Cinco destinos no planeta água

Terra Molhada: histórias de brasileiros que trabalham para preservar o bem mais valioso da Terra

Histórias de brasileiros que trabalham para preservar o bem mais valioso da Terra

Por Jefferson Lessa | Conteúdo de marca • Publicada em 17 de agosto de 2018 - 20:48 • Atualizada em 18 de março de 2020 - 17:15

Terra Molhada: histórias de brasileiros que trabalham para preservar o bem mais valioso da Terra

(Reportagem publicada originalmente no Coca-Cola Journey

Cinco pessoas. Cinco histórias de vida, de transformação, de doação. Cinco habitantes de cinco estados brasileiros localizados nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste. O que todos têm em comum? Água. Melhor: o lento processo de conscientização para a urgência de se tomar medidas para evitar seu desaparecimento num futuro próximo. Com idades entre 40 e 54 anos, essas pessoas passaram por processos de descoberta que modificaram suas vidas e a das comunidades à sua volta. Mais que apenas acumular saberes de ordem prática, percorreram os caminhos nem sempre tranquilos da autodescoberta.

Assim aprenderam a valorizar o bem mais precioso da Terra e compreenderam a necessidade de passar adiante seus conhecimentos. A cada dia, aumentam a comunidade de gente consciente da importância da sustentabilidade. Não a sustentabilidade abstrata, a palavra usada em discursos vazios que se dissolvem no vácuo. Não. Esses cidadãos tomaram para si a tarefa de defender a vida, a sua, a dos seus e a de seres humanos que jamais conhecerão. Ao assumir esta responsabilidade, defendem o planeta. E tornam-se líderes. Cada um deles foi relacionado a um elemento essencial para a existência da água: floresta, nuvem, chuva, nascente e rio. E todos estão na série de documentários “Terra molhada”, que conta um pouco sobre projetos de parceiros da Coca-Cola Brasil. Quer conhecer suas histórias? Vamos lá.

De madeireiro a protetor da floresta amazônica: conheça a história de um líder comunitário

Cinco destinos no planeta água: histórias de brasileiros que trabalham para preservar o bem mais valioso da Terra
Roberto Brito de Mendonça abandonou a atividade de madeireiro e, hoje, luta pela preservação das matas que cercam a comunidade Tumbira, à beira do Rio Negro, no Amazonas. (Foto: Gabriel Ghidalevich/Conspiração Filmes)

Com vida marcada pela falta d’água, morador do interior do Ceará hoje ajuda a gerir sistema de abastecimento hídrico

Com vida marcada pela escassez de água, Miguel Silveira Neto é, hoje, operador de água do Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar). (Foto: Gabriel Ghidalevich/Conspiração Filmes)

Tecnologia é aliada do uso consciente da água em lavoura no Espírito Santo

Há 25 anos, Valfredo Luiz, o Neco, planta goiaba no terreno que pertence a sua família há mais de cem anos em Tancredo, no Espírito Santo (Foto: Gabriel Ghidalevich/Conspiração Filmes)

Agrônomo ensina crianças no sertão da Bahia a plantarem mudas de árvores e a valorizarem a natureza

Nativo de Bom Jesus da Lapa, onde vive e trabalha, o agrônomo Ricardo Garcia da Silva valoriza profundamente a educação. ‘A educação transforma quando você a relaciona com o seu viver, com a realidade’ (Foto: Gabriel Ghidalevich/Conspiração Filmes)

Agente comunitário batalha há 30 anos contra doenças e desinformação no Pará

Djalma Moreira Lima trabalha há pouco mais de três décadas com o projeto Saúde e Alegria, no Pará. (Crédito: Gabriel Ghidalevich/Conspiração Filmes)

Clique para ver todos os episódios do documentário “Terra molhada”

[g1_divider] [/g1_divider]

COCA-COLA BRASIL

 

[g1_posts type=”custom” template=”grid_1of3″ columns=”3″ masonry=”none” image_variant=”fluid” view=”standard” autoplay=”none” nav=”arrows_coins” filters=”categories,tags” load_more=”none” hide=”author,comments_link,summary,categories,tags,more_button” offset=”3″ entry_ids=”27971,27954,27876″] [/g1_posts] [/g1_2of3] [/g1_row]
Jefferson Lessa

É jornalista formado pela PUC Rio e moldado pelas cidades que conheceu. No começo dos anos 1990, trabalhou na Revista Domingo, do Jornal do Brasil. Foi crítico de cinema e teatro em O Globo, onde escreveu por doze anos a coluna Pé-Limpo, sobre bares “arrumadinhos”, no caderno Rio Show. Trabalhou na revista Veja Rio e nos canais Telecine. É um ser essencialmente urbano. Carioca, ama a cidade onde nasceu, mas quando é preciso falar sério sobre o Rio não passa a mão na cabeça nem dá colher de chá.

Newsletter do #Colabora

Um jeito diferente de ver e analisar as notícias da semana, além dos conteúdos dos colunistas e reportagens especiais. A gente vai até você. De graça, no seu e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Sair da versão mobile