Com a ação nociva dos seres humanos sobre o meio ambiente cada vez mais evidente, como deixou claro o novo relatório apresentado pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC na sigla em inglês), práticas apenas sustentáveis já não são mais suficientes para preservar o planeta. É preciso ir além para tornar a Terra um lugar melhor, colaborando com as comunidades locais e recuperando o meio ambiente, agindo localmente e pensando globalmente para termos um mundo mais justo e saudável para todos. Regeneração já! Um passo além da sustentabilidade é o tema do Maps Fórum 2021, que será realizado em setembro na Área de Proteção Ambiental (APA) de Santo Antônio, em Santo André, Bahia.
Você, sua comunidade ou sua empresa se interessam por sustentabilidade, mas ainda não sabem o que significam práticas regenerativas? O Maps Fórum 2021 será uma oportunidade de conhecer conceitos e pessoas que, com suas atividades diárias, têm impacto positivo no planeta. Já estão familiarizados com os propósitos regenerativos e querem pôr em prática? O Maps Fórum 2021 apresentará durante três dias (14 a 16 de setembro) ações bem-sucedidas de sustentabilidade e regeneração para inspirar e trazer ideias de práticas regenerativas de modo que cada indivíduo, comunidade ou empresa possa fazer a sua parte. As inscrições para o evento já estão abertas e os ingressos custam R$ 50. O fórum não tem fins lucrativos. A renda será destinada às iniciativas socioambientais de base comunitária da Maps através do Projeto Colmeia, no Sul da Bahia. O #Colabora é um dos patrocinadores do evento.
Como será o Maps Fórum 2021
Organizado por Carla Mott Ancona, CEO da Maps, o evento sobre sustentabilidade e regeneração está em sua segunda edição virtual. O Maps Fórum 2021 será realizado nos dias 14, 15 e 16 de setembro, sempre a partir das 19h. Com palestrantes como o socioambientalista Ailton Krenak e Tania Cosentino, presidente da Microsoft Brasil, o evento vai discutir regeneração no sentido amplo: o que cada indivíduo, comunidade ou empresa, seja no local onde está estabelecido ou em outro, afinal o mundo é um só, pode fazer para tornar o planeta um lugar melhor para todos.
Sede da Maps e local das ações socioambientais do Projeto Colmeia, Santo André é um vilarejo de pouco mais de 800 habitantes no Sul da Bahia. Fica na APA de Santo Antônio, que se estende por 23 mil hectares no litoral entre os municípios de Santa Cruz Cabrália e Belmonte, entre os rios João de Tiba e Jequitinhonha. Santo André está a cerca de 30km do Aeroporto de Porto Seguro. São vários os ecossistemas na região, incluindo Mata Atlântica, restingas, manguezais, além de área de desova de tartarugas-marinhas.
Regeneração já! Um passo além da sustentabilidade: Veja a programação completa do Maps Fórum 2021
Conheça os palestrantes do Fórum 2021
O evento começa dia 14 de setembro, uma terça-feira, com o tema Interser, conceito do budismo que fala sobre a interdependência de todos os seres do universo, os vivos, as pedras, as montanhas. Quem dá início à noite é Ailton Krenak, líder indígena, ativista socioambiental e autor de livros como Ideias para adiar o fim do mundo e A vida não é útil, ambos da Companhia das Letras. Em seguida, um painel aberto para perguntas reúne Emmanuel Khodja, coordenador da Gaia Education Brasil e fundador da Terra Una, uma das primeiras ecovilas brasileiras; Monja Waho, e Walter Steenbock, autor de Agroflorestando o mundo do facão ao trator.
O tema do segundo dia, 15 de setembro, é Comunidades e empresas que regeneram. Tania Cosentino, presidente da Microsoft Brasil, abre esta noite. O painel, sempre com tempo para perguntas do público, terá a participação de Lia Andrade, da comunidade Vila Nova Esperança, na Zona Oeste de São Paulo, considerada uma das favelas mais verdes do Brasil; de Fabio Beneduce, coordenador do Instituto Tecnológico e Vocacional Avançado (Iteva), do Ceará, e do jornalista Rodrigo Cunha, do Humano de Negócios.
A última noite, em 16 de setembro, com o tema Regeneração Já!, tem início com José Rebello, fundador do Centro de Pesquisa em Agricultura Sintrópica (Cepeas) e autor junto com Daniela Sakamoto do livro Agricultura sintrópica segundo Ernst Götsch (a agricultura sintrópica é a que cultiva alimentos preservando as características naturais da região). Com mediação da jornalista Lea Penteado e apresentação do permacultor Bento Cruz, o painel detalhará as iniciativas socioambientais do Projeto Colmeia, da Maps e apresentará o recém-criado Projeto Arimuguê, iniciativa de agricultura e apicultura em Santo André.
A Maps e o Projeto Colmeia
O Fórum Maps 2021 e o Projeto Colmeia são duas iniciativas de Carla Mott Ancona, que criou a Maps no final de 2019. Depois de três décadas de carreira no setor de viagens, principalmente na área de incentivos, Carla mudou totalmente de vida. Trocou o Alto de Pinheiros, em São Paulo, por uma chácara em Santo André, na APA Santo Antônio. É ali que o Projeto Colmeia vai começando a tomar forma. E o fórum é um cartão de visitas.
“O Projeto Colmeia mostra na prática todas as iniciativas sobre as quais estamos falando no Maps Fórum e que podem ser replicadas em outras comunidades. Santo André fica dentro de uma área de preservação ambiental. A ideia é que o vilarejo continue do seu jeito, e receba um público que está procurando isso, que busca atividades regenerativas”, diz Carla.
A Maps surgiu a partir de dois fatores: a certeza de que a atividade humana deve levar em conta a preservação da natureza, e a percepção de que empresas precisam implementar processos que aliem ganhos a práticas sustentáveis e regenerativas, alinhadas aos 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da Organização das Nações Unidas (ONU).
“Quando saí do turismo convencional comecei a conversar com meus pares, e fui me dando conta que as pessoas sabiam muito pouco sobre turismo sustentável, nunca tinham ouvido falar nos ODS da ONU. Precisamos virar essa chave. Turismo é uma ferramenta incrível, tem capilaridade, processos e operações estabelecidas no mundo todo. Em vez de ter uma operação que degenera, tem que ter uma que regenera. Dá para fazer turismo de outro jeito, de um modo que as pessoas contribuam com as suas ações para o planeta”, pontua Carla.
Atualização: Todas as 14 palestras do Maps Fórum 2021 estão disponíveis no canal do YouTube da Maps Eco.
Como foi o Maps Fórum 2020
Quer saber mais sobre sustentabilidade no turismo e na área de eventos? Os painéis do fórum do ano passado abordaram temas como economia circular e turismo de base comunitária e estão disponíveis no site da Maps. O evento teve palestrantes das Nações Unidas e das principais entidades do turismo brasileiro, como a Braztoa. A renda foi revertida para a comunidade indígena Xikrin, que também participou do fórum. Ao todo, foram 31 palestrantes de cinco países, em oito painéis com um total de 12 horas de duração.