O orgulho e a emoção nas falas de pessoas LGBT+; assista

Orgulho de amar, de lutar, de ser livre, de ter vencido os preconceitos e os medos. Confira no vídeo os relatos da comunidade no Dia Mundial do Orgulho LGBTI+

Por Yuri Fernandes | ODS 16 • Publicada em 28 de junho de 2020 - 00:38 • Atualizada em 23 de julho de 2021 - 11:46

Compartilhe

O dia 28 de junho de 1969 foi marcado pelo primeiro protesto de grande repercussão pelos direitos da população LGBT+: a revolta de Stonewall. Liderados por Marsha P. Johnson e Sylvia Rivera, frequentantes do bar que deu nome ao movimento, em Nova York, reagiram a uma série de batidas policiais que eram realizadas ali constantemente. Agora, todo ano, a data é relembrada e celebrada pela comunidade como uma forma de autoafirmação do orgulho.

Mais:  Idosos LGBT+ ‘se reúnem’ em vídeo e passam mensagem aos mais jovens sobre a quarentena

Nós, do #Colabora, reunimos dezenas de pessoas, entre gays, lésbicas, trans, bissexuais e travestis – ouvintes e surdos -, e perguntamos sobre o orgulho de cada um. O resultado está no vídeo abaixo, repleto de diversidade e com a representatividade que é tão característica da população LGBT+. Assista e orgulhe-se!

Perguntamos para LGBT+: “Qual é o seu orgulho?”

Mais: Artigo: ‘Muito maior do que o medo, é o orgulho que tenho dos meus filhos LGBT+’

Yuri Fernandes

Jornalista e roteirista do #Colabora especializado em pautas sobre Diversidade. Autor da série “LGBT+60: Corpos que Resistem”, vencedora do Prêmio Longevidade Bradesco e do Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade LGBT+. Fez parte da equipe ganhadora do Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, com a série “Sem direitos: o rosto da exclusão social no Brasil”. É coordenador de jornalismo do Canal Reload e diretor do podcast "DáUmReload", da Amazon Music. Já passou pelas redações do EGO, Bom Dia Brasil e do Fantástico. Por meio da comunicação humanizada, busca ecoar vozes de minorias sociais, sobretudo, da comunidade LGBT+.

Newsletter do Colabora

Nossa newsletter é enviada de segunda a sexta pela manhã, com uma análise do que está acontecendo no Brasil e no mundo, com conteúdo publicado no #Colabora e em outros sites.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sair da versão mobile