CORCOVADO MUITO ALÉM DO REDENTOR

Montanha já atraía cariocas e visitantes antes mesmo da inauguração da estátua do Cristo há 90 anos.

Foto: Custodio Coimbra

O monumento ao Cristo completou 90 anos em 2021, mas, muito antes, indígenas e os primeiros colonizadores já subiam ao Redentor atraídos pela vista da baía e da lagoa.

Em 1824, o imperador Pedro I comandou a primeira expedição oficial ao alto do Redentor para instalar um posto telegráfico, mas a paisagem inspirou a construção também de um mirante.

O pintor francês Jean-Baptiste Debret acompanhou a expedição de Dom Pedro e, com suas telas, ajudou a popularizar a paisagem vista do Corcovado.

Em 1884, 47 anos antes do monumento ao Cristo, foi inaugurada a Estrada de Ferro do Corcovado, a primeira ferrovia turística do país, com o apoio e a presença de Dom Pedro II.

Foto: Divulgação

Primeiro a vapor e depois elétrico, o Trem do Corcovado tornou a visita ao alto da montanha um passeio turístico obrigatório para moradores e visitantes do Rio de Janeiro.

Foto: Divulgação

Depois da linha férrea, o imperador Pedro II mandou construir um novo mirante, encomendado a uma fundição belga, que ficou conhecido como Chapéu do Sol.

Foto: Jorge Kfuri/DPHDM

Clique e saiba mais!

O arcebispo do Rio, Dom Sebastião Leme, lançou uma campanha de arrecadação de fundos entre os católicos para construir a estátua do Cristo Redentor no alto do Corcovado.

Foto: S.M.Holland/IMS

Foto: Arquivo Geral da Cidade do RJ

A campanha para a obra provocou as primeiras tretas em torno do Cristo. Igrejas protestantes classificaram de “infeliz ideia” para engrandecer o “paganismo”.

Foto: Arquivo Geral da Cidade do RJ

O monumento, criado pelo escultor francês Paul Landowski, com base nas ideias do engenheiro carioca Heitor da Silva Costa, levou cinco anos para ficar pronto.

Foto: Biblioteca Nacional

A inauguração da obra, no Dia de Nossa Aparecida (12/10/1931), teve neblina, chuva fina, e a presença do presidente Getúlio Vargas.

A estátua do Cristo é feita de concreto armado e pedra sabão (material resistente a sol e chuva), pesa 1.145 toneladas e tem 30 metros de altura – 38m com o pedestal.

Ela se tornou monumento-símbolo do Rio e do país no exterior e recebe mais de dois milhões de turistas por ano.

Em 2007, numa eleição global que contou com mais de 100 milhões de votos pela internet, o Cristo foi eleito uma das sete novas maravilhas do mundo.

Foto: Custódio Coimbra

Considerada a maior estátua em art-decó (movimento artístico do começo do século passado) do mundo, o Cristo Redentor foi tombado pelo Iphan em 2008.

Ele chegou aos 90 anos em meio a uma briga – inclusive na Justiça – entre a Arquidiocese do Rio, que cuida do monumento, e o ICMBio, responsável pela Floresta da Tijuca.

Foto: Custodio Coimbra

Todos os dias, deslumbramento e fé se misturam aos pés do Cristo: casais namoram, fiéis rezam e turistas se encantam com a paisagem do Rio de Janeiro.

Foto: Custodio Coimbra

Somos um site de jornalismo independente que acredita numa visão de sustentabilidade muito além do meio ambiente.

Ainda não conhece o #Colabora?

Acesse!

Texto: Oscar Valporto
Vídeos: Renee Rocha