O mundo está mudando. Se você quiser saber quais são os novos padrões dessa mudança, é hora de se inscrever no Maps Fórum 2021. Com o tema Regeneração já! Um passo além da sustentabilidade, o evento online de 14 a 16 de setembro mostrará práticas sustentáveis e regenerativas de pessoas, comunidades e empresas. Economia alternativa, empreendedorismo social e gestão colaborativa são alguns dos assuntos que serão tratados ao longo de três noites. O fórum não tem fins lucrativos e o #Colabora é um dos apoiadores do evento. Quem participar estará também contribuindo para projetos de agroecologia e de turismo regenerativo na Área de Proteção Ambiental de Santo Antônio, na vila de Santo André, Sul da Bahia. O vilarejo tem cerca de 800 habitantes e faz parte de Santa Cruz Cabrália. Os ingressos custam R$ 50, valor que pode ser parcelado, e estão à venda na plataforma Sympla.
Ingressos: Faça aqui a sua inscrição para assistir ao Maps Fórum 2021
Durante o Maps Fórum 2021, os participantes terão oportunidade de conhecer e, também, de conversar com pessoas que, com suas práticas sustentáveis e regenerativas, estão causando um impacto positivo na vida de outras pessoas e no planeta. Quem estiver assistindo aos painéis poderá fazer perguntas. O evento começa em 14 de setembro com o tema Interser, conceito do budismo que fala sobre a interconexão e interdependência de todos os seres. A noite terá início às 19h com uma apresentação do ativista socioambiental, líder indígena e pensador Ailton Krenak. Das 20h às 21h15, o primeiro painel reunirá Emmanuel Khodja, coordenador da Gaia Education Brasil, que incentiva a sustentabilidade pela educação; a monja zen-budista Waho, e o engenheiro agrônomo e escritor Walter Steenbock.
Saiba mais sobre a primeira noite do evento e os palestrantes

Tania Cosentino, da Microsoft, é uma das palestrantes do fórum sobre regeneração
Aa segunda noite, 15 de setembro, tem como tema Comunidades e empresas que regeneram e começa com Tania Cosentino, presidente da Microsoft Brasil. Tania tem reconhecimento internacional por seu trabalho na área de sustentabilidade, principalmente em questões relacionadas à eficiência energética e à transformação digital, e recebeu o prêmio Liderança Feminina do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (Cebeds).
Em seguida, o painel do Maps Fórum terá a participação de Lia Andrade, líder comunitária da Vila Nova Esperança, de São Paulo, considerada a primeira favela verde do Brasil, com hortas comunitárias e recuperação de áreas desmatadas, e onde moram mais de 500 famílias; o físico Fabio Beneduce, especialista em energias renováveis e coordenador do Instituto Tecnológico Vocacional Avançado (Iteva), organização sem fins lucrativos em Aquiraz, no Ceará, voltada para capacitação técnica de jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social, falará sobre as ações educacionais e de empreendedorismo social do Iteva, e Rodrigo Cunha, embaixador do TED no Brasil e autor do livro Humanos de negócios.
“Tania é uma mulher premiada pelas Nações Unidas na América do Sul. É muito importante ter no Maps Fórum alguém do universo empresarial para ‘levar a palavra’. As pessoas precisam saber que existe empreendedorismo social, que nem todo mundo pensa apenas no lucro. Já Lia mora em uma comunidade dentro de uma área de proteção ambiental. As famílias seriam despejadas, mas Lia virou o jogo e hoje essa é uma das favelas mais verdes do país. Seja na Microsoft ou na favela, a sua atividade pode ser regeneradora”, diz Carla Mott Ancona, fundadora da Maps e do Projeto Colmeia e organizadora do Maps Fórum 2021.
Saiba mais: A programação completa do fórum Regeneração já! Um passo além da sustentabilidade
Abelhas e tartarugas-marinhas estão entre os projetos de regeneração da vila de Santo André
O Maps Fórum 2021 termina em 16 de setembro com o tema Regeneração já! Com apresentação do antropólogo e permacultor Bento Cruz, da equipe da Maps, a abertura será com José Fernando Rebello, fundador do Centro de Pesquisa em Agricultura Sintrópica (Cepeas), que falará sobre o impacto positivo do plantio responsável, já que a agricultura sintrópica é a que cultiva alimentos preservando as características de cada região.
O último painel do evento mostrará ações sustentáveis e regenerativas da vila de Santo André: Carla Mott Ancona falará sobre o Projeto Colmeia, que reúne iniciativas socioambientais, incluindo o turismo regenerativo; o agrônomo e especialista em fitopatologia Jean-Philippe Marelli apresentará o novíssimo Projeto Arimuguê, que promove a agroecologia e está implantando na região de Santa Cruz Cabrália uma iniciativa de meliponicultura (criação de abelhas nativas sem ferrão para a produção de mel), e a ambientalista Monica Paoletti contará a história do Projeto Maré, que atua na proteção das tartarugas-marinhas que desovam na praia de Santo André e na vegetação de restinga. A ONG foi fundada em parceria com o biólogo Odair Schneider e Vevé Freitas.
O debate terá ainda a participação de Jânio Alcântara, da Associação de Moradores e Amigos de Santo André (Amasa). A mediação será de Lea Penteado, vice-presidente do Conselho de Turismo de Santa Cruz Cabrália e jornalista que há mais de uma década trocou o Rio de Janeiro por Santo André. A ideia é que os modelos do que é feito em Santo André sirvam de inspiração e possam ser replicados em outras comunidades pelo Brasil.
A Maps é uma agência de projetos sustentáveis e consultoria dirigida por Carla Mott Ancona, psicóloga que trabalhou por mais de 30 anos no setor de turismo, até se mudar de São Paulo para uma chácara à beira-mar em Santo André. Atualmente Carla cursa pós-graduação em design para sustentabilidade. Os projetos incluem cursos, oficinas de capacitação e treinamentos, iniciativas socioambientais e turismo regenerativo.
Atualização: Todas as 14 palestras do Maps Fórum 2021 estão disponíveis no canal do YouTube da Maps Eco.
Como foi o Maps Fórum 2020
Quer saber mais sobre desenvolvimento sustentável nos setores de viagens e eventos? Em 2020, os painéis do Maps Fórum trataram de assuntos como turismo de base comunitária e economia circular, com 31 palestrantes de cinco países. Foram oito painéis com um total de 12 horas de duração. Todo o evento está disponível gratuitamente no site da Maps.