O que é a COP? Quem participa? Quem paga a conta do financiamento climático? A 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30) se aproxima com questões que vão tomar conta das discussões a partir de novembro. Nesse contexto, o #Colabora se antecipa e lança nesta sexta-feira, dia 5, a série vertical “Descomplicando a COP”, para o público entender, com linguagem fácil e descontraída, as pautas que envolvem a maior conferência do clima do mundo.
Com apoio da Fundação Itaú e apresentada pela jornalista Ana Carolina Ferreira, a série terá 10 episódios semanais, antecipando os principais temas da conferência até seu início, em 10 de novembro, na cidade de Belém, Pará. Os vídeos poderão ser acessados nas redes sociais Instagram, TikTok e Shorts (YouTube) do #Colabora, ou na página especial da COP no site, que reunirá nossa cobertura sobre a conferência climática (lançamento em breve).
Na série, o #Colabora explica, de forma descomplicada e com recursos de humor: qual é o objetivo, quando e como começou a COP; a diferença entre aquecimento global e mudanças climáticas; quem participa; o que é negociado e quais são os principais acordos, como o Acordo de Paris; o que é financiamento climático e para que serve; a dinâmica das zonas das COPs e como as atividades da conferência são divididas; o papel do Brasil nos debates ambientais e climáticos no mundo; os principais resultados das COPs; além de como a sociedade pode se engajar e pressionar.
Gostando do conteúdo? Nossas notícias também podem chegar no seu e-mail.
Veja o que já enviamosPara Aninha de Fátima Sousa, gerente executiva de comunicação institucional e estratégica da Fundação Itaú, que apoia a série, “é responsabilidade de todos reorganizar o quadro, o cenário e as informações para que a sociedade possa, de fato, entrar e participar da agenda climática. Acreditamos que, mais que escutar, é preciso entender como essas narrativas moldam percepções, influenciam políticas e impactam não só o nosso país, mas o mundo todo. Por isso a importância da democratização do tema”.
“É na Conferência do Clima que se definem acordos que afetam todas as pessoas, mas, sem informação acessível, grande parte da sociedade fica alheia a essas decisões. Criar conteúdos jornalísticos dinâmicos e envolventes, como a série propõe, é fundamental para incentivar mudanças individuais e coletivas”, conta a apresentadora e roteirista do Descomplicando a COP, Ana Carolina Ferreira.
O diretor-geral do #Colabora, Yuri Alves Fernandes, enfatiza a importância da COP30. “Estamos nos aproximando do principal evento global do ano. Os temas serão muito noticiados e o #Colabora estará in loco, com uma cobertura ampla e diária. Por isso, é muito importante que nossos seguidores, leitores e também novas pessoas já se familiarizem e se sintam prontas para essa conversa”, aponta.
A COP30 vem sendo um dos temas prioritários de cobertura do #Colabora em 2025. Desde o início do ano, estamos “A Caminho de Belém”, com uma série de reportagens sobre temas centrais da conferência climática. Também vamos integrar a Casa do Jornalismo Socioambiental, uma central de cobertura colaborativa formada por veículos com foco em questões socioambientais e transparência de dados, e pela Ajor (Associação de Jornalismo Digital).
Ficha técnica ‘Descomplicando a COP’:
Apresentação e roteiro: Ana Carolina Ferreira
Direção: Yuri Alves Fernandes
Edição: David de la Cadena
Produção Executiva: Flávia Campuzano
Revisão de texto: Liana Melo
Cinegrafia: Leonardo Dresch
Assistente de estúdio: Marcos Moreira
Apoio: Fundação Itáu
Realização: #Colabora – Jornalismo Sustentável