A cada compra entregue pelo supermercado, Eduardo Maldaner, de 6 anos, pergunta se os produtos já foram desinfectados. Quando os pais precisam sair do apartamento na Tijuca, bairro de classe média na Zona Norte do Rio de Janeiro, ele pede para que tomem banho assim que retornam. Cativante e desenvolto para tão pouca idade, o menino entendeu rapidamente a gravidade da pandemia, e passou a cobrar dos adultos. Ele está preocupado com o irmão mais novo, Valentim, de 3 anos.
Longe da escola desde março, Eduardo descreve uma montanha-russa de emoções por estar distante dos amigos. “Bom, eu me sinto bravo, também me sinto feliz, e me sinto ansioso”, contou no áudio gravado pela mãe, Gabriela Azevedo, de 30 anos. A funcionária pública e o marido “jogaram limpo” com os filhos desde o início do isolamento social, ao explicar sobre os riscos do coronavírus.
Gostando do conteúdo? Nossas notícias também podem chegar no seu e-mail.
A doença teve seu primeiro caso confirmado no Rio de Janeiro no dia 5 de março. Uma semana depois, a Prefeitura suspendeu as aulas na rede municipal. O afastamento, que seria de poucos dias, virou seis meses, e segue com intensa discussão sobre os prós e os contras para a retomada. As escolas particulares, em sua maioria, retomaram as aulas, mas algumas instituições voltaram a suspender atividades após registro de casos. A rede pública municipal segue sem previsão de reabertura.
[g1_quote author_name=”Gabriela Azevedo” author_description=”Funcionária pública, sobre o filho Eduardo” author_description_format=”%link%” align=”left” size=”s” style=”simple” template=”01″]
Na hora de dormir, ele não quer ficar sozinho. Entre 1h e 3h da manhã é batata, ele vem para o nosso quarto e dorme até de manhã
[/g1_quote]
Na família de Eduardo, quatro parentes confirmaram a doença, e uma prima chegou a ser internada. A atmosfera impacta no comportamento dele, o mais preocupado em casa com a pandemia. No início, ele ficou agressivo e arredio. Agora, demonstra insegurança. Quando algo não sai como o planejado, diz a si mesmo que é sempre o pior no que faz. Esse clima todo e a falta da escola, na opinião da mãe, acabam causando a super preocupação do menino durante o dia e o medo durante a noite.
“Na hora de dormir, ele não quer ficar sozinho”, diz a mãe. Eduardo dormia na cama de cima do beliche, mas por causa do medo exagerado os pais colocaram o colchão dele ao lado do irmão. “Entre 1h e 3h da manhã é batata, ele vem para o nosso quarto e dorme até de manhã”, acrescenta Gabriela, que preocupou-se no início mas agora o acolhe na madrugada com a certeza de que no tempo dele isso vai se resolver.
Educação infantil online
Antes da pandemia, a rotina de Gabriela envolvia deixar Valentim na creche e Eduardo no Espaço de Desenvolvimento Infantil Marechal Hermes, em Botafogo, na Zona Sul, para então seguir para o trabalho. Lá, Eduardo estudava em horário integral, com aulas de artes, educação física e atividades pedagógicas voltadas para iniciação à leitura e aos números. Também fazia as refeições na unidade, com café da manhã, almoço e lanche.
Qual vai ser o emocional dessas crianças quando voltarem? O que a gente vai ter que resgatar neles para seguir em frente?
[/g1_quote]
A turma de Eduardo é a mesma desde o maternal, e estava este ano sob o comando da professora Ana Paula Teixeira Araújo, de 51 anos, que atua há 20 anos na rede municipal. Eles conviveram por menos de 30 dias letivos até a pandemia se instalar. Ainda assim, a docente é só elogios. “Eduardo é esperto, inteligente e curioso”. O garoto se relacionava bem com todos os colegas e estava sempre contente. A professora ainda o descreve como uma criança capaz de explicar temas difíceis, como o aquecimento global. Ele é um dos poucos que cumprem as atividades propostas pela professora, apesar das atuais mudanças de humor.
Uma apostila online foi enviada pela Secretaria Municipal de Educação, mas Ana Paula tem passado também vídeos e outros materiais complementares, tentando seguir, na medida do possível, a proposta do projeto pedagógico do ano sobre a água. Mas, em uma turma de 25 crianças, 22 participam do grupo no Whatsapp e, apenas 8 respondem com frequência.
Colocar em prática a Educação Infantil à distância, segundo Ana Paula, é muito difícil. As atividades e o vínculo do professor com o estudante estão muito conectados com uma presença física, diz a professora. “Dá uma sensação de impotência porque eu não pego uma atividade do YouTube que qualquer pessoa fez. Eu pesquiso, tento mandar uma atividade legal”, afirma. A professora tem uma preocupação no plano de volta às aulas que vai além dos cuidados com prevenção e passa pelo sentimento das crianças. “Qual vai ser o emocional dessas crianças quando voltarem? O que a gente vai ter que resgatar neles para seguir em frente?”, pondera.
Mãe acumula jornadas
Eduardo até consegue cumprir as lições, mas Gabriela se vê sobrecarregada como a maioria das brasileiras. Mulheres com ocupação destinam, semanalmente, 8 horas a mais de tempo que os homens em afazeres domésticos ou cuidados de pessoas. A pesquisa PNAD Contínua, do IBGE, traz dados da jornada feminina, tendo como base o ano de 2019, quando ainda era inimaginável uma pandemia.
Gabriela agora trabalha, cuida dos filhos e da casa, está escrevendo tese de doutorado. Tudo isso em um espaço residencial limitado. O apartamento não tem varanda, não pega sol e as janelas têm vista para outras residências. Aglomerações urbanas que nunca pensaram que viveriam um isolamento social tão rigoroso, por tanto tempo.
Os pais só saem de casa para urgências. Quem está com as crianças usa o espaço do quarto deles e da sala, enquanto o outro trabalha no quarto. A única alternativa, às vezes, é levar os meninos para a garagem do prédio, para que possam correr.
Gabriela também participa do Movimento de Mães, Pais e Responsáveis Pela Escola Pública Municipal Carioca (MovEM-Rio). Perdida entre espaços – ou a falta deles – e tantas obrigações, já houve dias em que ela deitou no chão e começou a chorar. “Sei que tenho um processo depressivo em curso, mas não vai me deixar de cama”, reconhece a mãe, que faz terapia a distância.
O cenário duro, no entanto, não faz Gabriela e o marido, Alisson Maldaner, de 32, que também é servidor público, apoiarem o retorno das crianças às aulas presenciais. Enquanto eles conseguirem trabalhar de casa, preferem ter as crianças no lar. “Não tenho nenhuma intenção que meus filhos pisem este ano na escola de novo, mesmo com todo o estresse que isso traz para a gente, e com a possibilidade de variação no aprendizado”.
Projeto de investigação jornalística (colaborativo e nacional) para acompanhar os impactos da covid-19 na educação brasileira. São 15 jornalistas em dez estados brasileiros. O site http://licaodecasa.org/ foi lançado em dia 15 de setembro de 2020, após seis meses de pandemia.
Newsletter do #Colabora
A ansiedade climática e a busca por informação te fizeram chegar até aqui? Receba nossa newsletter e siga por dentro de tudo sobre sustentabilidade e direitos humanos. É de graça.
Política de cookiesUtilizamos cookies para garantir uma melhor experiência no nosso site e coletamos alguns dados de navegação enquanto você lê nossas páginas. Ao aceitar, você confirma que está ciente. Para saber mais, acesse a nossa Política de Privacidade.
Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência enquanto você navega pelo site. Destes, os cookies categorizados como necessários são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também utilizamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e compreender como você utiliza este site. Estes cookies serão armazenados no seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de desativar esses cookies. Mas a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
Cookie
Duração
Descrição
cookielawinfo-checkbox-advertisement
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie records the user consent for the cookies in the "Advertisement" category.
cookielawinfo-checkbox-analytics
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional
11 months
The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
CookieLawInfoConsent
1 year
CookieYes sets this cookie to record the default button state of the corresponding category and the status of CCPA. It works only in coordination with the primary cookie.
viewed_cookie_policy
11 months
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
wpEmojiSettingsSupports
session
WordPress sets this cookie when a user interacts with emojis on a WordPress site. It helps determine if the user's browser can display emojis properly.
__cf_bm
1 hour
This cookie, set by Cloudflare, is used to support Cloudflare Bot Management.
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Cookie
Duração
Descrição
S
1 hour
Used by Yahoo to provide ads, content or analytics.
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Cookie
Duração
Descrição
_fbp
3 months
O Facebook define este cookie para exibir anúncios quando estiver no Facebook ou em uma plataforma digital alimentada por publicidade do Facebook após visitar o site.
_ga
1 year 1 month 4 days
O Google Analytics define este cookie para calcular dados de visitantes, sessões e campanhas e rastrear o uso do site para o relatório analítico do site. O cookie armazena informações anonimamente e atribui um número gerado aleatoriamente para reconhecer visitantes únicos.
_ga_*
1 year 1 month 4 days
O Google Analytics define este cookie para armazenar e contar visualizações de páginas.
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Cookie
Duração
Descrição
NID
6 months
Google sets the cookie for advertising purposes; to limit the number of times the user sees an ad, to unwanted mute ads, and to measure the effectiveness of ads.
test_cookie
15 minutes
doubleclick.net sets this cookie to determine if the user's browser supports cookies.
VISITOR_INFO1_LIVE
6 months
YouTube sets this cookie to measure bandwidth, determining whether the user gets the new or old player interface.
VISITOR_PRIVACY_METADATA
6 months
YouTube sets this cookie to store the user's cookie consent state for the current domain.
YSC
session
Youtube sets this cookie to track the views of embedded videos on Youtube pages.
yt-remote-connected-devices
never
YouTube sets this cookie to store the user's video preferences using embedded YouTube videos.
yt-remote-device-id
never
YouTube sets this cookie to store the user's video preferences using embedded YouTube videos.
yt.innertube::nextId
never
YouTube sets this cookie to register a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.
yt.innertube::requests
never
YouTube sets this cookie to register a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
Cookie
Duração
Descrição
4836_lv
1 month
Description is currently not available.
4836_s
session
Description is currently not available.
4836_u
6 months
Description is currently not available.
4836_ut
1 month
Description is currently not available.
COMPASS
1 hour
Description is currently not available.
compass_uid
6 months 1 day
Description is currently not available.
___nrbi
6 months 1 day
Description is currently not available.
___nrbic
session
Description is currently not available.
×
Ei, antes de fechar…
Pense na importância de manter-se informado(a). Quer ter acesso, por e-mail, ao resumo das nossas notícias, textos dos colunistas e reportagens especiais? Receba a nossa newsletter. É de graça :)