O documentário “Sobre a cabeça os aviões” conquistou o Troféu Pantanal de Melhor Filme Ambiental de Curta-Metragem, na 3ª edição do Bonito CineSur – Festival de Cinema Sul-Americano de Bonito. Produzido originalmente para o #Colabora por Amanda Costa e Fausto Borges, o filme concorreu com diversos audiovisuais da América do Sul. O curta já acumula prêmios em outros dois festivais.
Leia mais: Documentário do #Colabora é premiado no Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica)
“Sobre a cabeça os aviões” narra a história de crianças após dez anos de uma ação criminosa de pulverização aérea de agrotóxico em uma escola rural de Rio Verde (GO). O curta integra a série especial “Agrotóxicos: uma praga do Brasil”, reportagens inanciadas por uma bolsa promovida pela Alter Conteúdo Relevante e pelo #Colabora, em parceria com a Fundação Heinrich Böll. A versão premiada no festival foi adaptada da original, lançada em 2022 pelo #Colabora.
Os vencedores do Troféu Pantanal foram anunciados em cerimônia realizada neste sábado, 02/08, no no Auditório Kadiwéu, no Centro de Convenções de Bonito (MS), município localizado no Parque Nacional da Serra da Bodoquena, um dos principais destinos de ecoturismo do Mato Grosso do Sul. De 25 de julho a 2 de agosto, o evento reuniu cerca de cinco mil pessoas, com 120 horas de programação e sessões de cinema com 63 filmes da América do Sul.
“Receber o prêmio nesse festival em Bonito foi muito simbólico. Primeiro por ser um lugar que, ao nos conectar diretamente com uma natureza exuberante, pulsa a urgência de debates importantes sobre o meio ambiente e as questões climáticas. Segundo, por trazer para o centro as narrativas sul-americanas, que possuem uma imensa diversidade de olhares e fazeres, cada uma com sua potência, e que resistem à concepção dominante sobre o que é o cinema”, comentou Amanda Costa.
Na categoria de Longa-Metragem de Cinema Ambiental, o vencedor foi o filme “Rua do Pescador N°6”, produzido pela brasileira Bárbara Paz. Ao todo, 30 obras concorreram aos prêmios do júri oficial internacional e ao prêmio de melhor filme pela escolha do voto popular do 3° Bonito CineSur.
Outros prêmios
O documentário de Amanda Costa e Fausto Borges também já havia sido reconhecido em outros dois festivais. O longa recebeu o prêmio de melhor direção de curta-metragem na Mostra de Cinema Goiano do 25° Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), realizado na Cidade de Goiás-GO, entre 11 e 16 de junho de 2024.
“Sobre a cabeça os aviões” também recebeu o prêmio de Melhor Filme do Júri Popular da 10ª Mostra Nacional Competitiva de Curtas-metragens do Cine.Ema, Festival Nacional de Cinema Ambiental do Espírito Santo, realizado em setembro de 2024 em Vagem Alta (ES).
Amanda Costa destaca as trocas possíveis e a recepção do público diante das denúncias feitas pelo documentário. “Sentimos que o nosso filme segue impactando as pessoas, ao expor a dureza de uma realidade muitas vezes desconhecida pelo público. As recepções são sempre de espanto com as histórias, mas ao mesmo tempo de admiração pela beleza que o filme exprime na tela”.
Gostando do conteúdo? Nossas notícias também podem chegar no seu e-mail.
Veja o que já enviamos