“O refugiado ambiental está sendo cuspido da Terra. Não é uma pessoa que está indo para outro lugar procurar emprego. Gaia está cuspindo seus filhos, nunca pensei que fosse ver isso”. A fala que leva à reflexão e inspira, do líder indígena, ativista socioambiental e pensador Ailton Krenak deu início em 14 de setembro ao Maps Fórum 2021. Com o tema “Regeneração já! Um passo além da sustentabilidade”, o evento online apresenta ideias e práticas regenerativas que podem tornar o mundo um lugar melhor.
Tania Cosentino, presidente da Microsoft Brasil e reconhecida internacionalmente por seu trabalho nas áreas de eficiência energética e de transformação digital, abre a segunda noite (15-9). O Maps Fórum vai até 16 de setembro, sempre às 19h. Os ingressos custam R$ 50 e o evento não tem fins lucrativos. A renda arrecadada será destinada a iniciativas do Projeto Colmeia, braço socioambiental e de turismo regenerativo da Maps. O #Colabora é um dos patrocinadores do fórum.
Ingressos: Para participar do Maps Fórum 2021
A programação do Maps Fórum 2021
O tema da segunda noite é Comunidades e empresas que regeneram. Além de Tania Cosentino, participam Lia Andrade, da Vila Nova Esperança, de São Paulo, favela verde com hortas comunitárias; Fabio Beneduce, especialista em energias renováveis e coordenador do Instituto Tecnológico e Vocacional Avançado (Iteva), do Ceará, de capacitação de pessoas em situação de vulnerabilidade social, e o jornalista Rodrigo Cunha, embaixador do TED e autor de Humanos de Negócios.
O encerramento (16-9) tem como mote Regeneração já! A noite começa com José Fernando Rebello, fundador do Centro de Pesquisa em Agricultura Sintrópica (Cepeas) e autor com Daniela Sakamoto de Agriculta sintrópica segundo Ernst Götsch (a agricultura sintrópica cultiva alimentos preservando as características naturais da região). Em seguida, serão apresentadas ações da vila de Santo André, no Sul da Bahia, como as ações socioambientais e de turismo regenerativo do Projeto Colmeia, da Maps; o também novo Projeto Arimuguê, de agricultura familiar e meliponicultora, e o Projeto Maré, de proteção às tartarugas-marinhas.
Regeneração já! Um passo além da sustentabilidade: a programação completa do Maps Fórum 2021
Como foi a abertura do Maps Fórum 2021
Cada um de nós sabe qual o seu papel no planeta? O tema da primeira noite foi Interser, conceito budista sobre a interdependência dos seres do universo. “A palavra regeneração fala de um potencial, de uma força para recompor. Nós, seres humanos, também guardamos em nós o potencial de regeneração”, destacou a monja zen-budista Waho. A noite teve ainda a participação do engenheiro agrônomo e escritor Walter Steenbock, autor do recém-lançado A arte de guardar o sol (Bambual Editora), que falou sobre agroflorestas e a produção de alimentos, a atividade mais ancestral do homem, e de Emmanuel Khodja, coordenador da Gaia Education no Brasil, que incentiva a sustentabilidade pela educação.
[g1_quote author_name=”Ailton Krenak” author_description=”líder indígena, ativista socioambiental e pensador” author_description_format=”%Estamos cortando pedaços da Terra como se fosse um bolo, que vamos comendo até acabar. Mas quando cortamos um pedaço da Terra, cortamos em nós mesmos
[/g1_quote]Como disse Krenak na abertura: “A vida não acontece fora da gente. Ela nos atravessa como interser. Fomos induzidos a acreditar que existe um corpo humano que se move pelo planeta com autonomia. Estamos vivendo uma experiência nova no planeta. O organismo da Terra está reagindo à nossa presença como se fossemos um organismo estranho. Já há paisagens disformes causadas pela atividade humana no planeta. Estamos cortando pedaços da Terra como se fosse um bolo, que vamos comendo até acabar. Mas quando cortamos um pedaço da Terra, cortamos em nós mesmos. Toda a vida que está em mim, ontem já esteve em outro ser ontem, e amanhã estará em outro. Essa montanha sou eu. Essa pedra sou eu. Esse rio sou eu.”
O fórum é organizado pela Maps, empresa sediada no vilarejo baiano de Santo André. Tanto a Maps quanto o Colmeia são projetos de Carla Mott Ancona, que tem longa carreira no setor de viagens de incentivo. Carla “virou a chave” e se mudou de São Paulo para Santo André, a cerca de 30 km de Porto Seguro, para se dedicar a ações regenerativas. Santo André faz parte da Área de Proteção Ambiental (APA) de Santo Antônio. A região é área de desova de tartarugas-marinhas e tem ecossistemas como restingas, manguezais e Mata Atlântica.
Atualização: Todas as 14 palestras do Maps Fórum 2021 estão disponíveis no canal do YouTube da Maps Eco.