O apresentador e jornalista Edu Carvalho desembarca de BRT no quinto episódio de “Circulando pelo Rio” para seguir viagem de trem pelos cenários e pela história do Rio de Janeiro. Dom Pedro II era fã de trilhos e inaugurou as primeiras linhas no século 19. Hoje, a Central do Brasil tem oito ramais, que definem a Zona Norte, o subúrbio carioca, e chegam a mais 11 municípios da região metropolitana do Estado do Rio, em 116 estações.
Temporada completa disponível: clique aqui e assista a todos os episódios
Episódio 5: O Rio de Trem
Confira os lugares que fazem parte da roteiro do 5º episódio:
Estação Marechal Hermes: a arquitetura é uma homenagem às estações europeias, e até hoje mantém viva sua origem e seu encanto. Seus tijolos foram trazidos da Inglaterra de navio e a estrutura tem telhas e arcos de ferro franceses e azulejos de origem alemã e belga. Funciona há exatos cem anos.
Gostando do conteúdo? Nossas notícias também podem chegar no seu e-mail.
Veja o que já enviamosMercadão de Madureira: shopping popular com mais de 500 lojas – considerado o maior do Brasil. Começou como feira agrícola em 1914 e desde a década de 50 se estabeleceu como principal polo comercial da Zona Norte da cidade.
Parque Madureira: quadras de vôlei, basquete e futebol, além de fontes, riachos, pista de skate, pomar. Tudo em um espaço arborizado com mais de 3 km de extensão. O parque, que acompanha a linha férrea que corta o bairro, conta ainda com dois espaços culturais: a Arena Carioca e a Praça do Samba.
Central do Brasil: o primeiro trem da história partiu da Central às 10 horas da manhã do dia 29 de março de 1858. A locomotiva “Brazil” levou o Imperador Pedro II até Pouso dos Queimados, atual Queimados, município da Baixada Fluminense. A estação conta com o maior relógio de quatro faces do mundo com 110 metros de altura.
“Circulando pelo Rio”: a websérie
“Circulando pelo Rio” é uma websérie em seis episódios que viaja pelos pontos turísticos e históricos do Rio de Janeiro de transporte público. O jornalista e apresentador Edu Carvalho é quem comanda o tour e faz o convite para você embarcar junto de carona: seja de metrô, ônibus, barca, VLT ou trem. Por trilhos, asfaltos ou até mesmo pela Baía de Guanabara. Além de ser bom para o bolso, faz bem para o meio ambiente. Com um bilhete eletrônico em mãos, são inúmeras as possibilidades de destinos. Clique aqui e assista a todos os episódios.
A websérie “Circulando pelo Rio” tem patrocínio da RioCard Mais e da Prefeitura do Rio de Janeiro/Secretaria de Cultura. A coordenação-geral é da Valquíria Daher e a direção-geral de Yuri Alves Fernandes. Aydano André Motta e Walmor Pamplona são os roteiristas e Oscar Valporto o responsável pela pesquisa. A produção é da Vintepoucos, com Giulia da Graça e Gab Meinberg na direção de fotografia.
Ficha Técnica: Circulando pelo Rio
Coordenação-Geral: Valquíria Daher
Direção-Geral: Yuri Alves Fernandes
Apresentador: Edu Carvalho
Roteiro: Aydano André Motta e Walmor Pamplona
Pesquisa: Oscar Valporto
Produtora: Vintepoucos Produtora de Vídeo
Produção: Giulia da Graça
Assistente de Produção: João Lucas Medeiros
Diretor de Fotografia: Gab Meinberg
Operador de Câmera e Drone: Vinicius Meirelles e Lucas Lussac
Assistente de Câmera: Rai do Vale
Técnico de Som: Felipe Gali e Pedro Morares
Making Of: Guilherme Maia
Montagem e Edição: Giulia da Graça e Rafaela Barreto
Assistente de Edição: Rafaela Barreto
Identidade Visual: Helo Obrecht
Motion: André Helal
Finalização: Gab Meinberg
Assistente de Administração: Bianca Calcagni
Gestão Financeira: Elizabeth Clemente
Mídias Sociais: Allana Gama e Pablo Candeia
Intérprete de libras: Rubem Fernandes
Motorista: Maurício Francisco dos Santos
Realização: #Colabora – Jornalismo Sustentável
Patrocínio: RioCard Mais e Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura.