O velho e manjado hábito dos políticos de pegarem as crianças no colo durante as disputas eleitorais foi o mote utilizado pela Fundação Abrinq na sua mais recente campanha em favor dos direitos infantis. No vídeo, que tem a locução do rapper paulista Rappin Hood, as próprias crianças cobram dos candidatos um compromisso maior com os temas que as afetam. Meninos e meninas repetem, o tempo todo, que #NaoVaiTerColo para aqueles que não se engajarem no projeto “Prefeito Amigo da Criança”.
A iniciativa da Abrinq foi criada em 1996 e está indo para a sua sexta edição. Cada uma delas abrange o período de mandato dos prefeitos. A última, encerrada em junho, contou com a adesão de 1.542 municípios de todo o país. Destes, 437 cumpriram todas as etapas propostas e 102 alcançaram as metas estipuladas, sendo premiados pela Fundação numa cerimônia, em Brasília. Entre as diversas ações, estão a construção de creches, projetos que auxiliam no desenvolvimento de bebês prematuros, a criação de hortas escolares e o apoio a programas de treinamento para adolescentes.
Gostando do conteúdo? Nossas notícias também podem chegar no seu e-mail.
Veja o que já enviamosAo longo dos quatro anos da gestão municipal, o programa oferece apoio técnico, faz recomendações e incentiva a troca de experiências entre as diversas gestões municipais, com o objetivo de melhorar as condições de vida de crianças e adolescentes. O trabalho é sempre dividido em etapas e, se o prefeito consegue atingir as metas propostas, ele se habilita para a próxima fase. Alguns dos itens avaliados são a capacidade de planejar e desenvolver políticas, a alocação orçamentária e os mecanismos de transparência e controle social.