#Colabora prorroga prazo de inscrição para programa de inclusão e diversidade

Prazo para se inscrever em iniciativa voltada para jovens jornalistas e comunicadores foi estendido até 3 de outubro

Por #Colabora | ODS 10ODS 16 • Publicada em 27 de setembro de 2023 - 08:48 • Atualizada em 9 de outubro de 2023 - 09:34

Prorrogadas inscrições para #Colabora com Inclusão e Diversidade 2023: prazo agora vai até 3 de outubro e iniciativa é voltada para jovens jornalistas periféricos, negros, quilombolas e indígenas (Arte: Dan Torres)

Foram prorrogadas até o dia 3 de outubro, terça-feira, as inscrições para o programa #Colabora com Inclusão e Diversidade 2023, que tem como objetivo principal ampliar o acesso de jornalistas periféricos ao mercado de trabalho. Esta é a segunda edição do programa de treinamento e estágio (no modelo trainee), organizado pelo #Colabora – Jornalismo Sustentável e voltado para jovens comunicadores. O projeto faz parte do edital “Acelerando Negócios Digitais”, do International Center for Journalists (ICFJ) com apoio da Meta e da Associação de Jornalismo Digital (Ajor).

O programa será oferecido, exclusivamente, para candidatos negros, quilombolas e indígenas que vivam em regiões de periferia ou favelas e dará prioridade também aos jornalistas e/ou comunicadores LGBTQI+ e PCDs. As inscrições para o #Colabora com Inclusão e Diversidade devem ser feitas por esse formulário AQUI. Além dos critérios de inclusão e diversidade, a seleção vai avaliar vídeos ou textos feitos pelos candidatos, com seus celulares, nos quais eles terão a oportunidade de se apresentar e explicar por que devem ser selecionados.

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

EDITAL COMPLETO AQUI

Serão oferecidas, na primeira fase, até 50 vagas para jovens de todo o país que queiram participar de um curso de formação em jornalismo independente e empreendedorismo. Serão dois meses de aulas remotas, semanais (8 no total), com profissionais reconhecidos do mercado. “É um curso voltado para a gente questionar as diversas formas de fazer jornalismo. E, para além da crítica, a gente pensar nas possibilidades do jornalismo”, explicou a jornalista, professora e pesquisadora Fabiana Moraes, que foi a coordenadora pedagógica da primeira edição e estará novamente na coordenação do #Colabora com Inclusão e Diversidade.

Gostando do conteúdo? Nossas notícias também podem chegar no seu e-mail.

Veja o que já enviamos

A professora da Universidade Federal de Pernambuco e também escritora destacou as experiência da primeira edição. “A gente aprendeu sobre arte-jornalismo, aprendeu sobre questões raciais no jornalismo, a gente falou sobre os projetos locais e sobre universalização desses locais. Foi um prazer de ter pessoas de todo o país reunidas e a gente discutindo, aprendendo e reaprendendo o jornalismo que a gente quer”, disse Fabiana Moraes

Nesta nova edição, o #Colabora com Inclusão e Diversidade terá como novidade a criação de uma área no site para publicar os conteúdos produzidos pelos alunos durante o programa. Outra novidade é que esta segunda edição será transformada também em uma série de vídeos, disponíveis no site e disponibilizados numa playlist em plataformas como o YouTube. Um dos objetivos é escalar o aprendizado do curso, gratuitamente, para novos públicos.

Após o período de aulas, a segunda fase terá dois alunos selecionados para fazerem parte do time de trainees do #Colabora por seis meses, com remuneração de R$ 2.500 mensais cada, e seguro de vida. Ao longo do curso, os participantes vão poder discutir propostas de pauta para serem transformadas em reportagens, em qualquer formato, no final das aulas, como parte do processo. Os outros participantes poderão, se assim o desejarem, fazer parte do time de jornalistas freelancers do #Colabora, recebendo por reportagens produzidas.

Os dois trainees, durante todo o período de trabalho, serão acompanhados e orientados por jornalistas experientes do quadro fixo do #Colabora. “Queremos promover maior diversidade na redação, e ampliar o acesso para os participantes às oportunidades de capacitação, networking e possibilidades de trabalho”, afirmou Flavia Campuzano, editora do #Colabora – Jornalismo Sustentável e coordenadora do programa.

#Colabora

Texto produzido pelos jornalistas da redação do #Colabora, um portal de notícias independente que aposta numa visão de sustentabilidade muito além do meio ambiente.

Newsletter do #Colabora

A ansiedade climática e a busca por informação te fizeram chegar até aqui? Receba nossa newsletter e siga por dentro de tudo sobre sustentabilidade e direitos humanos. É de graça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Sair da versão mobile