‘LGBT+60’, série do #Colabora, é finalista do 20º Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade LGBT+; vote

Série, de Yuri Fernandes, concorre na categoria Audiovisual e Artes Cênicas. Votação é popular.

Série concorre na categoria “Audiovisual e Artes Cênicas”. Prêmio, que é referência no país, é organizado pela Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo.

Por #Colabora | ODS 16 • Publicada em 13 de maio de 2021 - 21:36 • Atualizada em 20 de maio de 2021 - 16:48

Compartilhe

Série, de Yuri Fernandes, concorre na categoria Audiovisual e Artes Cênicas. Votação é popular.

LGBT+60: Corpos que Resistem, série do #Colabora de autoria do jornalista e roteirista Yuri Fernandes, é uma das finalistas do “20º Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade LGBT+” na categoria Audiovisual e Arte Cênicas. A premiação é organizada pela Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo (APOLGBT-SP) e, este ano, conta com a parceria do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+. O objetivo é premiar e homenagear iniciativas e produções culturais que jogam luz e entendimento sobre a vivência e o respeito a todo tipo de diversidade.

Concorrem também a série da Netflix “Pose” e a websérie Patrícia. A votação é popular.  Clique aqui para votar e nos ajudar a vencer a premiação. Não é obrigatório votar em todas as categorias.

Os três finalistas de cada categoria foram definidos após a indicação livre do público por meio de um formulário. Os mais lembrados foram classificados para a fase final e agora estão concorrendo por meio de votação popular. Foram ao todo cerca de 2,5 mil indicações. A ONG Eternamente Sou, parceira do #Colabora da produção da série, concorre na categoria Iniciativas e Ações Pró-LGBT.

LGBT+60 é uma websérie documental que narra, por meio de depoimentos, a trajetória de idosos LGBT+ no Brasil e suas histórias marcadas pela resistência política e social com um olhar humano e sensível. As locações acontecem nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia.

Os primeiros cinco episódios da série LGBT+60, lançados em 2018, mostram personagens reais sobreviventes de uma sociedade LGBTfóbica (assista ao teaser acima). São eles: João Nery, João Silvério, Yone Lindgren, Martinha e Anyky Lima. Eles relembram, entre vários assuntos, os fatos vividos na infância (uma época em que quase não se falava sobre diversidade); a violência da ditadura militar; o preconceito na terceira idade e o caminho de volta para o armário, que acaba sendo a realidade de muitos deles.

Outros três depoimentos, de 2019, completam a websérie, veiculada no canal do YouYube do Projeto #Colabora (assista ao teaser abaixo). Dessa vez, as histórias são sobre casais na terceira idade que vêm superando a intolerância e, hoje, celebram o amor e abrem caminhos para as novas gerações. Participam Eduardo Michels e Flávio; Ana Beatriz Ruppelt e Tereza Cebalos; Ângela Fontes e Willman Defacio.

A equipe de produção da série conta também com Pedro Vianna, Leandro Borboleta, David De La Cadena, Karol Azevedo, Raphael Monteiro e Felippe Franco e Bárbara Lopes.

A votação acontece até o dia 23 de maio. O resultado será transmitido ao vivo na cerimônia de premiação, no dia 28 de junho, às 20:00, pela página ParadaSP no Facebook.

As outras categorias da premiação são: Literatura, Iniciativas ou Ações Pró-LGBT, Digital Influencer, Celebridade Aliada, Esportes, Memória e Especial Tema do Ano, que é “HIV/Aids: ame + cuide + viva +”. Este ano, o evento conta com duas novas modalidades, sendo estas indicadas pelo Fórum em conjunto com suas companhias signatárias: Marketing & Publicidade e Empresa. A votação popular reúne todas as categorias, com exceção da Especial Tema do Ano, que será escolhida pelas pessoas associadas da ONG, e Memória, que se trata de uma homenagem e não premiação.

20º Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade LGBT+
A votação acontece até o dia 23 de maio. O resultado será transmitido ao vivo na cerimônia de premiação, no dia 28 de junho, às 20h, pela página ParadaSP no Facebook.

#Colabora

Texto produzido pelos jornalistas da redação do #Colabora.

Newsletter do Colabora

Nossa newsletter é enviada de segunda a sexta pela manhã, com uma análise do que está acontecendo no Brasil e no mundo, com conteúdo publicado no #Colabora e em outros sites.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *