A viagem da nova websérie do #Colabora segue agora pela Baía de Guanabara. No quarto episódio de “Circulando pelo Rio”, o apresentador Edu Carvalho te leva para explorar a capital do antigo Estado do Rio, Niterói, fundada em 1573. Mas antes, o roteiro começa pela estrela da Orla Conde, no Centro do Rio: a Praça XV. Um lugar que testemunhou a história do Rio, desde os tempos em que a cidade era capital do Império, até virar a metrópole de hoje.
Temporada completa disponível: clique aqui e assista a todos os episódios
Episódio 4: Niterói
Confira os lugares que fazem parte da roteiro do 4º episódio:
Caminho Niemeyer: Niterói é a segunda cidade com mais obras do maior de todos os arquitetos brasileiros, Oscar Niemeyer. Só Brasília tem mais. O Caminho, que se estende pela orla niteroiense até a Zona Sul, abriga o Teatro Popular, o Memorial Roberto Silveira, a Fundação Oscar Niemeyer e a Praça Juscelino Kubitschek.
Gostando do conteúdo? Nossas notícias também podem chegar no seu e-mail.
Veja o que já enviamosMercado São Pedro: no primeiro andar são 39 boxes que vendem 60 toneladas de pescado a cada semana. No segundo, estão os bares e restaurantes que fizeram do mercado um sucesso da cidade.
Ilha da Boa Viagem: local onde fica a igreja de mesmo nome construída em 1734. Está sendo restaurada para ser inaugurada ainda esse ano e virar mais um passeio obrigatório em Niterói. O lugar foi estratégico para as batalhas em torno da Baía de Guanabara, ainda nos tempos da colônia.
MAC: o famoso disco voador é outro emblema de Niterói. O Museu de Arte Contemporânea é uma obra de Oscar Niemeyer que parece flutuar sobre a Baía de Guanabara. Ocupa 2.500 metros quadrados, dominando a vista no Mirante da Boa Viagem. O acervo da instituição tem mais de 1.800 obras, cobrindo uma produção da década de 1950 até os dias atuais.
“Circulando pelo Rio”: a websérie
“Circulando pelo Rio” é uma websérie em seis episódios que viaja pelos pontos turísticos e históricos do Rio de Janeiro de transporte público. O jornalista e apresentador Edu Carvalho é quem comanda o tour e faz o convite para você embarcar junto de carona: seja de metrô, ônibus, barca, VLT ou trem. Por trilhos, asfaltos ou até mesmo pela Baía de Guanabara. Além de ser bom para o bolso, faz bem para o meio ambiente. Com um bilhete eletrônico em mãos, são inúmeras as possibilidades de destinos. Clique aqui e assista a todos os episódios.
A websérie “Circulando pelo Rio” tem patrocínio da RioCard Mais e da Prefeitura do Rio de Janeiro/Secretaria de Cultura. A coordenação-geral é da Valquíria Daher e a direção-geral de Yuri Alves Fernandes. Aydano André Motta e Walmor Pamplona são os roteiristas e Oscar Valporto o responsável pela pesquisa. A produção é da Vintepoucos, com Giulia da Graça e Gab Meinberg na direção de fotografia.
Ficha Técnica: Circulando pelo Rio
Coordenação-Geral: Valquíria Daher
Direção-Geral: Yuri Alves Fernandes
Apresentador: Edu Carvalho
Roteiro: Aydano André Motta e Walmor Pamplona
Pesquisa: Oscar Valporto
Produtora: Vintepoucos Produtora de Vídeo
Produção: Giulia da Graça
Assistente de Produção: João Lucas Medeiros
Diretor de Fotografia: Gab Meinberg
Operador de Câmera e Drone: Vinicius Meirelles e Lucas Lussac
Assistente de Câmera: Rai do Vale
Técnico de Som: Felipe Gali e Pedro Morares
Making Of: Guilherme Maia
Montagem e Edição: Giulia da Graça e Rafaela Barreto
Assistente de Edição: Rafaela Barreto
Identidade Visual: Helo Obrecht
Motion: André Helal
Finalização: Gab Meinberg
Assistente de Administração: Bianca Calcagni
Gestão Financeira: Elizabeth Clemente
Mídias Sociais: Allana Gama e Pablo Candeia
Intérprete de libras: Rubem Fernandes
Motorista: Maurício Francisco dos Santos
Realização: #Colabora – Jornalismo Sustentável
Patrocínio: RioCard Mais e Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura.