“Se enxergamos que estamos passando por uma transformação, precisamos admitir que nosso sonho coletivo de mundo e a inserção da humanidade na biosfera terão que se dar de outra maneira. Nós podemos habitar este planeta, mas deverá ser de outro jeito. Senão, seria como se alguém quisesse ir ao pico do Himalaia, mas pretendesse levar junto sua casa, a geladeira, o cachorro, o papagaio, a bicicleta”, diz Ailton Krenak em um dos textos de A vida não é útil (Companhia das Letras). Ativista socioambiental, líder indígena e um dos mais influentes pensadores da atualidade, Krenak abrirá o Maps Fórum 2021. Com o tema Regeneração Já! Um passo além da Sustentabilidade, o evento virtual será realizado de 14 a 16 de setembro.
As inscrições estão abertas e os ingressos custam R$ 50. O fórum não tem fins lucrativos: a renda arrecadada será destinada a ações socioambientais de base comunitária da Maps pelo Projeto Colmeia, no Sul da Bahia. A Maps e o Projeto Colmeia ficam em Santo André, vilarejo com pouco mais de 800 habitantes em uma Área de Proteção Ambiental, a APA de Santo Antônio, que se estende por 23 mil hectares no litoral baiano entre Santa Cruz Cabrália e Belmonte. O #Colabora é um dos patrocinadores do Maps Fórum 2021.
Ingressos: Faça aqui a sua inscrição para assistir ao Maps Fórum 2021
Como será a abertura do evento
Criado por Carla Mott Ancona, fundadora e coordenadora geral da Maps e do Projeto Colmeia, o fórum vai apresentar histórias de práticas regenerativas de escritores, pensadores e pesquisadores que, com suas iniciativas, deixam um impacto positivo no Brasil. A abertura do evento, em 14 de setembro, às 19h, tem como tema Interser, um conceito do budismo que fala sobre a interdependência de todos os seres do universo. O fórum vai mostrar como a reconexão do ser humano com a natureza é fundamental para termos um mundo mais justo.
“Interser fala de todos os seres, como montanhas, rios, animais e pessoas, trazendo uma nova visão de mundo, com tudo interconectado e interdependente. O planeta não está aqui para nos servir. Para a primeira noite de um fórum sobre regeneração vamos trazer pessoas que falam lindamente sobre o lugar do ser humano na Terra. Como o Krenak, que é uma referência no tema”, diz Carla.
[g1_quote author_name=”Ailton Krenak” author_description=””A vida não é útil” author_description_format=”%link%” align=”left” size=”s” style=”simple” template=”01″]Precisamos admitir que nosso sonho coletivo de mundo e a inserção da humanidade na biosfera terão que se dar de outra maneira. Nós podemos habitar este planeta, mas deverá ser de outro jeito
[/g1_quote]Ideias para adiar o fim do mundo, livro de Krenak lançado em 2019, já vendeu mais de 50 mil cópias no Brasil e foi traduzido em cinco idiomas. Já A vida não é útil reúne cinco textos, todos adaptados de palestras e entrevistas entre 2017 e 2020. Um deles, O amanhã não está à venda, foi lançado em e-book e está disponível gratuitamente no site da Maps.
Biblioteca Maps: Baixe gratuitamente o texto “O amanhã não está à venda”, de Ailton Krenak
Quem mais vai falar na primeira noite
Depois do início com Ailton Krenak, a noite do Interser terá um painel aberto para perguntas de quem estiver assistindo ao evento. A mesa virtual reunirá a Monja Waho, conhecida por promover encontros de meditação em espaços públicos nas ruas de São Paulo, como praças e saídas do metrô; Emmanuel Khodja, coordenador da Gaia Education no Brasil e fundador em 2007 da ecovila Terra Una, na Serra da Mantiqueira, em Minas Gerais, e o engenheiro agrônomo Walter Steenbock, autor de Agroflorestando o mundo do facão ao trator e do novo A arte de guardar o sol: padrões da natureza na reconexão entre florestas, cultivos e gentes (Bambual Editora). Analista do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Walter é pesquisador de sistemas agroflorestais e trabalha com recuperação de ecossistemas e com regeneração para produção de alimentos.
Carla explica por que escolheu cada um deles: “A Monja Waho é zen-budista, já coordenou retiros de meditação na rua, como no vão do Museu de Arte de São Paulo, o Masp, e o budismo traz uma visão do ser humano em nível de igualdade com todos os seres. O Manu criou uma das primeiras ecovilas do Brasil e é coordenador do Gaia Education Brasil, referência mundial na formação de líderes para design em sustentabilidade, e o Walter fala sobre a pedagogia da reconexão, os padrões da natureza. Aqui em Santo André, por exemplo, as pessoas têm a crença que não adianta plantar porque as coisas não nascem. No mercadinho da vila não há frutas daqui. Vem tudo do Espírito Santo, que tem a mesma Mata Atlântica e o mesmo clima. Estou plantando, faço serrapilheira e compostagem, tenho minhocário. Interser é recuperar e reposicionar o ser humano no papel de filho da terra.”
Maps Fórum 2021: Veja a programação completa
Conheça os palestrantes de 15 e 16 de setembro
O evento organizado por Carla Mott Ancona está em sua segunda edição virtual. O tema da segunda noite, 15 de setembro, é Comunidades e empresas que regeneram. Tania Cosentino, presidente da Microsoft Brasil, fará a apresentação inicial. O painel, sempre com tempo para perguntas, terá a participação de Lia Andrade, líder da comunidade Vila Nova Esperança, na Zona Oeste de São Paulo, uma das favelas mais verdes do Brasil; do especialista em energias renováveis Fabio Beneduce, coordenador do Instituto Tecnológico e Vocacional Avançado (Iteva), do Ceará, e do jornalista Rodrigo Cunha, do Humano de Negócios.
A última noite, em 16 de setembro, com o tema Regeneração já!, começará com José Rebello, criador do Centro de Pesquisa em Agricultura Sintrópica (Cepeas) e autor junto com Daniela Sakamoto do livro Agricultura sintrópica segundo Ernst Götsch. Em seguida, o painel será dedicado a Santo André, sede da Maps e do fórum. Serão detalhadas as iniciativas socioambientais do Projeto Colmeia, da Maps, e apresentados o novo Projeto Arimuguê, de agricultura familiar/regenerativa e meliponicultura; o Projeto Maré, de proteção às tartarugas-marinhas, e a Amasa, a Associação de Moradores e Amigos de Santo André. A mediação será da jornalista Lea Penteado, moradora da região, com apresentação do permacultor Bento Cruz.
Atualização: Todas as 14 palestras do Maps Fórum 2021 estão disponíveis no canal do YouTube da Maps Eco.