Na correria? Receba um resumo com as nossas notícias e colunas
Veja o que já enviamosCOP30: Tempo Real
Cerca de 50 mil pessoas tomaram as ruas de Belém na manhã deste sábado (15) durante a Marcha Global pelo Clima, atividade integrada à Cúpula dos Povos, evento paralelo à COP30. O ato reuniu organizações socioambientais, movimentos indígenas, coletivos amazônicos e representantes de diversos setores para cobrar ações urgentes contra a crise climática. A marcha saiu do Mercado São Brás e seguiu até a Aldeia Amazônica.
As ministras Marina Silva (Meio Ambiente) e Sonia Guajajara (Povos Indígenas) participaram do percurso. “O Brasil é o único país que já tem o mapa do caminho para o fim do desmatamento”, afirmou Marina. Já Guajajara classificou o ato como uma “zona azul popular” e destacou que a Amazônia fala “em nome de todos os biomas sob ameaça”.
Entre as principais reivindicações, estiveram a demarcação e proteção de territórios indígenas, quilombolas e tradicionais; o rechaço à Ferrogrão e à privatização de rios amazônicos para hidrovias; e denúncias contra a atuação de mineradoras que contaminam comunidades. Movimentos sindicais também levaram pautas, como o fim da jornada 6x1 e a defesa de responsabilização pelos atos golpistas de 8 de janeiro.
