CONSTRUÇÃO MODULAR

*a equipe viajou a convite da F2 Incorporadora

Texto: Yuri Fernandes
Fotos e vídeos: Guilherme Leopoldo

POR DENTRO DE UMA

A equipe do #Colabora foi até a praia do Cassange, no município de Maraú, na Bahia, para conhecer o empreendimento que vem sendo apontado como o maior da América Latina em construção modular, considerada mais sustentável. 

CASAS MONTADAS
COMO LEGO?

Consiste na fabricação das unidades  em um ambiente fabril, podendo ser feitas em aço e light steel frame.

MAS QUE TIPO DE CONSTRUÇÃO É ESSA?

- Diminuir custos, desperdícios e tempo de execução.

- Possibilitar maior integração com fontes de energia limpa.

- Gerar menos entulho.

- Utilizar menos água para sua formulação. 

CONSIDERADA MAIS SUSTENTÁVEL POR:

Em meio ao refúgio rodeado de piscinas naturais e praias desertas, a Península de Maraú, na Costa do Dendê, vê nascer em seu cobiçado território o maior projeto do tipo. 

PARAÍSO

O Alma Maraú ocupa um terreno de 40 mil m², sendo 370 metros de frente para o mar. É um condomínio de alto padrão composto por 46 unidades, entre casas e apartamentos. Apenas três estão disponíveis para venda, a partir de R$ 1,5 milhão cada. 

ALMA MARAÚ

Mas é possível de fato construir um grande empreendimento em um paraíso preservando o meio ambiente com o mínimo de impacto possível?

Para François Rahme, idealizador do residencial, a resposta é positiva. Segundo ele, trata-se de um projeto inovador que prioriza a preservação ambiental em todos os aspectos, a começar pela escolha do modo de construção.

As casas são fabricadas em Mirassol, interior de São Paulo, em um processo que dura cerca de 4 meses. Depois, são transportadas por carretas por 2 mil km, durante 4 dias.

COMO FUNCIONA?

Cada unidade já chega ao terreno praticamente pronta (cerca de 80%), com toda a parte elétrica, hidráulica, porcelanatos, metais e bancadas. Para se ter uma ideia da agilidade, 20 casas foram instaladas em 14 dias

FEITO HISTÓRICO

Vídeo: Alma Maraú

Segundo François, a técnica reduz em 90% os entulhos e resíduos que seriam gerados por uma construção de alvenaria comum.

Os módulos são içados por um guindaste de 240 toneladas por cima das árvores e fixados nas estruturas de fundação previamente construídas na areia. “São montados como lego”, ele explica.

A região de Maraú é protegida pela APA (Área de Proteção Ambiental). Para preservar a biodiversidade da área, um viveiro foi construído no terreno para receber as 31 espécies retiradas durante a construção. 

PROTEÇÃO DA FLORA

Todas elas, cerca de 6,5 mil mudas, serão replantadas logo após conclusão e passarão a fazer parte do paisagismo local. 

O sistema implementado é o biodigestor, que é autossustentável, ou seja, 100% do esgoto gerado é tratado pelo próprio condomínio, que faz a compostagem e reaproveita para irrigação do terreno.

ESGOTO

É uma técnica indicada para regiões que não têm um serviço de saneamento básico, como é o caso de comunidades ao redor do condomínio. 

Por lá, na Península, vivem famílias dedicadas à pesca e ao turismo. François afirma que a responsabilidade social também faz parte do projeto, que pretende gerar mais de 500 vagas de emprego para moradores após conclusão. 

COMUNIDADE LOCAL

Acredita-se que o mercado de construção civil por meio de módulos cresça mais de US$ 50 bilhões até 2025. A previsão de entrega do Alma Maraú, construído pela F2 Incorporadora em parceria com a Pentagna Incorporadora, é dezembro de 2022

FUTURO

Embora distante da realidade da maioria dos brasileiros, a construção modular não deixa de ser um caso promissor, por justamente mostrar que é possível aliar alta tecnologia e práticas sociais com respeito ao meio ambiente

As cidades mais sustentáveis 
do Brasil

Leia Também: