Cidades Verdes discute desafios hídricos, energéticos e mobilidade urbana

Evento promovido pelo Instituto Onda Azul busca soluções sustentáveis para as metrópoles frente à crise climática

Por #Colabora | ODS 11 • Publicada em 16 de outubro de 2023 - 12:15 • Atualizada em 17 de outubro de 2023 - 09:20

A colombiana Bibiana Angel, proprietária do albergue Eco Pousada Estrelas da Babilonia, posa em sua cobertura repleta de painéis solares e com vista para a praia de Copacabana, na favela Babilonia, zona sul do Rio. Foto Mauro Pimentel/AFP

“O futuro da água e da energia nas cidades sustentáveis” será o tema da 8ª edição da Conferência Cidades Verdes, nos próximos dias 17 e 18 de outubro no Rio de Janeiro. O encontro é realizado pelo Instituto Onda Azul, organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua na gestão de projetos socioambientais, em parceria com a Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro).

Leu essa? Cidades x Natureza: o desafio de tornar uma vilã ambiental em parte da solução

O evento, que acontece desde 2011, espera atrair cerca de 300 pessoas para acompanharem oito painéis no Centro de Convenções da Firjan, centro do Rio de Janeiro. As apresentações de especialistas e representantes de empresas e de governos começam às 8h30 e vão até 17h30. Haverá transmissão ao vivo pelas mídias sociais do Instituto Onda Azul e seus parceiros.

Gostando do conteúdo? Nossas notícias também podem chegar no seu e-mail.

Veja o que já enviamos

A 8ª Conferência Cidades Verdes pretende alinhar os eixos do desenvolvimento sustentável nas metrópoles às práticas ESG (Ambiental, Social e Governança, na sigla em inglês), envolvendo poder público, iniciativa privada, academia, mídia, parlamento e sociedade civil. De olho no impacto da crise climática nas cidades e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 6 e 7, especialistas renomados irão debater os objetivos, as metas, os desafios e as oportunidades da Agenda 2030, o plano de ação assinado pelos 193 países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU) em prol de um mundo mais sustentável.

“A conferência Cidades Verdes pretende ser um catalisador de transformações. A cada edição, o evento é um espaço onde especialistas e representantes importantes do setor convergem, debatem e planejam as cidades do amanhã. Com isso, a expectativa é que as ideias se transformem em ações para que, juntos, sejamos capazes de construir um futuro mais verde e sustentável”, pontua André Esteves, diretor-executivo do Instituto Onda Azul.

No primeiro dia, a discussão irá se concentrar no tema “O Futuro da Água”. Os painéis irão abordar a universalização do acesso à água, gestão integrada de recursos hídricos e os impactos das mudanças climáticas no uso desse recurso vital. No dia seguinte, a pauta será “Energia e Mobilidade”, com destaque para a revolução do hidrogênio verde e a mudança nos transportes públicos para reduzir emissões de carbono.

Entre os palestrantes estão Jorge Peron, especialista em Meio Ambiente da Firjan; Larissa Costa, assessora especial de Cidades Resilientes na Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas), Luciano Paez, secretário municipal do Clima de Niterói, e Aguinaldo Ballon, presidente da Cedae. As oito mesas serão mediadas por jornalistas com experiência no tema da sustentabilidade. Você pode conferir a programação completa e se inscrever gratuitamente para acompanhar o evento no site https://www.inscricoescidadesverdes.eco.br/

#Colabora

Texto produzido pelos jornalistas da redação do #Colabora, um portal de notícias independente que aposta numa visão de sustentabilidade muito além do meio ambiente.

Newsletter do #Colabora

A ansiedade climática e a busca por informação te fizeram chegar até aqui? Receba nossa newsletter e siga por dentro de tudo sobre sustentabilidade e direitos humanos. É de graça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Sair da versão mobile