Cresce rede de doadores de bebida com “bactérias do bem”

Grupos de consumidores do milenar kefir se multiplicam na internet

Por Ana Morett | ODS 17ODS 3 • Publicada em 19 de dezembro de 2017 - 09:48 • Atualizada em 4 de julho de 2019 - 16:24

Rede de doação de kefirnão para de crescer. Foto: Flavio Emanuel/Divulgação
Doação de kefir:  já são mais de 100 grupos de adeptos da bebida nas redes sociais. Foto: Flavio Emanuel/Divulgação

Cuidar da horta, fazer pão, produzir cerveja, moer os grãos do café pouco antes do preparo, assar biscoitos em vez de comprá-los no mercado, levar marmita para todos os lugares. Por motivos de economia, saúde, bem-estar ou outros, a onda do “faça você mesmo” continua ganhando espaço nos centros urbanos e, recentemente, resgatou um velho hábito: o consumo de alimentos probióticos, conhecidos por conterem “bactérias do bem”, para uma vida mais saudável.

LEIA MAIS: A multiplicação do kefir no Recôncavo baiano

“Mas bactérias remetem a algo ruim, contaminado”, alguns dirão. Nem todas. Muita gente deve lembrar de ter tomado, na infância, um leite bem doce, numa garrafinha. Ou dos iogurtes que mães e avós faziam em casa. Esses produtos já continham bactérias e leveduras que fermentavam o leite e chegavam vivas ao organismo, com objetivo de equilibrar a flora intestinal (ou microbiota, como dizem os especialistas) e reduzir o risco de doenças. A moda nutricional do momento, no entanto, além de mais natural, tem uma peculiaridade: é adquirida por doação ou troca colaborativa.

Gostando do conteúdo? Nossas notícias também podem chegar no seu e-mail.

Veja o que já enviamos
Flávia Arone e seu potinho de kefir: a terapeuta conseguiu uma doação através de um grupo do Facebook. Foto: Flavio Emanuel/Divulgação

Isso porque os micro-organismos usados para a produção dos probióticos caseiros se reproduzem até gerar um excedente. A pessoa – que provavelmente ganhou a colônia – , em vez de jogar a sobra fora,  a repassa para alguém. Assim, a “rede probiótica” se multiplica. Nesse embalo, já é possível encontrar no Facebook mais de cem grupos de doação de kefir – que pode ser feito da fermentação de leite ou de água com açúcar, e é o mais pop no momento –  e de kombucha, que é produzido à base de chá e requer maior tempo de fermentação.

A publicitária Marcela Arruda consome kefir (de vez em quando, também o kombucha) e leva essa tradição a sério. Já marcou encontros com desconhecidos, pela internet, no Metrô, para fazer doações. E disseminou o hábito entre a equipe de trabalho.  Agora, no departamento onde trabalha, são sete pessoas consumindo kefir cultivado no pote da publicitária. “São os amigos probióticos”, brinca. Marcela se diz “meio Bela Gil” e consome probióticos há três anos. Começar, no entanto, não foi simples. “Meu marido é da Rússia, onde o consumo de kefir parece ser comum. Então, resolvemos procurar por aqui. Tentei na internet, mas só consegui depois de um tempo, no boca-a-boca mesmo, com a mãe de um amigo, russa também”, explica. Naquela época, conta, ninguém levava fé. “Aí, começou a ficar mais famosinho… e virei a doadora oficial lá no trabalho”.

[g1_quote author_name=”Patrícia Rodrigues” author_description=”Nutricionista” author_description_format=”%link%” align=”left” size=”s” style=”simple” template=”01″]

Estamos resgatando bons hábitos de nossos antepassados

[/g1_quote]

Estima-se que a origem do kefir remonte a mais de 2 mil anos a.C, nas montanhas do Cáucaso, Europa Oriental. Em 1908, o produto chegou a Moscou, e a partir daí difundiu-se para outras regiões. Por muitos anos, o consumo de kefir ficou restrito àqueles que tinham os grãos em suas casas e o cultivavam de maneira artesanal.

De acordo com a nutricionista Patricia Rodrigues, a principal característica do kefir é a presença de lactobacillus, lactococos, bactérias do ácido acético e leveduras. A bebida, que é azeda e parece um iogurte, pode ser produzida a partir de grãos imersos em leite (de vaca, cabra, ovelha, búfala) ou água – ideal para vegetarianos e veganos, como é o caso da terapeuta Flávia Arone. Ela conseguiu o kefir de água, ou tibico, após fazer o pedido em um grupo do Facebook. Encontrou uma doadora próxima de sua casa e marcou um encontro na portaria do prédio dela, onde recebeu orientações. “Hoje, é comum também as pessoas fazerem o que chamam de troca colaborativa. E existem sites que vendem kefir, kombucha e outros. Como recebi o meu gratuitamente, faço questão de perpetuar essa prática”, diz a terapeuta, que deixou de tomar as caras pílulas de probióticos. Ao trocá-las pela bebida, além da economia, notou melhorias no funcionamento do sistema digestivo.

O ator Diego Fonseca consome kefir para manter a boa forma: resgate de hábito da infância. Foto: Flavio Emanuel/Divulgação

A nutricionista Patrícia Rodrigues ressalva que o consumo de probióticos caseiros, como o kefir, traz benefícios para a saúde desde que seja incorporado à rotina alimentar diária. Diferentemente dos probióticos em cápsulas (suplementos nutricionais), que devem sempre ser utilizados com prescrição médica ou de nutricionistas, o kefir pode ser consumido sem orientação profissional. Entre os possíveis benefícios estão o fortalecimento do sistema imune, a prevenção de doenças metabólicas, a diminuição nos níveis de colesterol e o auxílio na recomposição da flora intestinal.

[g1_quote author_name=”Flávia Arone” author_description=”Terapeuta” author_description_format=”%link%” align=”left” size=”s” style=”simple” template=”01″]

Existe aí um exercício do cuidado e da responsabilidade com a saúde, a sua e a do outro

[/g1_quote]

Será apenas mais uma moda nutricional passageira? “Atualmente, muito se fala e se discute sobre alimentação natural. As pessoas têm buscado informações em sites sobre saúde e, por isso, a cada momento surgem novos alimentos ‘queridinhos’. Mas, na verdade, a cultura de bactérias em leite já era utilizada antigamente. Estamos resgatando bons hábitos de nossos antepassados”, diz Patrícia.

Para o ator Diego Fonseca, o consumo de kefir representa exatamente esse resgate da memória afetiva, aliado a um objetivo bem prático: manter a boa forma. Sua mãe lhe dava kefir quando criança, e agora, aos 32 anos, ele voltou a consumir a bebida com a meta de perder peso, já que, segundo o ator, ela gera sensação de saciedade. Diego conseguiu o produto pelas redes sociais. “Fiz um post e em menos de meia hora já havia recebido cerca de dez respostas”, conta. “A questão do kefir é cultural, é quase um ritual. Quando eu era criança já funcionava assim. Infelizmente, muitos hábitos positivos como este se perderam com o tempo. Que bom que agora estão voltando”.

Para Flávia, é nesse ritual que está a maior graça: “Existe aí um exercício do cuidado e da responsabilidade com a saúde, a sua e a do outro. É muito legal apresentar a outra pessoa algo acessível, que pode contribuir para a saúde, mas que exige algum nível de tempo e atenção, diariamente”.

Grãos de kefir. Foto: Flavio Emanuel/Divulgação

Recebeu uma doação de kefir? Saiba como cultivar:

  • Kefir de leite: em média, uma colher de sopa de grãos de kefir deve ser adicionada a meio litro de leite. Coloque em um recipiente de vidro limpo, tampe com um pano e guarde em um local escuro, como um armário, entre 12 e 24 horas. No dia seguinte, coe o líquido (que fica parecido com um iogurte) para ser ingerido. Higienize o recipiente de vidro antes de retornar os grãos ao pote e adicionar leite. Importante: utilize coador e colher de plástico.
  • Kefir de água: uma colher de sopa de grãos e uma colher de açúcar demerara ou mascavo para meio litro de água filtrada. O processo de fermentação é o mesmo do kefir de leite. Também devem ser usados coador e colher de plástico.
Ana Morett

Ana Carolina Morett é jornalista, formada pela PUC-Rio, com MBA em Marketing Digital pela FGV. Com passagens pela Rede Globo e jornal O Globo, onde cobriu de política e futebol a vida de artistas, há cinco anos trabalha com conteúdo de marca. Acredita na força da internet para potencializar boas causas e histórias. Para ela, redes sociais não são só bla, bla, bla.

Newsletter do #Colabora

A ansiedade climática e a busca por informação te fizeram chegar até aqui? Receba nossa newsletter e siga por dentro de tudo sobre sustentabilidade e direitos humanos. É de graça.

306 comentários “Cresce rede de doadores de bebida com “bactérias do bem”

  1. Kefir de Leite disse:

    Olá amigos, vou dar uma dica aqui de onde encontrar Kefir de Leite, Kefir de Água, Kombucha e Iogurtes Infinitos, nesse site:

    http://kefirdeleite.com

    Eles enviam para Qualquer Cidade do Brasil pelos Correios e você só paga o custo do envio dos Correios e recebe no seu endereço.

    Fica aí uma dica muito boa para quem não encontrar na sua Cidade.

  2. Luciana de Fátima Melo dos Santos disse:

    Gostaria receber doações kefir leite por que tenho fibromialgia sofro muito ouvir falar muito bom, se alguém puder me ajudar agradeço desde já

  3. Joao Dias disse:

    Olá , boa noite , Gostaria de receber uma doaçao de maravilhoso Kefir , quem poder faser isto eu Agradeço! leite ou Agua ou se possivel os dois meu nome é: Joao Dias, moro em Santa Gertrudes PS

    • Mariele Cristina disse:

      Olá amigos, o Kefir e Kombucha é maravilhoso para a saúde mas é bem difícil de conseguir doação eu mesmo tentei doação de kefir e kombucha e não consegui, então encontrei 02 lojas online que vende o Kefir de Leite, Kefir de Água e Kombucha.

      Eu paguei R$29,90 já com o frete incluso, levou 5 dias e chegou no meu endereço, eles disseram que envia para qualquer cidade do Brasil.

      o site é esse se interessar para alguém:

      lojinhadokefir.com.br

      Para quem está procurando Kefir de Água tem nesse site:

      kefirdeagua.com.br

  4. Ester disse:

    Boa noite! Me chamo Ester, gostaria de receber a doação de um kefir de leite. Moro em Mossoró no Rio Grande do Norte. Tem alguém de Mossoró aqui que possa me doar? Meu Wpp 084 9 9706-9769. Desde já agradeço!

    • Mari disse:

      Tenho Kefir de leite para doação, entrego em mãos na Praça da Liberdade em São Paulo ou na estação São Lucas do Monotrilho, na av. Anhaia Mello, Zona Leste, SP ou ainda no Roldão da Vila Ema.
      Entrar em contato pelo e-mail: mmsilvalima2@gmail.com

    • Mari disse:

      Tenho Kefir de leite para doação, entrego em mãos na Praça da Liberdade em São Paulo ou na estação São Lucas do Monotrilho, na av. Anhaia Mello, Zona Leste, SP ou ainda no Roldão da Vila Ema.
      Entrar em contato pelo e-mail: mmsilvalima2@gmail.com

  5. Maria Lucas disse:

    Bom dia, por favor si alguem poderia doar Kefir de agua ou leite, moro no centro de Sao Paulo
    Wahtsapp 964392009 o kefir de agua seria para minha mae que tem intolerancia ao leite.
    agradeço muito.

    • Mari disse:

      Tenho Kefir de leite para doação, entrego em mãos na Praça da Liberdade em São Paulo ou na estação São Lucas do Monotrilho, na av. Anhaia Mello, Zona Leste, SP ou ainda no Roldão da Vila Ema.
      Entrar em contato pelo e-mail: mmsilvalima2@gmail.com

  6. Edison Leite Campos disse:

    Bom dia,
    Fui reativar meu Kefir que estava congelado a algum tempo, mas não sei o que aconteceu, já na terceira troca de leite os grãos estão na cor rosado e o leite não fermentou, alguém sabe me dizer qual o procedimento, tem solução ?

    Grato.

    • Mari disse:

      Tenho Kefir de leite para doação, entrego em mãos na Praça da Liberdade em São Paulo ou na estação São Lucas do Monotrilho, na av. Anhaia Mello, Zona Leste, SP ou ainda no Roldão da Vila Ema.
      Entrar em contato pelo e-mail: mmsilvalima2@gmail.com

  7. João Antonio disse:

    Boa tarde! Estou a procura de doadores de kefir de leite. Moro na cidade de Americana – SP, alguém sabe de doadores nesta cidade ou alguma outra cidade circunvizinha? Desde já agradeço.

  8. Marina Cunha disse:

    Olá, sou Marina e estou na região do aeroporto de congonhas(São Paulo_capital). Queria receber uma doação do kefir de água. Alguém tem o legítimo de água nesta região em São Paulo? Fico no aguardo.Obrigada

  9. Marcia S. de Perrino disse:

    Olá. Gostaria de receber uma doação de kefir de leite. Moro em Jundiaí no bairro Parque Centenário. Agradeceria muito a ajuda. Obrigada

  10. Ediane Mariano disse:

    Olá, sou de Altamira/Pará, gostaria de saber se posso mudar o kefir, por exemplo: Tenho o de leite, porém não gostei, aí passo a colocar água, ao invés de leite. ?????

    Aqui não encontrei doadores
    Se alguém puder me doar Kefir de água, eu agradeço!

  11. Larissa RISSUTT disse:

    Boa noite! Resido em Salvador Bahia, estou necessitando de Kefir… Estou apresentando alguns sintomas de uma doença autoimune… alguém pode doar Kefir de leite? obrigada!!

  12. Rhayane disse:

    Gostaria de receber uma doação de kefir, sou do Rio de Janeiro, Belford roxo .. estou sofrendo com espinhas no rosto muito persistente, minha auto estima está muito baixa , faço de tudo e nada faz elas sumirem , acho qie o problema está no meu organismo e nos homonios e acho que pode ser bom pois ele vai tratar de dentro pra fora ! Me ajudem por favor

  13. leonor disse:

    Como posso. Adiquerir o Kefir moro em Itapevi estado de São Paulo , fiquei interessada pq tenho o intestino preso e sofro muito com isso , obrigada espero sua resposta

  14. leonor disse:

    Como posso. Adiquerir o Kefir moro em Ribeirao Preto estado de São Paulo , fiquei interessada pq tenho o intestino preso e sofro muito com isso , obrigada espero sua resposta

    • Mari disse:

      Tenho Kefir de leite para doação, entrego em mãos na Praça da Liberdade em São Paulo ou na estação São Lucas do Monotrilho, na av. Anhaia Mello, Zona Leste, SP ou ainda no Roldão da Vila Ema.
      Entrar em contato pelo e-mail: mmsilvalima2@gmail.com

  15. Eva disse:

    Sou de Ferraz de Vasconcelos Sp, vila Correia
    Estou atrás de doação de lactobacilos vivos que vai ao leite.
    Já tive, a muito anos atrás fiz doações e hoje estou à procura, motivo: intestino preso.
    Obrigada pela atenção

  16. Igor disse:

    Olá, sou de Salvador-BA e estou com uma quantidade boa de colonia de Scoby para doação. Se alguém se interessar me manda um zap. Enviar para outro estado é possível, mas depende de uma boa embalagem e enviar por Sedex que sairia dispendioso o custo para mim.

  17. Liiz Antonio da Silva disse:

    Bom dia
    Meu nome é Luiz e estou precisando do kefir de água.
    Sou de São Paulo. Estou próximo ao metrô Santana. Qualquer outro, me chama que eu vou.
    Obrigado

  18. Luciana Freitas disse:

    Boa noite, sou de São Gonçalo/ RJ. Alguém teria doação Kefir de leite de Coco? Tel. 21 979346708. Se tiver de água tbm serve, só não posso de leite animal.

  19. Alessandra Cristina Póvoa nascimento santos disse:

    Queria uma doação ,estou com debiose intestinal é muito ruim.
    Gostaria de tomar algo natural ,sou do RJ Bangu

  20. Edivania Freire disse:

    Meu nome é Edivan. Moro em Itajobi, interior de São Paulo. Gostaria de receber doações de kefir de leite. Posso buscar em Catanduva, São José do Rio Preto ou munícipio vizinhos. Obrigado.

    • Reinaldo Aguiar disse:

      Eu sou de São Francisco do Conde, 70 km de Salvador e eu quero Kefir também, parei de tomar porque estava dando um queima, acabei perdendo a matriz, mas acho que é a gastrite nervosa, fazendo um TCC mas preciso muito relaxar para melhorar um pouco… quem tiver a matriz na região pode chamar no zap (71)98534-1856 – Reinaldo Aguiar… Grato

  21. Alex disse:

    Gostaria de receber uma doação de Kefir de leite, sou da região de Osasco, Barueri, Itapevi , Jandira e Carapicuíba.
    Como faço?
    Obrigado

  22. Maria disse:

    Gostaria de adquirir kefir de leite ou água e kombucha se possível. Estou ansiosa e procurando por grãos mais saudáveis por meio de doadores. Por favor se alguém puder me prover. Moro em Pernambuco/Recife e contato por email :mariaeduarda8@live.com

  23. Mari disse:

    Tenho Kefir de leite para doação, entrego em mãos na Praça da Liberdade em São Paulo ou na estação São Lucas do Monotrilho, na av. Anhaia Mello, Zona Leste, SP ou ainda no Roldão da Vila Ema.
    Entrar em contato pelo e-mail: mmsilvalima2@gmail.com

  24. Vanessa disse:

    Oi gente eu sou de Feira de Santana Bahia e quero doação de kefir e kombucha se alguém tive e mora aqui perto por favor entra em contato
    75992609652 só Whatsapp

  25. Bruno Aguiar disse:

    Olá! Gostaria de doação de Kefir. Eu moro em Itaipuaçu Maricá Rj mais posso buscar em municípios próximos. Desde já agradeço! 21 973758075 Whatsapp

  26. Katiani disse:

    Boa noite! Eu sou de Belém-PA, gostaria de saber se tem alguém que doar Kefir de água. Meu whatsapp é 98418-0185. Agradeço quem puder fazer doação.

  27. Téo disse:

    Ola,
    Gostaria de trocar SCOOBY por KEFIR de ÁGUA.
    Estou na região entre o Metro Paraiso e Ana Rosa – SP.
    Tenho produzido KOMBUCHA a mais de ano e tenho culturas bastante saudáveis.
    Vai ser um prazer compartilhar com você.

  28. Silmar Enilda Viana Roque disse:

    Boa tarde; Sou Silmar Enilda; de Frutal MG, se possível gostaria de uma doação de Kefir de água. desde já meus agradecimentos.
    Rua Joaquim Rodrigues de Paula, 46
    Bairro Paralelo XX
    CEP 38200000

  29. Pingback: como usar kefir – o que é, para que serve, e benefícios deste probiótico – Saudável Comigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Sair da versão mobile