ODS 1
‘Circulando pelo Rio’: segundo episódio explora locais por onde a cidade nasceu
Fortaleza de São João, Outeiro da Glória e Largo do Boticário são alguns dos roteiros da websérie que embarca de transporte público pela cidade.
Você sabia que o Rio de Janeiro começou pelo mar e nasceu, como cidade, em meio a uma batalha entre portugueses e franceses pelo direito de colonizar a região? No segundo episódio de “Circulando pelo Rio”, nova websérie do #Colabora, Edu Carvalho te convida para embarcar e conhecer essa história, pelos resquícios dos momentos do surgimento da heroica cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro.
Temporada completa disponível: clique aqui e assista a todos os episódios
Episódio 2: Nasce a cidade
Confira os lugares que fazem parte da roteiro do 2º episódio:
Fortaleza de São João: está bem no ponto onde Estácio de Sá fundou a cidade, depois de desembarcar entre o Pão de Açúcar e o morro Cara de Cão. O local abriga a Praça da Fundação e as muralhas históricas dos redutos de São Martinho e São Diogo.
Gostando do conteúdo? Nossas notícias também podem chegar no seu e-mail.
Veja o que já enviamosMonumento a Estácio de Sá: a pirâmide instalada no Aterro do Flamengo foi criada por Lúcio Costa e inaugurada em 1973, próxima do lugar onde o fundador da cidade foi alvejado pela flecha envenenada de um indígena. Os restos mortais do militar português estão sob o monumento.
Aterro do Flamengo: um milhão e duzentos mil metros quadrados de muito verde, emoldurados pela Baía de Guanabara e montanhas icônicas, como o Pão de Açúcar. Tudo planejado pelo paisagista Burle Marx.
Outeiro da Glória: a Igreja da Imperial Irmandade de Nossa Senhora da Glória do Outeiro é a primeira em estilo barroco do Rio. Ganhou o exclusivo título de imperial dado por Dom Pedro II, em 1839.
Largo do Boticário: no fim de um beco, encontram-se casarões em estilo neocolonial. O lugar tem esse nome por causa de Joaquim Luís Souto, boticário próspero, que servia a família imperial, e em 1831 mudou-se para a região.
Rio Carioca: o acesso ao Largo do Boticário se dá justamente por uma pequena ponte sobre o rio Carioca. Teve grande importância nos primeiros anos da cidade, mesmo com apenas 4 quilômetros e meio de extensão.
“Circulando pelo Rio”: a websérie
“Circulando pelo Rio” é uma websérie em seis episódios que viaja pelos pontos turísticos e históricos do Rio de Janeiro de transporte público. O jornalista e apresentador Edu Carvalho é quem comanda o tour e faz o convite para você embarcar junto de carona: seja de metrô, ônibus, barca, VLT ou trem. Por trilhos, asfaltos ou até mesmo pela Baía de Guanabara. Além de ser bom para o bolso, faz bem para o meio ambiente. Com um bilhete eletrônico em mãos, são inúmeras as possibilidades de destinos. Clique aqui e assista a todos os episódios.
A websérie “Circulando pelo Rio” tem patrocínio da RioCard Mais e da Prefeitura do Rio de Janeiro/Secretaria de Cultura. A coordenação-geral é da Valquíria Daher e a direção-geral de Yuri Alves Fernandes. Aydano André Motta e Walmor Pamplona são os roteiristas e Oscar Valporto o responsável pela pesquisa. A produção é da Vintepoucos, com Giulia da Graça e Gab Meinberg na direção de fotografia.
Ficha Técnica: Circulando pelo Rio
Coordenação-Geral: Valquíria Daher
Direção-Geral: Yuri Alves Fernandes
Apresentador: Edu Carvalho
Roteiro: Aydano André Motta e Walmor Pamplona
Pesquisa: Oscar Valporto
Produtora: Vintepoucos Produtora de Vídeo
Produção: Giulia da Graça
Assistente de Produção: João Lucas Medeiros
Diretor de Fotografia: Gab Meinberg
Operador de Câmera e Drone: Vinicius Meirelles e Lucas Lussac
Assistente de Câmera: Rai do Vale
Técnico de Som: Felipe Gali e Pedro Morares
Making Of: Guilherme Maia
Montagem e Edição: Giulia da Graça e Rafaela Barreto
Assistente de Edição: Rafaela Barreto
Identidade Visual: Helo Obrecht
Motion: André Helal
Finalização: Gab Meinberg
Assistente de Administração: Bianca Calcagni
Gestão Financeira: Elizabeth Clemente
Mídias Sociais: Allana Gama e Pablo Candeia
Intérprete de libras: Rubem Fernandes
Motorista: Maurício Francisco dos Santos
Realização: #Colabora – Jornalismo Sustentável
Patrocínio: RioCard Mais e Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura.
Texto produzido pelos jornalistas da redação do #Colabora, um portal de notícias independente que aposta numa visão de sustentabilidade muito além do meio ambiente.