Conheça quatro das mais de 220 mil histórias de brasileiros que vivem em situação de rua.
No Brasil, são mais de 220 mil pessoas em situação de rua, de acordo com estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O número cresceu 140% entre 2012 e março de 2020.
É mais do que o número de habitantes de municípios como Criciúma (SC), Angra dos Reis (RJ) e Lauro de Freitas (BA). No Rio de Janeiro, a população em condição de rua é de cerca de sete mil.
Para transformar dados em nomes e histórias, o #Colabora lançou a série Vozes das Ruas. As gravações foram feitas durante as rondas do Projeto Ruas, que presta apoio a pessoas sem moradia no Rio.
Na rua desde pequena, com um filho, e vivendo um amor com outra mulher em um ambiente violento e machista. Fugiu para rua como tentativa de sobreviver ao que acontecia na sua própria casa.
Ela foi estuprada pelo padrasto aos 10. Ele foi para rua após perder a mãe. Se encontram no Rio e o romance inicia quando Leandro incentiva Priscila a parar de usar drogas.
Em situação de rua há pelo menos cinco anos, após ter sido abandonada pela família. Em 2019, perdeu a visão por conta de uma bactéria na retina. Desde então, sua vida mudou completamente.
Jovem ilustradora que morava em um depósito de praia, mas chegou a dormir na rua quando era criança em 2018. Mesmo sendo uma ótima artista, vivia em situação precária de moradia.
Não tivemos mais informações de Milena, Leandro e Priscila. Lorena morreu no início do ano após um atropelamento. Bibi fez uma cirurgia nos olhos e teve uma boa recuperação. Mas voltou para a rua.