O Prêmio Aplaude 2023, promovido pelo Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial (CBVE), está com inscrições abertas, até sexta-feira, 5 de maio para empresas públicas ou privadas, organizações da sociedade civil e comitês de voluntariado que tenham implementado ações de voluntariado corporativo no último ano. O objetivo da iniciativa, realizada pelo Cieds (Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável), responsável pela gestão do CBVE, é reconhecer ações transformadoras que contribuam para inspirar pessoas e outras organizações.
Leu essa? Desafios das redes sociais aumentam após a pandemia
A seleção acontecerá em 5 etapas: inscrição e envio da documentação; etapa eliminatória; etapa classificatória; divulgação dos finalistas; e anúncio dos vencedores. Os interessados poderão se inscrever em sete categorias da premiação, que contará este ano com o apoio do Instituto Ethos como curador da organização do prêmio. Ao todo, serão 17 finalistas e 7 vencedores e a premiação acontecerá em 31 de agosto.
Gostando do conteúdo? Nossas notícias também podem chegar no seu e-mail.
Veja o que já enviamosDados do último Censo do Voluntariado Corporativo, executado pela CBVE, mostram que 88% das empresas associadas, cujos faturamentos somam mais de 11% do PIB nacional, têm um valor pré-determinado para ações de voluntariado corporativo. O total desse montante é de R$12 milhões. “Desenvolver o Prêmio Aplaude é um caminho fundamental para o fortalecimento da temática porque reconhece o valor de empresas e pessoas que estão fazendo diferença nos territórios, indo além na transformação de vidas e ampliando a confiança no futuro”, comenta Vandré Brilhante, fundador e diretor-presidente do Cieds.
Na categoria #inspira, serão reconhecidas atividades de voluntariado transformador em três áreas: Programa de Voluntariado do Ano, Comitês que Inspiram e Voluntariado nas Organizações da Sociedade Civil. Já a categoria #compartilha irá selecionar ações com potencial de replicação e disseminação do conhecimento. Nesta, serão dois prêmios direcionados a iniciativas em Educação e Diversidade.
A categoria #colabora premiará ações estratégicas que colaborem para a construção de um mundo melhor, dando foco a iniciativas alinhadas aos temas de Sustentabilidade e Legado. O Prêmio Aplaude busca dar visibilidade à atuação de organizações públicas e empresariais, organizações comunitárias e comitês de voluntariado responsáveis por atividades voluntárias que promovam transformações sociais alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, das Nações Unidas.
De acordo com os organizadores, a premiação tem como critérios os pressupostos da Agenda ESG e os Princípios da ONU para Empresas e Direitos Humanos (UNGP), nos âmbitos nacional, regional e local. A avaliação dos participantes e a escolha dos vencedores será feita por um comitê de jurados, entre eles, Vandré Brilhante, do Cieds; Carlos Victal, gerente de Sustentabilidade do IBP; Laurelena Palhano, pesquisadora da COPPE/UFRJ; e Silvia Naccache, coautora do livro “Voluntariado Empresarial – Estratégias para Implantação de Programas Eficientes.”
Na primeira edição do Prêmio Aplaude, realizada em 2022, 113 projetos foram inscritos, envolvendo a colaboração de 70.800 voluntários que arrecadaram 400 mil refeições, totalizando 200 toneladas de alimentos que beneficiaram 2,4 milhões de pessoas. Foram premiados na primeira edição Itaú Social, Norsk Hydro, Fundação Sidertube, Junior Achievement RJ, Bradesco, Sabesp, Braskem e Instituto BRF. O Prêmio Aplaude conta ainda com apoio de organizações brasileiras e internacionais, como CLAVE – Conselho Latino Americano de Voluntariado Empresarial e Voluntare – Rede europeia de Voluntariado.