Cobertura COP30

Descomplicando a COP

Esquenta: série com Ana Carolina Ferreira explica as principais questões das COPs

Apoio

Capa do vídeo
Capa do vídeo

Apoio

Liana Melo

Formada em Jornalismo pela Escola de Comunicação da UFRJ. Especializada em Economia e Meio Ambiente, trabalhou nos jornais “Folha de S.Paulo”, “O Globo”, “Jornal do Brasil”, “O Dia” e na revista “IstoÉ”. Ganhou o 5º Prêmio Imprensa Embratel com a série de reportagens “Máfia dos fiscais”, publicada pela “IstoÉ”. Tem MBA em Responsabilidade Social e Terceiro Setor pela Faculdade de Economia da UFRJ. Foi editora do “Blog Verde”, sobre notícias ambientais no jornal “O Globo”, e da revista “Amanhã”, no mesmo jornal – uma publicação semanal sobre sustentabilidade. Atualmente é repórter especial do #Colabora.

Blog da Liana

Comer é um ato político

Cultura, território e clima juntos e misturados à mesa dos debates na COP30. Além do açaí, cupuaçu e castanha-do-pará, vai ter ariá, muruci e turu. Uma mistura de sabores da floresta garantidos por um edital: 30% dos alimentos serão provenientes da agricultura familiar, da agroecologia e de comunidades tradicionais. Estimativas do “Na Mesa da COP30”, a compra de alimentos para a Conferência do Clima pode injetar até R$ 3,3 milhões na economia da agricultura familiar de Belém. “Comer é um ato político”, comenta Socorro Almeida, chef de cozinha, educadora e diretora do Instituto Casa Ilharga. “Quando a COP30 traz para a mesa o alimento cultivado por quem protege a floresta, está dizendo ao mundo que a Amazônia não é apenas um tema de debate, mas um território vivo.”

Micael Olegário

Jornalista formado pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Gaúcho de<br /> Caibaté, no interior do Rio Grande do Sul. Mestrando em Comunicação na<br /> Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Escreve sobre temas ligados a<br /> questões socioambientais, decolonialidade, ecologia, e acessibilidade.

Minha primeira COP

As impressões de um jovem jornalista na cobertura da principal conferência do clima e breves reflexões sobre os desafios de narrar histórias de pessoas afetadas pela crise socioambiental e ecológica.

EM BREVE!