World Press Photo 2025: 9 retratos da crise climática e ambiental

Tragédias climáticas no Brasil são destaque na exposição do principal concurso internacional de fotos, que está no Rio e seguirá para São Paulo, Curitiba e Salvador

Por Oscar Valporto | ODS 13
Publicada em 11 de julho de 2025 - 09:53  -  Atualizada em 11 de julho de 2025 - 10:13
Tempo de leitura: 8 min

Afluente do Amazonas quase seco perto de Manaus: seca extrema na Amazônia é destaque entre os retratos da crise climático premiados no World Press Photo 2025 (Foto: Musuk Nolte / Panos Pictures, Bertha Foundation / WPP 2025 / Divulgação – 04/10/2024)

A lista de 42 projetos vencedores do World Press Photo 2025, a 68ª edição do tradicional e mais importante concurso de fotojornalismo do planeta, revela um foco nas três principais tragédias dos nossos tempos: as guerras, a crise climática e ambiental e as migrações – estas, na maior parte das vezes, provocadas pelas duas primeiras. “Quando o júri global começou a selecionar os diferentes candidatos para a Foto do Ano, começamos com uma ampla seleção de cada uma das seis regiões. Desse conjunto de candidatos emergiram três temas que definem a edição de 2025 do World Press Photo: conflito, migração e mudanças climáticas”, explicou a fotógrafa e arqueóloga italiana Lucy Conticello, diretora de fotografia do Le Monde Magazine e presidente do júri do concurso WPP 2025, na apresentação dos selecionados.

Leu essa? Paris Photo 2024: imagens ecoam as urgências da Terra e de seus habitantes

A exposição itinerante com os projetos vencedores do World Press Photo 2025 reúne mais de 100 fotografias: com três premiados nas categorias Fotografia Individual e Reportagem de seis regiões do  mundo (África; América do Norte e Central; América do Sul; Ásia Ocidental, Central e Sul Asiático; Ásia-Pacífico e Oceania; e Europa), além de um vencedor por região na categoria Projeto de Longo Prazo. A mostra está em exibição no Rio de Janeiro, na Caixa Cultural, até o dia 20 de julho. Depois as fotos serão expostas nos espaços da Caixa Cultural em São Paulo (de 05/08 a 28/09), Curitiba (de 07/10 a 30/11) e Salvador (de 09/12/2025 a 01/02/2026).

Gostando do conteúdo? Nossas notícias também podem chegar no seu e-mail.

Veja o que já enviamos

Duramente impactado pela crise climática nos últimos anos, o Brasil ganhou destaque no WPP 2025 pelas reportagens fotográficas das enchentes no Rio Grande do Sul, da brasileira Amanda Perobelli para a agência Reuters, e da violenta seca na Amazônia, do mexicano Musuk Nolte, para a agência Panos Pictures. O fotógrafo brasileiro Anselmo Cunha também foi premiado na categoria individual com uma foto do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, durante as inundações de maio de 2024. O #Colabora reproduz aqui 10 retratos da crise climática e ambiental, em diversas partes do mundo, premiadas no World Press Photo 2025, que recebeu 59.320 inscrições, enviadas por 3.778 fotógrafos, de 141 países.

Finalista da Foto do Ano do WPP 2025, imagem mostra rapaz no leito seco do Rio Solimões: retratos da crise climática na exposição World Press Photo que passa por quatro capitais (Foto: Musuk Nolte / Panos Pictures, Bertha Foundation / WPP 2025 / Divulgação – 04/10/2024)

1. Seca no Rio Amazonas (América do Sul) – Reportagem fotográfica, com cinco fotos em exibição na mostra, do mexicano Musuk Nolte retrata como a seca severa intensificada pelas mudanças climáticas levou o rio a ter os mais baixos níveis de água já registrados. A imagem acima – selecionada como finalista para Foto do Ano – mostra um jovem do Amazonas leva comida para a mãe, que vive na vila deManacapuru; a vila, antes acessível de barco, agora exige uma caminhada de dois quilômetros pelo leito seco do Rio Solimões.

Voluntários usam barcos para resgatar pessoasnpresas pela enchente em Canoas: imagens da tragédia climática no Rio Grande do Sul na exposição (Foto: Amanda M. Perobelli / Reuters / WPP 2025 / Divulgação – 05/05/2024)

2. As Piores Enchentes da História do Brasil (América do Sul) – Reportagem fotográfica, com quatro fotos na exposição, da brasileira Amanda M. Perobelli retrata a maior tragédia climática do Rio Grande do Sul, onde mais de 180 pessoas morreram e 600 mil foram obrigadas a deixar suas casas.

Avião abandonado na pista alagada do Aeroporto de Porto Alegre: crise climática em destaque na exposição World Press Photo 2025 (Foto: Anselmo Cunha / AFP / WPP 2025 / Divulgação – 20/05/2024)

3. Aeronave em Pista Inundada (América do Sul) – Foto do brasileiro Anselmo Cunha para a AFP foi premiada na categoria individual e mostra  um Boeing 727-200 abandonado e cercado por águas da enchente no Aeroporto Internacional Salgado Filho.

Morador da pequena East Palestine (Ohio, EUA) com proteção contra gases tóxicos: drama ambiental (Foto: Rebecca Kiger / Center for Contemporary Documentation / WPP 2025 / Divulgação – 07/08/2023)

4. Uma Cidade Fora dos Trilhos (América do Norte e Central) – Reportagem fotográfica, com quatro fotos na exposição, da estadunidense Rebecca Kiger, para o Center for Contemporary Documentation, do grupo TIME, mostra os reflexos tragédia ambiental em East Palestine, Ohio, uma pequena cidade com 4.700 habitantes, após o descarrilamento de um trem com substâncias tóxicas e cancerígenas.

Cidade de Ilagan alagada pelas fortes chuvas do
Tufão Toraji, norte das Filipinas: eventos extremos intensificados pela crise climática (Noel Celis / AP / WPP2025 / Divulgaão – 12/11/2024)

5. Quatro Tempestades, 12 Dias (Ásia-Pacífico e Oceania) – Reportagem fotográfica, com cinco fotos na exposição, do filipino Noel Celis, para a AP, retrata o rastro de destruição deixado pela tempestade tropical Trami, que foi seguida nos dias seguintes pelos tufões Yinxing,Toraji e Usagi, no norte das Filipinas: relatório aponta um aumento de 210% no número de tufões que atingiram o país desde 2012.

Macaco ataca funcionária de loja na Tailândia: programa de esterilização após mudança na rotina dos animais (Foto / Chalinee Thirasupa / Reuters / WPP 2025 / Divulgação – 03/02/2024)

6. Fim da Mania dos Macacos em Thai Town  (Ásia-Pacífico e Oceania) – Reportagem fotográfica da tailandesa Chalinee Thirasupa, com quatro fotos na WPP 2025, mostra o processo que levou macacos a passarem por um programa de esterilização em cidade da Tailândia: depois de anos sendo alimentados por turistas e mudando seus hábitos, os animais foram abandonados durante a pandemia e tornaram-se agressivos, atacando moradores, roubando comida e brigando entre si.

Gostando do conteúdo? Nossas notícias também podem chegar no seu e-mail.

Veja o que já enviamos
Trabalhadores a caminho da usina de níquel na Ilha de
Halmahera, na Indonésia: desmatamento, inundações e poluição do ar com avanço da mineração (Foto: Mas Agung Wilis Yudha Baskoro / The China Global South Project / WPP 2025 / Divulgação – 12/08/2024)

7. O Impacto da Mineração de Níquel na Ilha de Halmahera (Ásia-Pacífico e Oceania) – Fotografia premiada individualmente – de Mas Agung Wilis Yudha Baskoro, fotojornalista e documentarista da Indonésia – mostra trabalhadores a caminho a uma usina de fundição e processamento de níquel na Indonésia. Pesquisas indicam que o desmatamento causado pela mineração de níquel tem levado a enchentes mais longas e frequentes no país e a poluição provocada pela fundição na ilha provocou um aumento de um crescimento de 25 vezes nos casos de doenças respiratórias entre 2020 e 2023.

Pescadores no Labo Kiwu, na República Democrática do Congo: mudanças climáticas causam tempestades mais frequentes, o aquecimento das águas e a redução dos estoques de peixes (Aubin Mukoni / WPP 2025 / Divulgação – 20/03/2024)

8. O Lago Silenciou (África) – Reportagem fotográfica, com quatro fotos na exposição, do Aubin Mukoni, fotógrafo e videomaker da República Democrática do Congo, busca retratar o drama dos pescadores do Lago Kivu, na fronteira entre Ruanda e a RDC: mudanças climáticas trazem tempestades mais frequentes, o aquecimento das águas e a redução dos estoques de peixes; poluição por resíduos plásticos também ameaça o futuro desse ecossistema.

Moradores de Livingstone, no Zâmbia, assustados com a proximidade dos elefantes: 11 mortes provocadas pelos animais em 2024 após temporadas sem chuvas e invasão de habitats (Foto: Tommy Trenchard / Panos Pictures, NPR / WPP 2025 / Divulgação – 31/08/2024)

9. Encantadores de Elefantes (África) – Reportagem fotográfica do britânico radicado na África do Sul Tommy Trenchard para a Panos Pictures – com quatro fotos na WPP 2025 – mostra como seguidos períodos sem chuva e a invasão de áreas tradicionalmente utilizadas pelos elefantes vêm causando conflitos entre humanos e animais selvagens nos últimos anos em Livingstone, no sul de Zâmbia: em Em2024, ao menos onze pessoas foram mortas por elefantes na região.

Oscar Valporto

Oscar Valporto é carioca e jornalista – carioca de mar e bar, de samba e futebol; jornalista, desde 1981, no Jornal do Brasil, O Globo, O Dia, no Governo do Rio, no Viva Rio, no Comitê Olímpico Brasileiro. Voltou ao Rio, em 2016, após oito anos no Correio* (Salvador, Bahia), onde foi editor executivo e editor-chefe. Contribui com o #Colabora desde sua fundação e, desde 2019, é um dos editores do site onde também pública as crônicas #RioéRua, sobre suas andanças pela cidade

Newsletter do #Colabora

A ansiedade climática e a busca por informação te fizeram chegar até aqui? Receba nossa newsletter e siga por dentro de tudo sobre sustentabilidade e direitos humanos. É de graça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Sair da versão mobile