LGBT+60: série do #Colabora será exibida no Futura e no Globoplay

Márcio Guerra, Phellipe e Flávio: história é tema do terceiro episódio de LGBT+60 (Foto: Reprodução)

Terceira temporada da obra de Yuri Alves Fernandes estreia no dia 17 de maio, às 21h15, no Futura, e ficará disponível também na plataforma de streaming.

Por #Colabora | ODS 16 • Publicada em 15 de maio de 2024 - 08:30 • Atualizada em 15 de maio de 2024 - 12:36

Márcio Guerra, Phellipe e Flávio: história é tema do terceiro episódio de LGBT+60 (Foto: Reprodução)

A terceira temporada de LGBT+60, série do #Colabora lançada em janeiro deste ano, ganhará duas novas formas de exibição. A obra será exibida às 21h15 pelo Futura a partir desta sexta-feira, 17, no Dia Internacional Contra a LGBTfobia. Um episódio por semana, com horários alternativos às terças (04h) e às quintas (20h30). A temporada completa também ficará disponível, gratuitamente, na plataforma de streaming Globoplay a partir do dia 17. LGBT+60 tem autoria e direção de Yuri Alves Fernandes e estreou em 2018 no canal do Youtube do #Colabora. 

Leu essa? Confira todas as histórias da série ‘LGBT+60’

“Desde que lançamos LGBT+60, sempre escuto ou leio pessoas falando sobre a potência que esse projeto tem para alcançar diferentes plataformas. Esse era um desejo antigo e, após lançar a terceira temporada, entrei em contato e fechei a parceria de exibição com o Futura, que desde o início se mostrou com muito interesse”, destaca Yuri, que recentemente venceu o Digital Media Americas 2024 Awards com a série. “Para o #Colabora, é um sopro de motivação ver nosso jornalismo independente chegar na TV e no Globoplay, que tem mais de 30 milhões de usuários no país. É visibilidade para a luta LGBT+ e também para o nosso compromisso jornalístico em contar histórias reais”, finaliza. 

A estreia de LGBT+60 no Futura vem junto com uma programação especial do canal para o mês de maio, com reflexões sobre visibilidade, memórias e desconstrução. No dia 2, o programa “Mulheres no Mercado de Trabalho” problematiza o lugar socialmente ocupado por elas e as nuances de suas vidas fora do âmbito familiar. No dia seguinte, o curta “Estica”, Alonga CAPS expõe o dia a dia de uma instituição psiquiátrica social. Abrindo a faixa Mundo.doc, “A Escrita Delas” nos leva a questionamentos sobre a importância do gênero na produção literária, celebrando a arte feminina no Brasil. Fechando o mês, a vida de mães que perderam seus filhos devido à violência na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, é o ponto central do documentário “Desova”.

LGBT+60 tem autoria, roteiro e direção de Yuri Alves Fernandes; codireção e fotografia de Gab Meinberg e produção executiva de Giulia da Graça. ‘LGBT+60’ aborda, de forma documental, as histórias de luta e conquistas de cinco idosos LGBT+. Assista ao trailer abaixo.

 

Gostando do conteúdo? Nossas notícias também podem chegar no seu e-mail.

Veja o que já enviamos

A série LGBT+60

A premiada websérie do #Colabora “LGBT+60: Corpos que Resistem”, que já soma mais de 5 milhões de views nas plataformas digitais, estreou em janeiro com cinco novos episódios repletos de histórias inspiradoras que revelam a trajetória de vida e celebrações de brasileiros LGBT+, que vivem a terceira idade em sua plenitude. Os episódios – dirigidos e roteirizados por Yuri Alves Fernandes – contam as nuances e conquistas por trás da vida da ativista Denise Taynáh Leite, de 74 anos; do jornalista Márcio Guerra, de 63 anos; da influenciadora Ana Carolina Apocalypse, de 65 anos; da drag queen Luiza Gasparelly, de 60 anos; e do aposentado Seu Franco, de 67 anos. “São histórias que nem todas as pessoas estão acostumadas a ouvir, seja na mídia ou em debates. São idosos LGBT+, de diferentes contextos sociais, que contam sobre suas experiências, muitas vezes dolorosas, mas também sobre conquistas e sonhos”, afirma o idealizador do projeto, que tem produção Vintepoucos e coprodução da RioFilme. Os episódios já estão disponíveis no nosso canal do YouTube e nas redes sociais

Prêmios

Desde que estreou, em 2018, “LGBT+60” vem conquistando diversos prêmios, o mais recente foi o Digital Media Americas 2024 Awards, promovido pela Associação Mundial de Jornais e de Publishers de Notícias, em abril de 2024 na categoria “Melhor Uso de Vídeo”. Em novembro de 2023, venceu os prêmios de Melhor Roteiro e Melhor Direção, no Rio Webfest, maior festival de webséries do mundo. “LGBT+60também já levou o Prêmio Longevidade Bradesco Seguros na categoria Jornalismo Web (2019), o 20º Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade LGBT+ na categoria Audiovisual e Arte Cênicas (2021) e a Menção Honrosa na Mostra Cine Diversidade, do Rio de Janeiro (2021). Em 2023, ocupou uma exposição no Museu da República, no Rio.

A terceira temporada da série ‘LGBT+60+ Corpos que Resistem’ é resultado do programa de Fomento do Audiovisual Carioca 2022, gerido pela RioFilme, órgão vinculado à Secretaria de Governo e Integridade Pública (Segovi) da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. 

Ficha Técnica:

Autor: Yuri Alves Fernandes
Roteiro e direção: Yuri Alves Fernandes
Codireção e Direção de fotografia: Gab Meinberg
Captação: Gab Meinberg, Le Jorge e Guilherme Maia
Produção Executiva: Giulia da Graça
Assistente de Produção: Tatiana Coelho
Som: Felipe Gali
Drones: Hugo Rodrigues, Diego Quetz e Vinicius Meirelles
Montagem: Giulia da Graça
Assistência de Montagem: Gabriel Melo
Finalização: Gab Meinberg
Desenho de Som/Mixagem: Felipe Gali e Caudo Feitosa
Pesquisa: Yuri Alves Fernandes
Arte Conceitual: Danilo Torres
Mídias Sociais: João Pedro Boaretto e Allana Gana
Produtora: Vintepoucos
Coprodutora: RioFilme
Apoio: Marins – Projetos e Soluções
Veiculação: Colabora – Jornalismo Sustentável
Assessoria: Prisma Colab

#Colabora

Texto produzido pelos jornalistas da redação do #Colabora, um portal de notícias independente que aposta numa visão de sustentabilidade muito além do meio ambiente.

Newsletter do #Colabora

A ansiedade climática e a busca por informação te fizeram chegar até aqui? Receba nossa newsletter e siga por dentro de tudo sobre sustentabilidade e direitos humanos. É de graça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Sair da versão mobile