Jimmy Donaldson (21 anos), mais conhecido como Mr Beast no Youtube, é um influencer famoso por seus vídeo exagerados. Em uma das suas produções de maior sucesso, o Youtuber e sua equipe abrem uma loja para vender videogames e televisores por apenas 1 dólar. Com mais de 3 bilhões de visualizações e 20 milhões de inscritos, o canal de Donaldson atraiu mais uma vez a atenção da internet recentemente por conta de seu mais novo viral: foi lançada a campanha #TeamTrees que, em parceria com a Arbor Day Foundation, pretende plantar 20 milhões de árvores por todo o planeta até janeiro de 2020.
LEIA MAIS: Em busca de plantar um trilhão de árvores
LEIA MAIS: Madeireiros derrubam árvores e ameaçam indígenas
Gostando do conteúdo? Nossas notícias também podem chegar no seu e-mail.
Veja o que já enviamosA ideia é simples: cada dólar doado equivale a uma árvore nativa plantada em uma floresta necessitada pelo planeta. Grandes personalidades e empresas já entraram na campanha, que, segundo Jimmy, tem o intuito de ser a maior colaboração da história do Youtube. Lançada no dia 25 de outubro, em apenas 48 horas a campanha já havia arrecadado mais de US$5 milhões de dólares. O próprio Mr Beast já contribuiu com mais de US$ 200 mil dólares. Empresas como a americana Verizon e empresários como Elon Musk, fundador da SpaceX e CEO da Tesla Motors e Tobi Lutke, CEO da Shopify, estão entre os maiores doadores: Tobi está em primeiro lugar do ranking com mais de US$ 1 milhão de dólares doados.
O vídeo de divulgação da campanha já conta com mais de 31 milhões de visualizações. Confira abaixo: (em inglês)
O objetivo final de 20 milhões de árvores é ambicioso, mas não quebrará recordes, como costuma fazer o youtuber. Atualmente, o recorde de maior quantidade de árvores plantadas em um determinado período de tempo é de um mutirão promovido pelo governo da Etiópia com 350 milhões de mudas plantadas em apenas 12h.
Também fazem parte da lista de doadores ilustres da campanha o CEO do Twitter, Jack Dorsey, que já doou U$ 150 mil, o DJ Alan Walker, sucesso na Europa com a música Faded – que contribuiu com US$ 100 mil e garantiu que quer plantar uma das árvores ele mesmo – e youtuber norte-americano Mark Rober, um ex-engenheiro da NASA com um canal sobre ciência popular e idéias criativas, que já teve um vídeo assistido 25 milhões de vezes em um só dia. Rober foi o aliado de Mr. Beast para reunir um mutirão de canais populares no YouTube para aderir e divulgar a campanha: iJustine, the Slow Mo Guys, Marques Browlee, Hannah Stocking, The Try Guys, How Ridiculous, Half as Interesting e It’s Okay To Be Smart, entre outros.
No total, 600 youtubers, que, juntos reúnem mais de 650 milhões de seguidores estão engajados no #TeamTrees. Todos eles estão divulgando a campanha em seus canais. Na Irlanda, o youtuber mais popular do país (22 milhões de inscritos), Jacksepticeye, fez uma transmissão ao vivo de 8 horas em que plantava uma árvore no videogame Minecraft, também parceiro do projeto, para cada doação dos fãs. De acordo com informações obtidas no site oficial do #TeamTrees, as árvores serão plantadas em parceria com organizações governamentais e não governamentais para assegurar que as mudas sejam implantadas de forma correta.
Quer fazer parte dessa iniciativa? Ajude o #TeamTrees ou alguma das diversas outras organizações como a Plant For The Planet e Amazonia Live, todas oferecem a opção de doação online, ou seja, você pode dar uma ajudinha para as nossas florestas até mesmo sem sair de casa. 🌳♻