A segurança alimentar é um dos principais pilares de atuação da Coca-Cola Brasil para ajudar as populações mais vulneráveis a enfrentar a crise provocada pela pandemia da Covid-19. Foram muitas iniciativas até aqui, com doações de bebidas e de cestas básicas em diversas comunidades pelo país, mas um dos destaques foi a mobilização ‘Por todas as mesas’, em parceria com a campanha Brasil sem Fome, da ONG Ação da Cidadania. A iniciativa terminou no mês passado com um saldo de 2,5 milhões de refeições e mais de 767 mil litros de bebidas doados a quem mais precisa. Meta alcançada e milhões de brasileiros impactados.
Lançada em maio, a campanha previa que a Coca-Cola faria uma doação em dinheiro à ONG para cada pedido feito nas plataformas de delivery iFood, Rappi, Uber Eats, AiqFome e Wabi.
A campanha se desenrolou de maio a julho, e reverteu pedidos por apps de delivery em alimentos, convidando o consumidor a colaborar com o combate direto à fome. De que maneira? A companhia fez uma doação de R$ 0,50 para cada pedido realizado nas principais plataformas de delivery (iFood, Rappi, Uber Eats, Aiqfome e Wabi) que incluía um produto de seu portfólio.
As doações foram revertidas em refeições com bebidas, distribuídas pela Ação da Cidadania a 400 entidades, de 20 estados.
Além da força da parceria com uma das ONGs mais respeitadas do país — criada pelo sociólogo Herbert de Souza, em 1993 —, a campanha contou com uma intensa mobilização interna e o total apoio dos engarrafadores do Sistema Coca-Cola.
O projeto não aconteceu somente no Brasil, e teve versões em outros países da América do Sul: Chile, Argentina e Bolívia. Os três territórios somaram 36 mil pratos de comida doados, por meio de três entidades: Comida para Todos, Caminos Solidarios e Fundación Alalay. Foram mais de 90 mil pedidos por aplicativos para que a mobilização chegasse a quem mais precisa nesses países.
“Por todas as mesas” não é uma ação isolada. Faz parte de um conjunto de ações de combate à fome adotadas pela Coca-Cola Brasil e seu sistema de empresas fabricantes. R$ 9,5 milhões estão sendo destinados a ações diretas de combate à fome, que tiveram início em fevereiro, no Amazonas.
Em 2020, o Sistema Coca-Cola Brasil mobilizou R$ 45 milhões para ações de enfrentamento à crise da Covid-19. Basta acessar o site estamosnessajuntos.com.br para conferir em detalhes o que tem sido feito diante desse cenário desafiador.