Virada sustentável com 400 atividades

Evento no Rio de Janeiro terá programação de 30 bairros na capital e mais cinco cidades da Região Metropolitana,

Por Carolina Moura | ODS 17 • Publicada em 25 de setembro de 2019 - 19:51 • Atualizada em 25 de setembro de 2019 - 19:58

Como no ano passado, jovens ambientalistas vão liderar passeio de caiaque pela Baía de Guanabara saindo da praia da Urca (Foto: Divulgação)
Como no ano passado, jovens ambientalistas vão liderar passeio de caiaque pela Baía de Guanabara saindo da praia da Urca (Foto: Divulgação)
Como no ano passado, jovens ambientalistas vão liderar passeio de caiaque pela Baía de Guanabara saindo da praia da Urca (Foto: Divulgação)

Mais de 400 atividades abertas ao público em 30 bairros de seis cidades diferentes: assim será a terceira edição da Virada Sustentável no Rio de Janeiro, que acontecerá entre 17 e 20 de outubro. “O diferencial deste ano é essa maior territorialização. Isso vai diferenciar a Virada do Rio, inclusive, de outros festivais que não conseguem ter essa capilaridade. Nós não atuamos apenas como festival, mas como rede de mobilização de sustentabilidade”, disse Renato Saraiva, responsável pela organização do evento. durante o lançamento, nesta quarta (25/09) na Casa Firjan, em Botafogo.

LEIA MAIS: Dez passos para o desenvolvimento sustentável do Rio

LEIA MAIS: Xampu sólido: alternativa sustentável para o banho

Gostando do conteúdo? Nossas notícias também podem chegar no seu e-mail.

Veja o que já enviamos

[g1_quote author_name=”Renato Saraiva” author_description=”Integrante da Comissão Organizadora da Virada Sustentável” author_description_format=”%link%” align=”left” size=”s” style=”simple” template=”01″]

O diferencial deste ano é essa maior territorialização. Isso vai diferenciar a Virada do Rio, inclusive, de outros festivais que não conseguem ter essa capilaridade. Nós não atuamos apenas como festival, mas como rede de mobilização de sustentabilidade

[/g1_quote]

O foco dos organizadores foi espalhar as atividades para que não fique concentrado apenas no Centro e na Zona Sul. Além de atividades nas Zonas Norte e Oeste da cidade, a Virada Sustentável levará sua programação também a Duque de Caxias, São Gonçalo, Nova Iguaçu, São João de Meriti e Niterói. “Nós reunimos diversos agentes socioculturais espalhados por todos os territórios para iluminar o que já fazem nesses lugares. Então, além dos espaços principais como a Casa Firjan, Circo Voador, Parque Lage e Pão de Açúcar, e a maior parte, o que mais nos satisfaz, é essa diversidade de lugares, são mais de 60”, explicou Saraiva.

Crianças na 2ª edição da Virada Sustentável: programação infantil em 2019 inclui contadores de histórias, oficinas, espetáculos de música e teatro e brincadeiras (Foto: Divulgação)
Crianças na 2ª edição da Virada Sustentável: programação infantil em 2019 inclui contadores de histórias, oficinas, espetáculos de música e teatro e brincadeiras (Foto: Divulgação)

O evento é orientado pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). A ideia da Virada Sustentável é pensar coletivamente em como melhorar o mundo e o que pode ser feito para que seja um lugar melhor até 2030 e é para todas as idades. Além dos adultos, crianças também vão ser contempladas com uma programação só para elas: brincadeiras, circo, contadores de história, música e oficinas.

As atividades começam no dia 17 de outubro, uma quinta-feira, e vão até o domingo, dia 20 de outubro. Vai ter meditação, por exemplo, no Pão de Açúcar, yoga no Parque Lage, rodas de conversas na Casa Firjan, em Botafogo; o Sesc da Tijuca também terá atividades diárias. A programação completa está no site da Virada Sustentável (www.viradasustentavel.org.br) – que estará sendo atualizada diariamente até o evento. É tudo de graça: as atividades são divididas em arte e cultura, ação e conhecimento, rodas de diálogo, debates e saúde e bem estar, com ioga e meditação. 

Carolina Moura

Jornalista com interesse em Direitos Humanos, Segurança Pública e Cultura. Já passou pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), Jornal O DIA e TV Bandeirantes. Como freelancer já colaborou com reportagens para Folha de São Paulo, Al Jazeera, Ponte Jornalismo, Agência Pública e The Intercept Brasil.

Newsletter do #Colabora

A ansiedade climática e a busca por informação te fizeram chegar até aqui? Receba nossa newsletter e siga por dentro de tudo sobre sustentabilidade e direitos humanos. É de graça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *