Basta clicar na hashtag #BlackFriday2019, um dos assuntos mais comentados do Twitter nesta sexta-feira, para se deparar com cenas assustadoras de multidões correndo com suas cestinhas de compras, gente caindo no chão, outros passando por cima até de crianças e velhinhos. Não se sabe se todos os vídeos são realmente deste 29 de novembro de 2019, mas comunicam bem o impulso de consumo que toma conta de muitos nesta época do ano.
E pensar que até 2014 apenas 27% dos consumidores brasileiros sabiam da existência da Black Friday, típica da ressaca pós-feriado de Ação de Graças nos Estados Unidos. Hoje são 99,5% são impactados por essas liquidações, informa levantamento da plataforma Gente, da Globosat.
Mas, afinal, o que move os desesperados dos vídeos que viralizaram? São boas oportunidades de compra? É o efeito de campanhas publicitárias que, só nas principais redes sociais, atingiram quase 300 milhões de pessoas no mundo em 2018, segundo o Global Digital Report?
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Veja o que já enviamos“Nas condições atuais, espera-se que a classe média mundial tenha quase dobrado entre 2009 e 2020, de 1,8 para 3,2 bilhões. Com isso, aumenta-se o poder de compra e, consequentemente, o consumo em excesso. Esse aumento é agravado por diversas situações, como o ‘Efeito Manada’, onde o consumidor, ao ver outras pessoas fazendo uma compra, sente-se pressionado socialmente e passa a desejar o mesmo produto”, avalia Fernanda Iwasaka, analista de Conteúdos e Metodologias do Instituto Akatu.
#BlackFriday2019 enquanto isso em PVH pic.twitter.com/HNZfmB03Gg
— Carlos Johnson (@CarlosJoohnson) November 29, 2019
Comparadas por internautas aos zumbis da série “The Walking Dead”, essas pessoas teriam a opção de aproveitar a liquidação e, ao mesmo tempo, fazer compras de uma forma consciente?
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“A Black Friday pode ser o momento para adquirir algo planejado ou necessário mas, por outro lado, expõe os consumidores a ofertas atraentes e constantes de produtos que podem induzi-los a consumir impulsivamente, por conta da sensação de ganho de vantagem decorrente das promoções divulgadas. Ou seja, é possível aproveitar a data de maneira consciente mas, sim, os apelos são atraentes e os consumidores devem estar atentos ao que é oferecido”, avisa Fernanda.
Para a analista do Akatu, alguns comportamentos podem dar aquela “segurada” nos impulsos consumistas: “Reflita sobre suas necessidades e possibilidades de pagamento; se estiver em dúvida sobre uma compra, vá para casa, tome algum tempo até que a vontade passe e reflita sobre os motivos que tornam aquele item desnecessário. Essa mudança de ambiente ativa um novo lado do cérebro, que é mais racional, em comparação ao que é impulsivo e instintivo, que nos é útil em algumas situações, mas não no momento de uma compra”.
Seis perguntas para uma compra sustentável
Comprar e consumir não são sinônimos. “Não existe vida sem consumo e nem consumo sem impacto, ou seja, todas as nossas atividades geram impacto no meio ambiente, na economia, na sociedade e nas nossas vidas. Consumir conscientemente não significa deixar de consumir, mas fazê-lo de modo diferente, sem excessos, considerando toda a cadeia produtiva de um produto ou serviço e buscando melhor impacto”, explica Fernanda. O Akatu fez uma lista do impacto dos produtos mais vendidos na Black Friday.
Para ela, é preciso que o consumidor compreenda que a compra é apenas uma das etapas do ciclo de vida do produto, cuja produção demanda recursos (água e energia); mudança no uso de terra, prejudicando não só as espécies que antes ali habitavam, como também comunidades locais que dependiam dela para sua sobrevivência; emissões de gases de efeito estufa (GEE) no processamento e transporte; além da geração de resíduos que acabam indo parar em aterros. Pensando em todos esses pontos, Fernanda destaca seis perguntas que todos devemos fazer antes e depois de uma compra.

Por que comprar? Reflita se você realmente precisa comprar ou se está sendo levado por um impulso do momento. Antes, pense se você já não tem o suficiente ou se você pode, em vez de comprar, fazer uma troca, reutilizar ou pegar emprestado.
O que comprar? Pense sobre quais características do produto atenderão à sua necessidade e leve em consideração os impactos associados ao produto na hora da seleção.
Como comprar? É hora de pensar sobre as formas de pagamento e sobre a logística dessa compra. Como é melhor para você, comprar à vista ou a prazo? Como vai buscar e levar as mercadorias, de forma a ter o menor impacto negativo possível no mabiente?
De quem comprar? Sempre que puder, acompanhe notícias de fontes confiáveis e tente descobrir informações sobre as empresas que fabricam e vendem o produto ou serviço: verifique se há cuidado no uso dos recursos naturais, se os funcionários são respeitados.
Como usar? Cuide para estender ao máximo a vida útil daquilo que você compra. Assim você evita os impactos associados à fabricação, o transporte e o descarte de outros produtos.
Como descartar? Aquilo que não tem mais utilidade para você pode ser reformado ou pode ser interessante para outra pessoa. Se isso não for mais possível, é preciso fazer um descarte adequado. Veja se o material pode ser encaminhado para a reciclagem ou se exige descarte especial.
Parabéns pelo texto, Valquiria!
Infelizmente vivemos numa sociedade orientada para o consumo e o brasileiro, mais do que muitos outros povos, adora uma promoção ou um desconto.
É uma pena viver em um dos países com umas das maiores riquezas naturais do mundo e ver a sua população tão iludida, consumindo de forma desenfreada.
A desigualdade social desenvolveu no brasileiro esse hábito ruim de comprar quando a oportunidade aparece, mesmo que não se precise. Em contrapartida, o mundo corporativo também se aproveita dessa data comemorativa americana para manipular a massa.
Muitas empresas se dizem preocupadas com a sustentabilidade e meio ambiente mas poucas fazem realmente alguma coisa a respeito. Uma empresa de artigos esportivos chamada CURTLO parou de vender na Black Friday como forma de apoiar o consumo consciente.
https://www.facebook.com/curtlobr/photos/a.192799467422085/2621943661174308
https://www.instagram.com/p/B5cqZi5lbPC
Se alguém souber de mais empresas responsáveis, postem aqui para que outras pessoas também tomem conhecimento!
Um abraço a todos!