COP30: O que é financiamento climático?

COP30: O que é financiamento climático?

Por Ana Carolina Ferreira ODS 13ODS 17

Entenda por que o financiamento climático é um tema tão importante na COP30

Publicada em 3 de novembro de 2025 - 21:39 • Atualizada em 3 de novembro de 2025 - 22:14

O financiamento climático é o conjunto de recursos destinados a ações de mitigação e adaptação às mudanças climáticas. Ou seja, se trata do dinheiro para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e para lidar com os impactos de eventos extremos já em curso, como enchentes, secas e furacões.

Esse tema ganha destaque na 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), porque envolve responsabilidade histórica e justiça climática. As nações ricas lideraram as emissões ao longo da história. Por isso, a comunidade internacional cobra delas uma contribuição maior para financiar ações climáticas nos países em desenvolvimento. Essas nações poluíram menos, mas enfrentam os efeitos mais severos da crise, como desastres climáticos, perdas econômicas e vulnerabilidades sociais crescentes.

Gostando do conteúdo? Nossas notícias também podem chegar no seu e-mail.

Veja o que já enviamos

Leu todas as matérias do Guia da COP30?

Os países precisarão reunir US$ 1,3 trilhão por ano até 2035 para realizar os investimentos necessários de adaptação e mitigação. Isto é, para investir em energia limpa, infraestruturas resilientes, preservação ambiental e tecnologias de baixo carbono. O financiamento climático é considerado um dos maiores impasses das conferências do clima e deve dominar as discussões da COP30.

Ana Carolina Ferreira

Estudante de jornalismo na Universidade Federal Fluminense (UFF). Gonçalense, ou papa-goiaba, apaixonada pelas possibilidades de se contar histórias na área da comunicação. Foi estagiária na Assessoria de Comunicação do Ministério Público Federal e da UFF. Amante da sétima arte e crítica amadora do universo geek.

Newsletter do #Colabora

A ansiedade climática e a busca por informação te fizeram chegar até aqui? Receba nossa newsletter e siga por dentro de tudo sobre sustentabilidade e direitos humanos. É de graça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Sair da versão mobile