Se há algo que aprendemos com o passar dos anos é que, das crises — as pessoais e as coletivas — nunca se sai da mesma forma. Podemos ser derrotados ou seguir mais fortes. Na Coca-Cola Company, optamos pela última opção, uma perspectiva que vê em cada tombo uma oportunidade. É com esse espírito que decidimos reestruturar a estratégia da empresa e, ao mesmo tempo, reforçar o nosso propósito por meio de novas propostas. Assim nasceu, no fim de 2020, “Abertos pro melhor”, um movimento de comunicação no qual as ações do primeiro semestre de 2021 da marca Coca-Cola têm se sustentado, um chamado a estarmos abertos a algo diferente.
Inspirado em um poema escrito especialmente para a Coca-Cola e, no Brasil, narrado pelo rapper Djonga, “Abertos pro melhor” nos diz que “o que importa é aproveitar o momento”, e nos convida, entre outras coisas, a tornar “inesquecível um momento do cotidiano”.
E em se tratando de deixar a normalidade para trás, outra proposta que trazemos com a marca Coca-Cola é deixar no passado aquelas coisas que não contribuem para um mundo melhor. Isso não é mais uma opção.
No início de 2018, reafirmamos nosso compromisso por “Um Mundo Sem Resíduos”, uma visão global da companhia pela qual nos propusemos a oferecer produtos em embalagens 100% recicláveis (hoje, muitos de nossos mercados já atingiram essa meta) e a coletar e reaproveitar ou reciclar o equivalente a 100% das embalagens que colocamos no mercado até 2030, além de garantir, até 2025, 50% de material reciclado em nossas garrafas e latas. E continuamos trabalhando para contribuir enquanto companhia com soluções sustentáveis para o uso de embalagens. Temos a responsabilidade de ajudar a resolver o problema em torno das embalagens, assim como todas as empresas.
Este ano, estamos reforçando, a partir da marca Coca-Cola, a nossa aposta nas embalagens retornáveis, pilar fundamental deste grande compromisso rumo ao “Mundo sem Resíduos”. E estamos fazendo isso através de um novo chamado com o qual damos um forte impulso à incorporação de hábitos que possam ter um impacto positivo no meio ambiente.
Por meio de uma nova campanha em diversos países da América Latina, mostramos aquelas “Coisas que devem retornar vs. aquelas que devem ficar no passado” e buscamos inspirar as pessoas a terem orgulho das suas escolhas e a incorporarem a seus hábitos de compra alternativas que contribuam não só para a economia familiar, mas também para a economia circular que estimulamos a partir do nosso propósito.
No ciclo das retornáveis, a pessoa devolve uma embalagem vazia ao ponto de venda para levar uma nova bebida. Uma garrafa PET retornável pode ser reutilizada, em média, 15 vezes, e uma garrafa de vidro retornável 35 vezes. Ao perderem sua vida útil, são recicladas e podem ser utilizadas na fabricação de outros produtos.
Sem dúvida, na Coca-Cola Company acreditamos que juntos podemos construir um mundo melhor. Estando presentes à mesa dos nossos consumidores, os convidamos a desfrutarem de seus entes queridos, transformando cada refeição num momento especial e fazendo isso de forma responsável com o nosso meio ambiente. Esse é o caminho que seguiremos rumo ao novo normal.
*Henrique Braun é presidente da Coca-Cola para América Latina