ODS 1
Reportagem do #Colabora é finalista de prêmio de comunicação; veja como votar


Matéria da jornalista Vanessa Monteiro sobre contaminação de bebês indígenas por mercúrio disputa categoria texto do Prêmio José Luiz Setúbal


O Infinis – Instituto Futuro é Infância Saudável, organização do sistema da Fundação José Luiz Setúbal – abriu, pela primeira vez, uma votação popular para o Prêmio de Comunicação José Luiz Setúbal. Nesta 5ª edição, além dos vencedores escolhidos pelo júri, o público poderá escolher as melhores reportagens de profissionais e estudantes até 25 de outubro. A votação está disponível via formulário – profissionais e estudantes.
Publicada pelo #Colabora – Jornalismo Sustentável, a reportagem ‘Contaminação por mercúrio ameaça bebês indígenas’, de autoria da jornalista Vanessa Monteiro, parte da série ‘Invisíveis dos invisíveis’, é uma das finalistas na categoria texto, disputando com reportagens publicadas pela Revista AzMina, pelo Metrópoles, pelo Intercept Brasil, e pelo Dialogue Earth. A série de Vanessa, jornalista do Pará, foca nos indígenas com deficiência e denuncia o quanto o garimpo ilegal em terras indígenas é cruel de várias formas. A reportagem revela como o mercúrio está afetando o útero das mulheres indígenas, impactando seus bebês. Vote aqui na reportagem do #Colabora.
Leu essas? Todas as reportagens da série especial ‘Invisíveis dos invisíveis’
Realizada anualmente, o objetivo da premiação é dar destaque aos trabalhos feitos por comunicadores, tanto profissionais quanto universitários, sobre o tema de saúde de crianças e adolescentes. Foram selecionados cinco finalistas em cada categoria do prêmio: são quatro categorias (além de texto, áudio, vídeo e redes sociais) direcionadas a comunicadores profissionais e outras duas aos estudantes (texto e áudio). A lista completa de finalistas e categorias está disponível no site oficial do Prêmio de Comunicação José Luiz Setúbal.
Gostando do conteúdo? Nossas notícias também podem chegar no seu e-mail.
Veja o que já enviamosOs selecionados por votação popular receberão um troféu de reconhecimento. Eles serão anunciados, junto aos vencedores escolhidos pelo júri, em cerimônia no dia 10 de novembro, no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo (SP).
Além da votação popular, os trabalhos finalistas também serão avaliados por um time de jurados especializados em comunicação, impacto social e saúde infantil, composto por: José Luiz Setúbal, presidente da FJLS; Márcia Kalvon, diretora-executiva do Infinis; Carolina Yirula, comunicadora no Infinis; Ana Luiza Navas, diretora de ensino do Instituto Pensi; Cris Guterres, colunista do UOL Universa; Andrea Wolffenbuttel, responsável pelo Observatório Entrevista do Observatório do Terceiro Setor; Daniel Nardin, fundador e líder do Amazônia Vox; Eliane Almeida, ativista da rede Comunicadores pela Diversidade; Elânia Francisca, psicóloga e colunista do UOL VivaBem; Paulo Saldiva, professor titular da Faculdade de Medicina da USP; Thales Araújo de Oliveira, médico pediatra do Sabará Hospital Infantil; e Nath Braga, cofundadora do Influência Negra.
O valor total dos prêmios é de R$ 97.200,00, a ser distribuído entre os primeiros e segundos colocados em cada uma das seis categorias – trabalhos de profissionais em Texto, Áudio, Vídeo e Redes Sociais, e de estudantes em Texto e Áudio. Além do valor em dinheiro, os vencedores receberão certificado e troféus exclusivos.
Últimas do #Colabora
#Colabora
Texto produzido pelos jornalistas da redação do #Colabora, um portal de notícias independente que aposta numa visão de sustentabilidade muito além do meio ambiente.










































