11 FILMES

SOBRE ATIVISTAS TRANS QUE VOCÊ PRECISA CONHECER

por Bruna Benevides 

Há poucos registros sobre as pessoas trans que fizeram e fazem parte da história do Brasil. Afim de manter nossa memória viva, segue uma lista de 11 filmes biográficos que colaboram com essa luta.

Dores de Amor (1987)

Documentário com depoimentos de travestis lendárias como Condessa Mônica, Andréa de Maio e Claudia Wonder, que enfrentaram toda a hipocrisia da sociedade nas décadas de 70, 80 e 90.

Meu amigo Claudia(2009)

A trajetória da travesti Claudia Wonder, que marcou a cena cultural paulistana dos anos 80. Ícone da cena underground, começou sua carreira artística fazendo shows em boates.

Janaína Dutra - uma dama de ferro (2011)

A história de vida e luta política de Janaína Dutra, a 1ª advogada trans do Brasil. Traz momentos da vida de alguém que mobilizou a resistência e luta das travestis pelos direitos humanos.

Kátia (2013)

A história da 1ª travesti eleita para um cargo político no Brasil em 1992. Além de mostrar como nasceu Kátia Tapety, o filme nos apresenta a trajetória política da piauiense.

Meu nome é Jacque (2016)

Filme sobre Jaqueline Rocha Côrtes, mulher trans, que vive com HIV há mais de 20 anos. As lutas e conquistas dela que já foi representante do governo brasileiro e na ONU.

Laerte-se (2017)

O primeiro documentário original produzido pela Netflix no Brasil retrata a trajetória da cartunista e chargista brasileira considerada uma das mais proeminentes do gênero no país. 

Luana Muniz - Filha da Lua (2017)

A rotina dividida entre a prostituição, militância e shows. Depois de participar de uma reportagem, Luana ficou conhecida em todo o Brasil como a “Rainha da Lapa”.

Um atentado violento ao pudor (2018)

As conexões entre a vida de Keila Simpson e o movimento social das travestis. Conta com diversos nomes importantes do movimento trans. Dirigido por Keila e por Gilson Goulart.

Bixa Travesty (2018)

O corpo político de Linn da Quebrada é a força desse documentário que captura a sua esfera pública e privada, marcadas  por sua luta pela desconstrução de estereótipos.

Indianara (2019)

Revolucionária por natureza, Indianare Siqueira lidera grupo de pessoas LGBTI+, especialmente pessoas trans, que lutam pela própria sobrevivência em um lugar tomado por preconceito. 

Maria é uma militar trans, pioneira na história das forças armadas brasileiras. Após 22 anos, foi aposentada por invalidez. O filme mostra as investigações sobre o afastamento e a sua trajetória.

Maria Luiza (2019)

E aqui para conhecer mais sobre Linn da Quebrada

CLIQUE AQUI PARA LER O TEXTO NA ÍNTEGRA

Texto: Bruna Benevides
Webstory: Guilherme Leopoldo