Na Itália e na Nicarágua, a força de dois vulcões

Etna tem erupção mais forte em 20 anos e Momotombo fica ativo depois de 110 anos

Por #Colabora | FlorestasODS 14 • Publicada em 5 de dezembro de 2015 - 12:00 • Atualizada em 2 de setembro de 2017 - 15:57

Dois vulcões mostraram sua força esta semana. Um deles foi o Etna, um dos mais ativos da Europa, localizado na Itália. O outro, Momotombo, na Nicarágua, não entrava em erupção há 110 anos. Nenhum dano foi registrado, mas escolas e aeroportos nas redondezas de ambos foram fechados.

Embora bastante ativo, o Etna, na Sicília, registrou ontem as erupções mais fortes das últimas duas décadas, segundo o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV) da Itália. A coluna eruptiva – de magma, cinzas e gás – se estendeu verticalmente por sete quilômetros. A erupção deixou várias vilas cobertas por uma grossa camada de cinzas.

Na Nicarágua, já há algumas semanas a população sentia a terra tremer. As cinzas do vulcão alcançaram um quilômetro de altura. Até 1905, o Momotombo era um dos vulcões mais ativos da Nicarágua: 10 erupções registadas entre 1849 e 1905, 16 erupções desde 1524. Em 1605, uma grande erupção destruiu a então capital da região, Leon Viejo. Neste momento, entretanto, a população não corre risco e as escolas fecharam apenas por precaução. Os vídeos foram produzidos por EtnaMiky e Will Titter para o YouTube e checados pelo YouTube Newswire.

https://www.youtube.com/watch?v=RH1c9Fu82nQ

 

 

#Colabora

Texto produzido pelos jornalistas da redação do #Colabora, um portal de notícias independente que aposta numa visão de sustentabilidade muito além do meio ambiente.

Newsletter do #Colabora

Um jeito diferente de ver e analisar as notícias da semana, além dos conteúdos dos colunistas e reportagens especiais. A gente vai até você. De graça, no seu e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Sair da versão mobile