem expõe nada que você não tenha visto na Malhação!
    O Youtube não veio pra que você, pai, se desespere pq agora seu filho pode ver milhares de coisas que ele não podia. Não! O Youtube te dá a liberdade de ESCOLHER A SUA PROGRAMAÇÃO! Você determina o que o seu filho assiste, quanto tempo ele assiste e a hora de parar! VOCÊ É A AUTORIDADE E O ÚNICO RESPONSÁVEL! Luccas e Felipe são tão responsáveis pela educação do seu filho quanto a Tv Globinho foi pela sua: 0%.
    Desçam do palco do vitimismo e tomem as rédeas dos seus filhos, aproveitando a maravilha que a internet nos oferece: MONTEM A PROGRAMAÇÃO DELES! ESCOLHAM VOCÊS o que seus filhos vão assistir e IMPONHAM HORÁRIOS!
    Quem manda dentro da sua casa é você! Não é o Luccas, não é o Felipe, não era o Yudi, não foi a Xuxa na época dos seus pais! Parem de transferir para os outros as responsabilidades que são SUAS!
    Influenciadores existiram desde antes da televisão existir (na idade média, as pessoas queimavam livros, se vocês não sabiam…) e vão continuar existindo mesmo depois que o Youtube virar passado. O mundo continua o mesmo e a responsabilidade sempre foi, é e sempre vai ser DOS PAIS.

  52. Maria Luiza disse:

    concordo plenamente. As crianças assistem em casa esses programas que as estimulam a fazer coisas estranhas , a criar atitudes grosseiras, mal educadas, a falar alto muitas vezes gritando e os professores sofrem pra ” tirar” esses hábitos.
    Convivo com crianças que assistem alguns Youtubers e os familiares acham _nas espertas mas na vdde é uma estão repetindo atitudes , vocabulário totalmente inadequados para uma boa educação.
    UM HORROR!!!!!

    • Maria luiza disse:

      Portanto país, façam como está sugerido acima, controlem o que seus filhos, netos estão assistindo, é responsabilidade de vcs.
      As coisas horríveis que eles assistem estão com seus consentimentos.
      Assistam com eles e vejam se o conteúdo é adequado para a sua preocupação de dar a eles uma boa educação.
      Se não se preocuparem com isso, deixem _os a vontade assistindo porcarias e não reclamem depois.

  53. Juliana Ferreira Jorge disse:

    Meu filho ganhou assustadoramente peso e mudou radicalmente o seu comportamento em pouco tempo depois que começou a ficar em casa no período vespertino, (anteriormente ia a aula período integral) não conseguíamos entender a razão o linguajar diferente do praticado em casa e na escola. Agora tudo faz sentido, muito obrigada me ajudou muito.

  54. Jeanne Bungenstab Alves disse:

    Um dia no Uber, o motorista falou de boca cheia, meu filho assisti ao Lucas Neto.. Eu e minha irmã achamos que era um cantor sertanejo, porque brincamos com meu sobrinho ao invés de deixa-lo a frente de uma tv, ou damos atividades a ele. É realmente assustador tudo isso, ainda mais quando a criança até os 7 anos está construindo suas crenças.. O que podemos fazer é conscientizar as pessoas sobre o que esse “ídolo” traz para as mentalidades dos pequenos. Luz para o mundo!! Adorei essa matéria, já vou postar para ver se algumas pessoas dos stories se conscientizam.. Gratidão!

  55. Ana disse:

    Não acho difícil controlar o que os filhos assistem. Os pais devem parar de culpar o mundo atual e assumir responsabilidades. Aqui em casa apenas não permito a utilização de celulares durante a semana pois não tenho tempo de estar grudada o tempo inteiro para ver o q assistem. Só usam aos fins de semana em tempo limitado por mim. E tb ele são crianças e não trabalham então quem paga internet , a comida e tudo q consomem sou eu. Logo tem q utilizar e comer o q eu , a mãe, compro. Só dou doces se eu quiser. Além disso proporciono esportes e atividades ao ar livre para viverem mais saudavelmente.

  56. Adriane disse:

    Identifico-me com sua aflição. Tenho um filho de 5 anos em que já conversei e o fiz entender o pq Lucas Neto não é legal( mas quando está no pai Ou fora de casa assiste) e uma filha de 17 anos que aí sim as consequências das abordagens do Felipe Neto são completamente nocivas. Minha filha sempre foi muito educada, dedicada e disciplinada…FOI!!! Hj estou tendo problemas de motivação, revolta com regras e completa falta de empatia com todos que ela se relaciona e muito desse comportamento está nesse influecer do mal. E sim assisti os vídeos dele e fiquei chocada como mãe e principalmente como educadora.

  57. Carolinne disse:

    Estou horrorizada com tamanha falta de preocupação com a saúde das crianças. Minha filha de 3 anos não assiste, acho que não conhece, estou fazendo de tudo para que ela não conheça esse youtuber.

  58. Ray disse:

    Tbm acho nunca tinha parado pra pensar na compulsão por comida agora por comprar o filho de uma amiga depois começou a assistir Lucas neto com apenas 4anos chora pra ir para o shopping comprar brinquedos e toda vez q chega alguém ele pergunta se trouxe algum presente ou surpresa,muito preocupante isso no meu ver!a e tbm tenho notado a preguiça tbm pra cumprir tarefas escolares falta de organização

  59. Maurício disse:

    Existe uma coisa simples, chamada limites. Quem ama dá limites e dar limites, significa dizer não as crianças!
    Ao invés de dar celular na mão de criança pra não ouvir choro, diga não! E não dê celular na mão de crianças.
    Essa semana, um pai entra na minha loja com uma criança de 5 anos, deixa o menino destruir minha mercadoria e não fala um a, eu no prejuízo chamei a atenção do menino, e disse que não podia fazer aquilo. O pai ficou indignado, comigo! Ou seja, não dá limites, permissivo ao extremo e quando alguém faz o que ele devia fazer, fica indignado com quem dá limites ao filho.
    Com certeza ele vai ser mais um, culpando a inté o celular o Youtube, pela falta de limites!
    Ai invés de se eximir de culpa, apontando o dedo! Reveja suas atitudes!

  60. Bianca Anchieta Moraes disse:

    Boa tarde a senhora não está certa mais também não está errada
    Bom o canal Lucas neto trás ensinamentos histórias e outras coisas é aonde o Lucas neto é um personagem que vive no mundo da fantasia esse tipo de conteúdo é divertido mas
    Sim tem os conteúdos das misturas doidas e as comidas malucas e gigantes mas a senhora não pode falar mal de um YouTube por causa de seu conteúdo aquilo é só para entreter
    A senhora nos precisa proibi-lo de assistir
    Mais sim educa-lo vou dar um exemplo
    Seu filho assiste ao programa de comédia Chazes que passa no Sbt e todos conhecem então os episódios são legais divertidos e de comédia igual a luccas neto e também de vez em quando passa ensinamentos no programa chavez mas não é só isso as vezes eles fazem brincadeiras para maiores por exemplo o cachorro da bruxa do 71 o cachorro se chama satanás aí supoanhmos que seu filho veja esse episódio e comece a falar satanás ou chamar o cachorrinho dele de satanás a senhora irá proibir ele de assistir a um programa com diversos conteúdos bons so por causa de uns conteúdos “fortes”
    Nao a senhora deveria educa-lo e mostra-lo que falar esse palavra é feio e errado
    Assim como você deve fazer com seu filho quando assisti luccas neto
    Espero ter ajudado

  61. julia disse:

    eu achei uma porcaria essa notícia não tem nada a ver eu acho uma injustiça contra o lucas neto Ferreira pois isso é uma injustiça essa mãe tem problemas na cabeça para achar que o lucas neto é uma má influência to decepcionada com essa noticias falsas

  62. Rene disse:

    Precisamos ter consciência de que vários destes posts feitos aqui e em tantos outros canais são respostas contratadas e pagas por estas duas criaturas que a mídia infelizmente intitula de “influencers” – deveria ser no mínimo “Bad Influencers” – isso é uma vergonha – verdadeira porcaria! O YouTube deveria ter alguma política sobre esses dois camaradas SIM!!!! Os pais são responsáveis SIM, mas tudo tem limite!

  63. Rene disse:

    Julia – não sei quantos anos você tem, mas acha mesmo que “nadar numa banheira de nutella é algo saudável para uma criança assistir” ? Me parece que o canal deles é direcionado a crianças (??)

  64. Heitor R. disse:

    Eu concordo com essa mãe. Minha prima mais nova mudou muito depois que começou a assistir o canal. Ela grita por tudo, tipo, eu tô brincando de pega-pega com ela, e ela corre gritando no mais alto tom de voz que eu já ouvi de uma criança. Teve uma época que eu ainda assistia Luccas Neto, mas parei, e na ultima semana, eu fui assistir UM vídeo atual do canal, e realmente eu percebi que a Gi foi meio que inspiração pros gritos da minha prima.

  65. Diogo Santos disse:

    Não sei como cheguei até aqui, e não ia comentar pq estamos em 2021. Mas eu li a materia, e a primeira coisa que veio na minha cabeça foi tentar entender o pq de atacar um único youtuber. Que o Youtube tem se tornado um ambiente cada vez mais tóxico, é fato. Mas não adianta crucificar apenas um individuo se a plataforma é formada praticamente por gente que produz esse tipo de conteúdo. Poucos são os pais que controlam e monitoram o que o filho assiste, e enorme é a quantidade dos mesmos que largam um tablet ou um smartphone na mão da criança, para que eles, os pais, possam viver a propria vida e ter uma certa paz. Só que quem educa e ensina são os pais, não o youtube.
    Não defendo esse Lucas neto pq detesto, tanto ele quanto o irmão, em questão de conteúdo. Só que inumeros canais produzem esse tipo de contúdo, de comidas nada saudáveis, de consumismo exagerado, desperdício, futilidades. E não só isso, no Youtube existe muita coisa impropria pra determinada idade, de violência a insinuações pornograficas. Tudo isso está ao alcance da criança, que escolhe o que quer assistir, e não, não é só o Lucas Neto que é influenciador e não é toda criança que o assiste. Então pq condenar um único youtuber? Não seria melhor tomar atitude e dar limites? Tirar o celular da mão da criança e dar um brinquedo, ensinar uma brincadeira, nada?

  66. Maria Santana disse:

    Tenho um filho que quando tinha 11 anos parou de falar com todos dentro de casa, ficou irreconhecível perante a família, busquei ajuda e não consegui ter uma resposta do que realmente estava acontecendo. Foi então que encontrei o apk https://brunoespiao.com.br/rastrear/rastreador-de-telefone no celular dele e vi que estava sofrendo muito bullying e perseguição na escola. Graças à esse apk eu consegui resolver esse problema e meu filho voltou ao normal.

  67. Mari disse:

    Simples assim… aqui em casa as crianças são proibidas ver Lucas Neto… conversamos e elas entenderam q não é legal… qdo aprece alguma propaganda deles as minhas crianças são as pri.eiras criticar. Sinceramente minha opinião é q eles aproveitam das crianças pra se tornarem milionários. Enfim, pais precisam ficar atentos sim.. conversar e explicar o por que.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *