#Colabora em Áudio: Mães do Brasil e a jornada invisível de cuidados

Reportagem mergulha na realidade de mulheres que desempenham papel vital na manutenção dos lares, além de refletir sobre a disparidade na divisão do trabalho doméstico.

Por Ana Carolina Ferreira | Inclusão e DiversidadeODS 5 • Publicada em 12 de março de 2024 - 21:20 • Atualizada em 11 de abril de 2024 - 09:22

YouTube video player

No Brasil, as mulheres dedicam até 25 horas por semana a afazeres domésticos e cuidados, enquanto os homens dedicam cerca de 11 horas, segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas, divulgada em outubro de 2023. “Mães do Brasil e a jornada invisível de cuidados” é uma reportagem em áudio que mergulha na realidade dessas mulheres que desempenham um papel vital na manutenção dos lares brasileiros, muitas vezes sem o devido reconhecimento. OUÇA!

Gostando do conteúdo? Nossas notícias também podem chegar no seu e-mail.

Veja o que já enviamos

Com entrevistas, dados e inserções ilustrativas, são exploradas as implicações dessa dinâmica, revelando como as mulheres enfrentam pressões sociais e emocionais enquanto desempenham o papel socialmente imposto a elas. Um convite para que você reflita sobre a disparidade na divisão do trabalho doméstico; os desafios enfrentados pelas mães e a solidão da mulher –  com dores distintas por conta da classe e da cor. Para isso, são ouvidas a psicóloga clínica Adriana Vasconcelos Bernardino; a doutoranda em Comunicação Ana Luiza Figueiredo; a estudante Anna Beatriz Souza e a estudante e mãe Karen Oliveira, que afirma que “quase toda mãe é um pouco mãe solo”.  

*A produção em áudio de Ana Carolina Ferreira é parte da conclusão do curso “#Colabora com Inclusão e Diversidade”, realizado em 2023. É um projeto de episódio piloto do podcast “Mulheridades em Foco”. 

Ana Carolina Ferreira

Estudante de jornalismo na Universidade Federal Fluminense (UFF). Gonçalense, ou papa-goiaba, apaixonada pelas possibilidades de se contar histórias na área da comunicação. Foi estagiária na Assessoria de Comunicação do Ministério Público Federal e da UFF. Amante da sétima arte e crítica amadora do universo geek.

Compartilhe:

Sair da versão mobile