O ponto mais difícil do trabalho, para nós que trabalhamos na ciência, foi traduzir isso para a criança em uma linguagem simples, transformar no máximo de imagens, com textos muito curtos e palavras de fácil compreensão
[/g1_quote]O livro integra o projeto de extensão MT Ciência, que visa popularizar os conceitos científicos estreitando os laços entre a Universidade e a sociedade. A série Pequenos Cientistas – Mundo Invisível já publicou exemplares em que aprofunda conhecimento sobre os mosquitos, percevejos e besouros. Nesta edição sobre o coronavírus, os professores apresentam conhecimentos fundamentas para a compreensão da doença. “É desafiador pegar o conhecimento científico e simplificar para que as crianças o compreendam em sua totalidade”, afirma a professora Roberta Martins Nogueira, da Faculdade de Ciências Agrícolas e Ambientais, uma das autoras e responsável pelo design da capa e a diagramação.
Gostando do conteúdo? Nossas notícias também podem chegar no seu e-mail.
Veja o que já enviamosFormada por professores de diferentes áreas, a equipe formulou perguntas básicas e, após a confecção das respostas com linguagem ao alcance das crianças, o livro foi encaminhado ao conselho editorial da Fundação Uniselva, que apoia o projeto MT Ciência. “O ponto mais difícil do trabalho, para nós que trabalhamos na ciência, foi traduzir isso para a criança em uma linguagem simples, transformar no máximo de imagens, com textos muito curtos e palavras de fácil compreensão”, acrescenta a professora Roberta Nogueira, que elaborou o livro ao lado de Fabiana Cristina Donofrio, professora de microbiologia e parasitologia do Instituto de Ciências da Saúde; do professor Evaldo Martins Pires, biólogo e especialista em entomologia; da professora Roberta Vieira de Morais Bronzoni, especialista em microbiologia e virologia, e da médica Leticiane Munhoz Socreppa, especialista em imunologia.
Leia todas as reportagens da série #100diasdebalbúrdiafederal
A UFMT, a Uniselva e a o projeto MT Ciência estão divulgando o livro através das redes sociais, com foco principalmente em escolas e instituições voltadas para o ensino fundamental, e também buscando alcançar os pais. A publicação tem versões também em espanhol e inglês e uma versão em Libras (Língua Brasileira de Sinais). Na divulgação, a universidade enfatiza que o livro Coronavírus explica didaticamente sobre microrganismos, o grupo ao qual pertence este vírus e outros, a ciência e os profissionais que se dedicam a essa área, as formas e os modos de contaminação, bem como as maneiras de prevenção e o conceito de pandemia.
O projeto MT Ciência é grupo formado por professores, técnicos e alunos do campus Sinop da UFMT, que trabalha no desenvolvimento de soluções inovadoras e na difusão de conhecimento para toda a sociedade – para o setor público, para a iniciativa privada ou para entidades da sociedade civil organizada. A série Pequenos Cientistas – Mundo Invisível tem a meta de trazer textos informativos para auxiliar a alfabetização científica das crianças. “Essa linguagem simples tem uma importância fundamental para que a alfabetização aconteça de forma efetiva. Nós queremos auxiliar na formação de novos cientistas no Brasil”, explica a professora Roberta Nogueira.
[g1_quote author_description_format=”%link%” align=”none” size=”s” style=”solid” template=”01″]A série #100diasdebalbúrdiafederal terminou, mas o #Colabora vai continuar publicando reportagens para deixar sempre bem claro que pesquisa não é balbúrdia.
[/g1_quote]