Liderada pela Organização das Nações Unidas (ONU), a campanha #SomenteUnidos, parte da iniciativa Verificado, é lançada em 11 de março de 2021, um ano depois do início da pandemia. Com a ação, a ONU vem apoiar e difundir a urgência do acesso justo e equitativo das vacinas contra a COVID-19 para todos, além de reforçar a importância das medidas de prevenção contra a doença. “Enquanto não temos vacinas para todos, é fundamental mantermos os cuidados de prevenção”, afirma Kimberly Mann, diretora do Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio), que coordena o projeto Verificado no Brasil.
Para Kimberly, o combate à pandemia do coronavírus só será bem-sucedido se todas as pessoas, de todas as nações, tiverem acesso às vacinas. “Usar a máscara, manter distanciamento social, respeitar esses limites de convivência presencial são as ferramentas que temos até que todos estejam vacinados”, acrescenta a representa da ONU.
Gostando do conteúdo? Nossas notícias também podem chegar no seu e-mail.
Veja o que já enviamosMais de 2,5 milhões de pessoas em todo o mundo morreram de COVID-19, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, mais de 270 mil pessoas já morreram da doença, e 4,32 milhões de pessoas já receberam ao menos uma dose de vacina, segundo dados do consórcio brasileiro de veículos de imprensa.
No lançamento da campanha, o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, disse que “começamos a ver uma luz no fim do túnel”, com a vacina. “As vacinas para covid-19 devem ser consideradas um bem público global. Nenhum país pode superar esta crise isoladamente. Governos e empresas devem compartilhar doses e tecnologia para que o fornecimento vá mais longe e a distribuição seja mais rápida. A Covax, a iniciativa global de vacinas, é a nossa melhor maneira de fazer exatamente isso”, destacou Guterres.
No vídeo de lançamento da campanha, o secretário-geral da ONU enfatiza o lema #SomenteUnidos” #OnlyTogether, em inglês. “Somente unidos, podemos proteger os profissionais de saúde e as pessoas mais vulneráveis do mundo. Somente unidos, podemos reviver nossas economias. Somente unidos, podemos acabar com esta pandemia e nos recuperar”, afirma Antonio Guteress.
A campanha destaca que as vacinas contra a covid-19 podem evitar a morte de pessoas, o surgimento de novas variantes e dão a oportunidade de retomada das economias dos países. Inicialmente, as doses da Covax cobrirão apenas profissionais de saúde e as populações mais vulneráveis.
Até o final de 2021, o programa COVAX pretende oferecer vacinas a quase 30% da população de cada país participante. Esse progresso é pequeno em comparação com os dez países ricos, que possuem quase 80% de todas as vacinas contra a COVID-19. Participante do COVAX, o Brasil optou por receber um volume de doses equivalente a 10% de sua população, cerca de 42 milhões de doses.
O projeto Verificado, coordenado no país pelo Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio), em nome das Nações Unidas, tem a colaboração da Purpose, uma das maiores organizações de mobilização social do mundo. O Verificado é uma iniciativa global da ONU que tem o objetivo de combater a infodemia de desinformação em meio à pandemia, compartilhar informações que salvam vidas e orientações baseadas em fatos e histórias de solidariedade global em torno da COVID-19. O site Verificado traz uma galeria de informações verificadas e transmitidas pelas Nações Unidas.
Apoie o #Colabora.
Queremos seguir apostando em grandes reportagens, mostrando o Brasil invisível, que se esconde atrás de suas mazelas. Contamos com você para seguir investindo em um jornalismo independente e de qualidade.

Meu filho está muito rebelde ando com medo que ele esteja em más companhias por isso instalei um programa rastreador de Celular esse programa tem me ajudado muito recomendo a vocês: > brunoespiao.com.br