VOZES
DAS RUAS

Conheça quatro das mais de 220 mil histórias de brasileiros que vivem em situação de rua. 

Ligue o som 

No Brasil, são mais de 220 mil pessoas em situação de rua, de acordo com estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O número cresceu 140% entre 2012 e março de 2020.

É mais do que o número de habitantes de municípios como Criciúma (SC), Angra dos Reis (RJ) e Lauro de Freitas (BA). No Rio de Janeiro, a população em condição de rua é de cerca de sete mil.

Para transformar dados em nomes e histórias, o #Colabora lançou a série Vozes das Ruas. As gravações foram feitas durante as rondas do Projeto Ruas, que presta apoio a pessoas sem moradia no Rio.

Na rua desde pequena, com um filho, e vivendo um amor com outra mulher em um ambiente violento e machista. Fugiu para rua como tentativa de sobreviver ao que acontecia na sua própria casa.

Milena

Milena

Ela foi estuprada pelo padrasto aos 10. Ele foi para rua após perder a mãe. Se encontram no Rio e o romance inicia quando Leandro incentiva Priscila a parar de usar drogas.

Priscila e Leandro

Priscila e Leandro

Em situação de rua há pelo menos cinco anos, após ter sido abandonada pela família. Em 2019, perdeu a visão por conta de uma bactéria na retina. Desde então, sua vida mudou completamente.

Bibi

Bibi

Jovem ilustradora que morava em um depósito de praia, mas chegou a dormir na rua quando era criança em 2018. Mesmo sendo uma ótima artista, vivia em situação precária de moradia.

Lorena

Lorena

Não tivemos mais informações de Milena, Leandro e Priscila. Lorena morreu no início do ano após um atropelamento. Bibi fez uma cirurgia nos olhos e teve uma boa recuperação. Mas voltou para a rua.

Assista aos depoimentos na íntegra

CLIQUE AQUI

Imagens: Luiza Trindade
Edição: David de la Cadena 
Webstories: Guilherme Leopoldo 
Supervisão: Yuri Fernandes

As gravações aconteceram antes da pandemia