ODS 1
Coronavírus volta a se espalhar na Espanha e novas restrições são impostas à população
Com fronteiras abertas, país bate recorde de novos casos desde o fim do confinamento. Jornalista Rosane Marinho informa mais detalhes: ‘Uma grande contradição’.
Pouco mais de um mês após o fim do estado de emergência, a Espanha voltou a registrar um aumento no número de casos de coronavírus, com surtos em todas as regiões – em diferentes proporções. Na última quinta, 23, foram quase 1 mil novos contágios: recorde desde o fim do confinamento. Em junho, o número havia caído a menos de 250 positivos por dia. O incremento é preocupante e algumas medidas de restrições foram restabelecidas.
Clique para acompanhar a cobertura completa do #Colabora sobre a pandemia do coronavírus
A jornalista Rosane Marinho vive em Zaragoza, no nordeste do país. Por lá, foi preciso retroceder à fase II no plano de reabertura. Máscaras que eram obrigatórias somente em lugares fechados e transporte público, agora são exigidas em todos os espaços públicos. Para Rosane, o cenário é de grande contradição. Com as fronteiras abertas para países vizinhos desde o início de julho, as praias estão cheias de turistas. Enquanto isso, parte da própria população volta a encarar limitações mais rigorosas.
“Pede-se responsabilidade da população e, ao mesmo tempo, você abre a fronteira para o turismo. Essa abertura vai permitir que os números de casos de coronavírus voltem a subir”, acredita a jornalista. Confira mais detalhes no novo episódio de “Mundo em Quarentena – o novo normal”.
Gostando do conteúdo? Nossas notícias também podem chegar no seu e-mail.
Veja o que já enviamosÉ jornalista, carioca, e há dez anos vive em Zaragoza, na Espanha. No Rio, trabalhou como fotógrafa na sucursal da Folha de S. Paulo e no Jornal do Brasil. Foi correspondente d'O Globo no Recife. Na Espanha, é professora de fotografia digital e trabalha como jornalista freelance. Casada, é mãe de dois pequenos hispano-brasileiros.