Desenvolvida com o objetivo de ser uma potente e inovadora ferramenta digital de apoio a jornalistas, pesquisadores, comunicadores sociais, consultorias e empresas com perfil de responsabilidade social, a plataforma Diário do Clima será lançada nesta quinta, dia 31 de agosto, em Belém, durante o evento Coda Amazônia. A plataforma surge com o propósito de monitorar, categorizar e organizar resoluções governamentais publicadas em diários oficiais de municípios brasileiros sobre clima e meio ambiente. O desenvolvimento da ferramenta contou com o apoio financeiro da Google News Initiative na América Latina.
Leu essa? Jornalismo: #Colabora abre inscrições para Inclusão e Diversidade 2023
Concebido a partir de uma iniciativa de seis organizações nativas digitais – #Colabora – Jornalismo Sustentável, Agência Envolverde, Eco Nordeste, InfoAmazonia, ((o)) Eco e Open Knowledge Brasil – especializadas em coberturas jornalísticas sobre meio ambiente, análise de dados e transparência na administração pública, e em temáticas relacionadas ao tema, o Diário do Clima entra em cena com o objetivo de facilitar o acesso a informações oficiais sobre um assunto altamente relevante no atual cenário, e que, até então, se mantinham praticamente invisíveis ao olhar de especialistas no tema e da população em geral.
Gostando do conteúdo? Nossas notícias também podem chegar no seu e-mail.
Veja o que já enviamosOutra inovação que será apresentada pelo Diário do Clima, e única no mercado, é a possibilidade de o usuário da plataforma receber um alerta sempre que houver uma publicação que corresponda à pesquisa feita sobre o assunto de seu interesse. A plataforma permitirá uma filtragem granular dos dados a partir de temas importantes para questões ambientais, tais como assuntos, subtemas e período de pesquisa.
“Grande parte dos municípios brasileiros não tem portais de transparência e de dados abertos, especialmente sobre meio ambiente, e o diário oficial acaba sendo a principal fonte de informação. Seria inviável fazer essa busca em cada um deles, pelas inúmeras barreiras de acesso. O Diário do Clima permite descobrir histórias que estão acontecendo ou acabaram de se tornar públicas, como editais, infrações ambientais, novas regras sobre o tema. É um celeiro de pautas a explorar”, explica Fernanda Campagnucci, diretora-executiva da Open Knowledge Brasil, uma das organizações responsáveis pelo projeto.
Em um momento em que eventos climáticos extremos estão cada vez mais recorrentes no Brasil e no mundo, o Diário do Clima vai capturar diariamente atos e ações governamentais importantes e normativos publicados nos Diários Oficiais, com a raspagem e processamento de documentos com a utilização de mecanismos automatizados para categorizar cada ato e organizá-los por entidades relevantes de modo a permitir a filtragem e priorização da informação. Hoje a plataforma já cobre 91 municípios em todas as regiões do Brasil, sendo 25 na Amazônia Legal — a população impactada ultrapassa 49 milhões. Esse número deverá crescer nos próximos meses.
A proposta é potencializar, graças a um conteúdo diferenciado e oficial, coberturas jornalísticas com capacidade de contar novas histórias e abrir espaço para ações que tragam ideias e soluções pioneiras para as questões relacionadas ao clima e ao meio ambiente no País. A partir do trabalho feito pelo Diário do Clima será possível ainda encomendar relatórios personalizados sobre o clima e ambiente com acesso aos dados e análise detalhada das decisões publicadas nos diários oficiais.
Coalizão das plataformas
O Diário do Clima é um dos oito projetos brasileiros selecionados no Desafio de Inovação da Google News Initiative na América Latina, lançado em 2021. Além do apoio financeiro, a plataforma se tornou viável a partir da parceria colaborativa entre as organizações Agência Envolverde, #Colabora – Jornalismo Sustentável, Eco Nordeste, InfoAmazonia, ((o)) Eco e Open Knowledge Brasil.
O Desafio da Inovação da Google News Initiative na América Latina recebeu inscrições de mais de 300 organizações jornalísticas de toda a região. Ao todo, foram selecionados 21 projetos na América Latina: oito do Brasil, cinco da Argentina, dois do Peru, um da Bolívia, um da Colômbia, um da Costa Rica, um da Guatemala, um do México e um de El Salvador.
O grupo que fará a gestão do Diário do Clima será formado por integrantes das seis plataformas. Eles trabalharão na administração do projeto de forma compartilhada. Além do apoio financeiro inicial da Google News Initiative na América Latina, as plataformas que integram a coalizão investiram recursos próprios no desenvolvimento da ferramenta, o que aconteceu de 2021 a 2023. A plataforma terá acesso gratuito, mas vai oferecer planos pagos nos quais os usuários terão mais recursos disponíveis.