#Colabora lança página especial com cobertura da COP30

Além das notícias da Conferência da ONU, página vai trazer colunas, vídeos e impressões de jornalistas direto de Belém

Por #Colabora | ODS 13
Publicada em 27 de outubro de 2025 - 15:40  -  Atualizada em 27 de outubro de 2025 - 17:06
Tempo de leitura: 5 min

#Colabora fará parte de cobertura colaborativa e terá equipe em Belém para acompanhar a COP30 (Arte: Pablo Candeia)

No mês em que completa 10 anos de existência, o #Colabora – Jornalismo Sustentável está de malas prontas para Belém. Durante a 30° edição da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), a cobertura de todas as discussões na capital do Pará estará disponível em uma página especial no nosso site (clique aqui). Além disso, nossa equipe integra a iniciativa de cobertura colaborativa da Casa do Jornalismo Socioambiental, direto da sede da conferência.

#Colabora na COP: conheça a página especial 

Desde o início deste ano, o #Colabora acompanha as novidades e detalhes sobre a preparação para o evento, principal reunião entre países para tratar de questões que envolvem a crise climática global. Na série especial “A Caminho de Belém”, a jornalista Liana Melo e outros colaboradores publicaram matérias sobre os principais desafios e temas da COP30: financiamento climático, transição energética, justiça climática, adaptação e mitigação à crise do clima, desinformação ambiental e climática e o desafio da redução de emissões de gases responsáveis pelo aumento da temperatura média do planeta.

Gostando do conteúdo? Nossas notícias também podem chegar no seu e-mail.

Veja o que já enviamos

Durante todo o mês de novembro, o #Colabora integra a coalizão responsável pela Casa do Jornalismo Socioambiental, localizada na Casa Carmina, distante cerca de nove quilômetros do Parque da Cidade, onde ocorrerão os eventos oficiais da COP30. Além de abrigar jornalistas, o espaço será sede de palestras e outras atividades voltadas para profissionais da comunicação e sociedade civil. Também fazem parte da equipe idealizadora da Casa: InfoAmazonia, Envolverde, Eco Nordeste, ((o))eco, e Amazônia Vox, Associação de Jornalismo Digital (Ajor) e Open Knowledge Brasil.

Com o apoio da Fundação Itaú, o #Colabora lançou a websérie “Descomplicando a COP”, roteirizada e apresentada pela jornalista Ana Carolina Ferreira. Em dez episódios, a produção detalha alguns dos conceitos e discussões, em um formato descontraído e explicativo. Também produzimos outros diversos conteúdos com o selo #Colabora na COP30 em nossas redes sociais, como parte da preparação para o evento.

Na página especial, será possível conferir os vídeos do “Descomplicando a COP”, todas as notícias e reportagens sobre a conferência, os destaques ao vivo do Live Feed da cobertura colaborativa da Casa do Jornalismo Socioambiental, além de impressões de Liana Melo, jornalista com experiência na cobertura de outras Conferências do Clima, e do jovem repórter Micael Olegário, que vai acompanhar sua primeira COP. Também integra a equipe presencial do #Colabora em Belém, a coordenadora de novos negócios e jornalista Flávia Campuzano.

Além da cobertura presencial de nossos repórteres e da redação a postos no Rio de Janeiro, o #Colabora possui uma parceria especial para a COP30 com o “Cuida, Criatura!”, projeto de extensão de estudantes de jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC). A iniciativa trabalha com jornalismo ambiental de um jeito desenrolado, descomplicado e descontraído, principalmente, por meio de vídeos nas redes sociais.

A página foi desenvolvida pela empresa Homem Máquina.

Página terá últimas notícias da Conferência e depoimentos dos jornalistas direto de Belém (Arte: Pablo Candeia)
#Colabora

Texto produzido pelos jornalistas da redação do #Colabora, um portal de notícias independente que aposta numa visão de sustentabilidade muito além do meio ambiente.

Newsletter do #Colabora

A ansiedade climática e a busca por informação te fizeram chegar até aqui? Receba nossa newsletter e siga por dentro de tudo sobre sustentabilidade e direitos humanos. É de graça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Sair da versão mobile