ODS 1
Feira para celebrar o Dia Internacional dos Direitos Humanos
Evento, neste final de semana em São Paulo, apresenta 19 projetos de diferentes áreas como artes plásticas, fotografia e audiovisual, além de uma aula aberta com a reverenda e ativista Alexya Salvador
O Dia Internacional dos Direitos Humanos (10/12) já começa a ser celebrado neste final de semana, 3 e 4 de dezembro, na Feira de Ideias, evento realizado em São Paulo pela Conectas e pelo Sesc 24 de Maio, que está de volta após um intervalo em decorrência das restrições necessárias para enfrentar a pandemia de covid-19.
Esta é a sexta edição da feira que apresenta diferentes tipos de projetos voltados à promoção e à defesa dos direitos humanos. Debates, palestras, produções audiovisuais , artes plásticas e fotografia, além de uma aula aberta são destaques da programação gratuita, que reúne iniciativas de organizações como Atados, Politize!, Artigo 19 e Redes da Maré, entre outros.
“A Feira de Ideias celebra a semana internacional dos Direitos Humanos exibindo a força e vitalidade da sociedade civil através de projetos e iniciativas de impacto social”, explica Leonardo Medeiros, coordenador de comunicação e engajamento da Conectas Direitos Humanos: “Em um contexto em que os direitos humanos ainda são tão incompreendidos, este evento reafirma a importância em defender direitos fundamentais, a democracia e a igualdade”.
Gostando do conteúdo? Nossas notícias também podem chegar no seu e-mail.
Veja o que já enviamosA feira conta com a exibição de 19 projetos selecionados pela equipe de curadoria formada por profissionais da Conectas e do Sesc, priorizando os que apresentaram maior potencial de interação e engajamento com o público. Todos são voltados à promoção dos direitos humanos em temas como migração e refúgio, direitos das mulheres, combate ao trabalho análogo ao escravo, sistema prisional e combate ao racismo.
Participam do evento estudantes, pesquisadores, artistas, jornalistas, comunicadores independentes, organizações não governamentais, coletivos, movimentos sociais, entidades sem fins lucrativos de diferentes áreas, como artes visuais, audiovisual (documentário e ficção de até 25 min), fotografia, iniciativas sociais ou comunitárias e jornalismo.
Entre os destaques da programação está a aula aberta de Alexya Salvador, ativista dos direitos humanos e primeira mulher transexual da América Latina a ser nomeada reverenda da Igreja Anglicana. Ela tratará do tema “Fé e Direitos Humanos” no sábado, às 15h.
Serviço:
O evento acontece nos dias 3 e 4 de dezembro de 2022, das 11h às 18h no sábado e das 11h às 17h no domingo, no Sesc 24 de Maio (Rua 24 de maio, 109 – República), em São Paulo. Confira a programação completa aqui.
Relacionadas
Texto produzido pelos jornalistas da redação do #Colabora, um portal de notícias independente que aposta numa visão de sustentabilidade muito além do meio ambiente.