No primeiro episódio de “Circulando pelo Rio”, nova websérie do #Colabora, o jornalista e apresentador Edu Carvalho apresenta a Pequena África, região cheia de história e que guarda muito da tradição afro-brasileira do Rio de Janeiro e do Brasil. Uma área abrangida pelos bairros da Saúde, Gamboa e Santo Cristo, na zona portuária da capital. Mais do que monumentos, a Pequena África é um território vibrante, um grande documento vivo da diáspora africana, da resistência e da resiliência de um povo que contribuiu tanto para nossa cultura e identidade.
Temporada completa disponível: clique aqui e assista a todos os episódios
Episódio 1: Pequena África
Confira os lugares que fazem parte da roteiro do 1º episódio:
Cais do Valongo: o maior porto receptor de escravizados do mundo. Foi descoberto em 2011 durante as Obras do Porto Maravilha, projeto de revitalização da zona portuária do Rio. No ano seguinte, a prefeitura o transformou em monumento preservado e aberto à visitação pública. E em 2017, o Cais passou a ser considerado Patrimônio Mundial pela UNESCO.
Gostando do conteúdo? Nossas notícias também podem chegar no seu e-mail.
Veja o que já enviamosCemitério dos Pretos Novos: Sítio arqueológico descoberto em 1996, foi o local de sepultamento dos africanos recém-desembarcados no Cais do Valongo, que não resistiam às péssimas condições da travessia e morriam antes de serem vendidos.
Museu da História e da Cultura Afro-brasileira: lugar onde mergulhamos profundamente na riqueza da cultura que une os dois continentes separados pelo Atlântico. Possui um acervo de cerca de 2,5 mil itens.
Largo da Prainha: um dos pontos mais procurados por turistas e cariocas. Conhecido pelas mesas ao ar livre ao centro e pelos bares charmosos com fachadas coloridas e arquitetura portuguesa.
Pedra do Sal: este pedaço precioso do Morro da Conceição é palco de animadas rodas de samba. Não à toa, essa região foi considerada uma das mais descoladas no mundo pela imprensa inglesa. Um dos berços do samba e ponto de partida do gênero musical. João Machado Guedes, o João da Baiana, foi quem tocou na Pedra do Sal o ritmo pela primeira vez.
Circulando pelo Rio: a websérie
“Circulando pelo Rio” é uma websérie em seis episódios que viaja pelos pontos turísticos e históricos do Rio de Janeiro de transporte público. O jornalista e apresentador Edu Carvalho é quem comanda o tour e faz o convite para você embarcar junto de carona: seja de metrô, ônibus, barca, VLT ou trem. Por trilhos, asfaltos ou até mesmo pela Baía de Guanabara. Além de ser bom para o bolso, faz bem para o meio ambiente. Com um bilhete eletrônico em mãos, são inúmeras as possibilidades de destinos. Clique aqui e assista a todos os episódios.
A websérie “Circulando pelo Rio” tem patrocínio da RioCard Mais e da Prefeitura do Rio de Janeiro/Secretaria de Cultura. A coordenação-geral é da Valquíria Daher e a direção-geral de Yuri Alves Fernandes. Aydano André Motta e Walmor Pamplona são os roteiristas e Oscar Valporto o responsável pela pesquisa. A produção é da Vintepoucos, com Giulia da Graça e Gab Meinberg na direção de fotografia.
Ficha Técnica: Circulando pelo Rio:
Coordenação-Geral: Valquíria Daher
Direção-Geral: Yuri Alves Fernandes
Apresentador: Edu Carvalho
Roteiro: Aydano André Motta e Walmor Pamplona
Pesquisa: Oscar Valporto
Produtora: Vintepoucos Produtora de Vídeo
Produção: Giulia da Graça
Assistente de Produção: João Lucas Medeiros
Diretor de Fotografia: Gab Meinberg
Operador de Câmera e Drone: Vinicius Meirelles e Lucas Lussac
Assistente de Câmera: Rai do Vale
Técnico de Som: Felipe Gali e Pedro Morares
Making Of: Guilherme Maia
Montagem e Edição: Giulia da Graça e Rafaela Barreto
Assistente de Edição: Rafaela Barreto
Identidade Visual: Helo Obrecht
Motion: André Helal
Finalização: Gab Meinberg
Assistente de Administração: Bianca Calcagni
Gestão Financeira: Elizabeth Clemente
Mídias Sociais: Allana Gama e Pablo Candeia
Intérprete de libras: Rubem Fernandes
Motorista: Maurício Francisco dos Santos
Realização: #Colabora – Jornalismo Sustentável
Patrocínio: RioCard Mais e Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura.