Vídeo: Ricardo Dutra / AFPTV

10 desastres causados pelas crises climáticas em 2021

Enchentes na Bahia e gafanhotos na África fazem parte da lista que inclui seca no Sudeste do Brasil, calor de 50 graus no Canadá e inundações na Europa. Confira. 

Vídeo: Raphael Ambasu / AFPTV

1. Enchentes na Bahia

O ano terminou com o país assustado com as enchentes no sul da Bahia. Temporais foram provocados por três fatores: a Zona de Convergência do Atlântico Sul; o fenômeno La Niña e a formação de depressão subtropical.

Vídeo: Ricardo Dutra / AFPTV

A depressão subtropical é um evento marcado pela formação de nuvens, ventos, tempestades e agitação marítima – no Atlântico Sul, provocada por um aquecimento das águas, ligada à crise climática. 

Foto: Manu Dias

2. Seca no Sudeste e Centro-Oeste

A crise hídrica brasileira provocou racionamento de água em cidades de SP e MS. Especialistas dizem que a estiagem recorde em 91 anos está relacionada ao desmatamento da Amazônia e à crise climática.

Foto: Nilton Rolim

3. Tempestade de neve no Texas

 No estado americano do Texas, nevascas nunca vistas em 50 anos deixaram mais de 200 mortos e congelaram a rede elétrica.

Foto: Paulo Basso Jr.

4. 50 graus no Canadá

A cidade de Lytton, no oeste canadense, registrou 49,6º C – recorde no país e a 1ª vez que um calor acima de 49º C foi registrado desde 1937.

Foto: AFP

5. Enchentes na Europa Central

Chegou a 240 o número de mortos nos cinco países – Alemanha, Bélgica, Holanda, França e Luxemburgo – atingidos em junho pelas enchentes provocadas por temporais.

Foto: AFP

6. Furacão Ida

Dos furacões e tempestades tropicais no Atlântico Norte, o mais impressionante para os meteorologistas foi o Ida que, em menos de dois dias, passou de nível 2 para nível 4 sobre a Louisiana. 

Foto: AFP

7. Chuvas na China

Mais de 300 pessoas morreram nas enchentes da província de Henan, atingida pelas mais intensas tempestades em um milênio. Meteorologistas explicaram o evento extremo como reflexo da crise climática. 

Foto: AFP

8. Enchente no Sudão do Sul

No país já devastado pela guerra, inundações obrigaram mais de 800 mil pessoas a deixarem suas casas. As enchentes provocaram pelo menos 80 mortes no país.

Foto: Christian Jepsen

9. Gafanhotos na África

Pelo 2º ano consecutivo, países da África Oriental enfrentam uma praga de gafanhotos, consequência da seca extrema provocada pela crise climática.

Vídeo: Raphael Ambasu / AFPTV

10. Tornados nos EUA

Em dezembro, 41 tornados atingiram o sudeste dos EUA em apenas 24 horas. Especialista Deanne Crisswell destacou: “Os efeitos que estamos vendo com as mudanças climáticas são a crise da nossa geração”.

Foto: AFP

Mais sobre crise climática? Clique e confira

COMO EXPLICAR TEMPESTADES DE AREIA?

QUEM SÃO OS REFUGIADOS AMBIENTAIS?

Reportagem: Oscar Valporto
WebStory: Yuri Fernandes e
Guilherme Leopoldo

Foto: WFP/IMDC