É uma realidade incontornável o avanço das tecnologias digitais em todos os terrenos da vida humana. O celular virou praticamente uma extensão das nossas mãos. O mesmo vem ocorrendo no meio rural: um estudo da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) diagnosticou que o setor agrícola passará por uma revolução digital sem precedentes nos próximos anos, que será, ao mesmo tempo, transformadora e disruptiva em todos os elos da cadeia agroalimentar.
É que as big techs estão em alta nas grandes propriedades rurais. Essas empresas estão apostando em plataformas de agricultura digitais conectadas aos serviços de armazenamento de dados em nuvem. A Microsoft se uniu a Azure e juntas criaram a Azure FarmBeat. Em parceria com à Google, a FAO também vem rastreando e fazendo análises aeroespaciais, por meio da tecnologia Earth Map, sobre o clima, meio-ambiente e agricultura.
Por ser líder mundial em exportação de soja, carne bovina e de frango, açúcar, café, celulose e suco de laranja, o agronegócio brasileiro não poderia ficar de fora dessa revolução digital: a agricultura 4.0, traduzida pela hiperconectividade do uso intensivo de tecnologias mais avançadas como blockchain, inteligência artificial e robótica.
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O blockchain, por exemplo, vem sendo utilizado para rastrear as cadeias alimentares, antecipando a detecção de alimentos em más condições ou pragas na agricultura. Sistemas de monitoramento ininterrupto, durante os sete dias da semana, atrelado a sensores, vêm ajudando na tomada de decisões, como tempo de irrigação do solo. Robôs agrícolas, os agribots, estão sendo utilizados em diversos processos na pecuária e na agricultura, apresentando redução dos custos de produção, melhoria da qualidade dos produtos e aproveitamento de insumos como fertilizantes, água e solo.
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Veja o que já enviamos“Não à toa, os discursos dominantes, como o agro é tech, o agro é pop, o agro é tudo, apresentam essas tecnologias digitais como a única e melhor alternativa para que o agronegócio cresça e mantenha sua vantagem competitiva em escala global”, analisa cientista social Joyce Souza, pesquisadora do Laboratório de Tecnologias Livres da Universidade Federal do ABC (UFABC) e autora do capítulo “Quem se beneficia da agricultura 4.0?”, publicado no Atlas dos Agrotóxicos 2023 – Fatos e dados do uso dessas substâncias na agricultura, da Fundação Heinrich Böll.
As empresas do agronegócio, no entanto, têm vantagens competitivas em relação às big techs, por já atuarem nos territórios vendendo sementes, fertilizantes e agrotóxicos. Mas as gigantes da tecnologia estão de olho nas previsões de aumento da população mundial: 9,8 bilhões em 2050 contra 7,6 bilhões em 2018, o que, sem dúvida, aumentará a demanda global por alimentos.
Joyce alerta para os riscos intrínsecos no uso intensifico das tecnologias no agronegócio: “Essas informações, quando bem classificadas, fazem com que as empresas tenham ainda mais poder sobre a atuação delas no território. O mesmo lobby que defende que os agrotóxicos sejam liberados no Brasil é o mesmo que defende o avanço dessas tecnologias”.
Após adquirir a Monsanto, a Bayer se tornou proprietária da ClimateFieldView, que se autointitula a maior plataforma de agricultura digital do Brasil. A Basf desenvolveu a Xarvio Digital Farming Solutions. A Syngenta, após associar-se a Cropio, coleta dados, processa e analisa informações na plataforma CropWise. No site, informa que gerencia mais de 50 milhões de hectares no mundo. Juntas, essas empresas controlam 70% do mercado global de agrotóxicos.
“A qualidade, diversidade e a quantidade de dados coletados precisam aumentar significativamente e de forma ágil, não importando por quem, quando e como os dados coletados serão manuseados”, complementa Joyce, explicando que a agricultura de precisão, como vem sendo chamada, é uma nova realidade que veio para ficar.