O filme brasileiro “O Agente Secreto” levou dois dos três prêmios a que foi indicado na cerimônia do Globo de Ouro 2026, realizada neste domingo (11/01). Esta é a primeira vez na história que o Brasil vence dois prêmios em uma mesma edição do Globo de Ouro. O longa, dirigido pelo pernambucano Kleber Mendonça Filho, ganhou o prêmio de Melhor Filme em Língua Não-Inglesa e o baiano Wagner Moura levou o Globo de Ouro de Melhor Ator em Filme de Drama.
Nas entrevistas após a premiação de “O Agente Secreto”, passado em 1977, com a ditadura militar como cenário e quase personagem, Mendonça Filho e Moura fizeram críticas ao ex-presidente Jair Bolsonaro. “A ditadura ainda é uma cicatriz aberta em nossa vida brasileira. Aconteceu há apenas 50 anos. Recentemente, tivemos, de 2018 a 2022, um presidente de extrema-direita, fascista no Brasil, que é uma manifestação física dos ecos da ditadura”, disse o ator.
O anúncio de Melhor Filme em Língua Não Inglesa foi feito pelos atores Orlando Bloom e Minnie Driver. Ao revelar o vencedor, a atriz britânica saudou o público brasileiro com um “Parabéns”, dito em português. Na categoria, O Agente Secreto superou produções de cinco países: Valor Sentimental (Noruega), Sirât (Espanha), A Única Saída (Coreia do Sul), A Voz de Hind Rajab (Tunísia) e Foi Apenas um Acidente (França).
Gostando do conteúdo? Nossas notícias também podem chegar no seu e-mail.
Veja o que já enviamosO cineasta brasileiro dedicou o filme “aos jovens cineastas” no seu discurso de agradecimento. “Esse é um momento da história muito importante para fazer filmes, aqui nos Estados Unidos e no Brasil. Vamos continuar fazendo filmes”, afirmou Mendonça Filho, que voltou ao tema na coletiva após a premiação. “”, disse o cineasta. “Estamos muito felizes de ver um filme brasileiro gerando tanta discussão boa sobre a história do Brasil. E eu quero muito ver jovens cineastas brasileiros e brasileiras. Pode usar telefone, pode fazer seu próprio projeto. A gente falando da nossa casa todo mundo ouve ao redor do mundo”, destacou.
Diretor de ‘Bacurau’, ‘Aquarius’ e ‘O Som aro Redor’ , Kleber Mendonça Filho também criticou Bolsonaro sem citar seu nome. “Há cerca de dez anos, o Brasil sofreu uma guinada bem drástica à direita. Eesses tempos agora se foram, com o ex-presidente agora preso. Ele foi epicamente irresponsável em não liderar o País”, disse o cineasta pernambucano, também autor do roteiro de O Agente Secreto, escrito durante a pandemia, quando Bolsonaro ignorou a gravidade da covid-19, atacou as medidas restritivas aconselhadas pela ciência e demorou a comprar as vacinas contra o vírus.
No texto ‘A História na ordem errada’, prefácio do livro ‘O Agente Secreto: um roteiro de Kleber Mendonça Filho’, antecipado pela revista Piauí’, o diretor explica mais sobre a criação do filme que conta a história de um professor universitário ameaçado de morte por um empresário ligado à ditadura militar em 1977. “Foi escrevendo o roteiro que eu percebi como o conservadorismo do Brasil no século XXI era uma versão nostalgia-cor-de-rosa da ditadura civil-militar do século XX. Não só a ditadura retardou o desenvolvimento da sociedade brasileira em pelo menos trinta anos, como deixou milhões de brasileiros confusos sobre o que significa viver num país moral e democrático. Com o agravamento da crise moral em 2018, marcado pela eleição de Jair Bolsonaro, o Brasil também retirou do almoxarifado ideias que haviam sido apresentadas durante os quarenta anos de redemocratização que antecederam esse retrocesso”, escreveu o cineasta pernambucano.
Wagner Moura: Brasil bicampeão no Globo de Ouro
Na entrevista coletiva após receber o Globo de Ouro 2026 na categoria melhor ator de drama por seu trabalho no filme O Agente Secreto, Moura afirmou ainda que o Brasil precisa “continuar fazendo filmes sobre a ditadura” para que não haja esquecimento. “A ditadura ainda é uma cicatriz aberta em nossa vida brasileira. Aconteceu há apenas 50 anos”, lembrou Moura, acrescentando após lembrar do governo Bolsonaro. “A ditadura ainda está muito presente no cotidiano brasileiro”.
A ditadura militar também foi o período registrado por ‘Ainda Estou Aqui’, longa brasileiro que deu o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Drama para Fernanda Torres no ano passado e garantiu ainda o Oscar de Melhor Filme em Língua Não Inglesa. Wagner levou um ‘santinho’ com a foto de Fernanda – que viveu Eunice Paiva, a viúva do ex-deputado Rubens Paiva, assassinado por agentes da ditadura – para a cerimônia do Globo de Ouro para dar sorte.
Ao receber seu prêmio, o ator baiano agradeceu especialmente ao diretor Kleber Mendonça Filho e falou sobre a mensagem do longa. “É um filme sobre memória, a falta dela e um trauma geracional. Eu acho que ser um trauma pode ser passado por gerações, os valores também podem. Esse prêmio vai para quem está seguindo seus valores em momentos difíceis”, disse, em inglês, Wagner Moura, que tem sólida carreira em Holywood e já havia sido indicado ao Globo de Ouro pela série Narcos. “E para todo mundo no Brasil que está assistindo isso agora, viva o Brasil e a cultura brasileira”, completou em português.
Wagner concorreu com Joel Edgerton (“Sonhos de trem”), Oscar Isaac (“Frankenstein”), Dwayne Johnson (“Coração de lutador: The Smashing Machine”), Michael B. Jordan (“Pecadores”) e Jeremy Allen White (“Springsteen: Salve-me do desconhecido”). O “Agente Secreto” foi premiado na disputa com com “Valor Sentimental”, “Foi Apenas um Acidente”, “A única saída”, “Sirat” e “A Voz de Hind Rajab”.
Favorito ao Oscar, Uma Batalha Após a Outra terminou com quatro prêmios. A produção levou o prêmio de melhor filme de comédia ou musical. Teyana Taylor ganhou o primeiro troféu da noite, como melhor atriz coadjuvante. Já Paul Thomas Anderson venceu a categoria de melhor roteiro e melhor direção.
Nas categorias para TV, a série Adolescência ganhou quatro Globo de Ouros, inclusive de melhor minissérie. Stephen Graham, melhor ator em minisséire, Owen Cooper, de 16 anos, melhor ator coadjuvante em televisão, e Erin Dowerty, melhor atriz coadjuvante em televisão, completaram a consagração da série britânica.
A lista completa de ganhadores do Globo de Ouro está aqui.
